Oriente Médio

O Oriente Médio, conhecido também de Ásia Ocidental, é uma porção do continente asiático que ocupa uma área de 7.200.000 km2. Foi justamente nesse subcontinente que emergiu as civilizações precursoras da humanidade, mais precisamente no território onde se encontra hoje o Iraque, antes chamado de Mesopotâmia, lugar onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro (há cerca de 5 mil anos). O Oriente Médio é composto por 15 países, são eles: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Somando as populações dos respectivos países citados o total são 260 milhões de habitantes.

Essa porção da Ásia é o berço das três maiores religiões monoteístas do mundo, nesta região surgiram o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. O islã ou islamismo é a religião que predomina na maioria dos países do Oriente Médio.

O Oriente Médio atrai os olhos do mundo por dois motivos principais: por ser uma área de instabilidade política e à imensa riqueza que se está abrigada em seu subsolo: o petróleo, elemento que aguça o interesse das grandes nações européias, além dos Estados Unidos e Japão. A maior reserva de petróleo do mundo está nessa região da Ásia, por isso as grandes nações mundiais frequentemente interferem no cenário geopolítico do Oriente Médio.

A luta pelo petróleo, e em alguns casos também pela água, provoca uma série de divergências políticas entre os países do Oriente Médio, tornando assim uma área de foco de conflito armado quase que permanente.

O Oriente Médio se encontra geograficamente localizado e delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul; e Vermelho e Mediterrâneo a oeste. O litoral da Ásia Ocidental é constituído pela Península Arábica e Península da Ásia Menor.

A parte do Oriente Médio onde compreende a Península Arábica é limitada geograficamente pelo Golfo Pérsico, a leste e Mar Vermelho, a oeste. É bom ressaltar que não é fácil definir precisamente quais países pertencem integralmente ao Oriente Médio, uma vez que muitos territórios abrangem dois continentes simultaneamente, como por exemplo, a Turquia que está na Europa e na Ásia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Vestimentas típicas de países do Oriente Médio
Vestimentas típicas de países do Oriente Médio
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
Mônaco: o segundo menor país do planeta
Miniestados europeus
Características dos menores países do continente europeu.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
A bandeira da Turquia foi criada com o fim do Império Otomano e apresenta elementos da cultura Islâmica
Turquia
Saiba mais sobre a Turquia, um país localizado na fronteira da Europa e da Ásia!
O Catar é um país árabe localizado na Ásia Ocidental.
Catar
Descubra mais a respeito do Catar, país do Oriente Médio, localizado na península arábica. Saiba também sua história, dados sobre a economia e diversas curiosidades.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
A parte com destaque verde representa a África Subsaariana.
Produção agropecuária na África Subsaariana
A configuração das atividades agrícolas na porção meridional da Africana.
Mapa da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.