Whatsapp icon Whatsapp

Gás natural

Gás natural é um combustível fóssil e não renovável formado em regiões profundas do continente e do oceano. Ele é utilizado em diversos setores da sociedade.
Vista aproximada de uma chama de fogão acesa.
O gás natural possui inúmeras aplicações em diversos setores da sociedade, sendo utilizado, por exemplo, no gás de cozinha.

O gás natural é uma fonte não renovável de energia proveniente da acúmulo de matéria orgânica, que, mediante determinadas condições de temperatura e pressão, formou, ao longo dos anos, as reservas desse combustível fóssil. Ele é encontrado em grandes profundidades, logo, torna-se necessário o uso de tecnologias diversas para a sua exploração. Essa fonte de energia possui aplicações em diversos campos da sociedade, como em indústrias, residências e veículos automotores.

Leia também: Biomassa — uma fonte de energia renovável que utiliza meios orgânicos

Resumo sobre gás natural

  • É um combustível fóssil formado pela deposição de matéria orgânica em grandes profundidades.

  • Sua obtenção ocorre por meio da perfuração de campos de exploração em plataformas continentais e oceânicas.

  • É utilizado como combustível em veículos, além de ser uma importante fonte de energia de residências e indústrias.

  • Possui um menor índice de poluição atmosférica quando comparado com outras fontes de energia, como o petróleo, porém é bastante tóxico e oferece grandes riscos de acidentes.

  • O Brasil possui reservas consideráveis dele, mas essa fonte de energia é ainda utilizada de forma restrita.

  • Os Estados Unidos é o seu maior produtor no mundo.

O que é gás natural?

O gás natural é um composto químico formado por hidrocarbonetos leves e utilizado como fonte de energia. Ele é considerado uma fonte energética fóssil e não renovável, porém menos poluente do que outras fontes de mesma origem, como o petróleo. O gás natural é fruto de depósitos de matéria orgânica, que, mediante determinadas condições de temperatura e pressão, formaram reservas desse combustível ao longo do tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características do gás natural?

As características do gás natural são fruto do tempo de deposição desse combustível fóssil assim como do seu processo de formação, notadamente atrelado ao petróleo. Ele é formado por meio de uma mistura de diversos gases hidrocarbonetos, com destaque para o metano, o butano, o propano, o etano e o azoto.

Após a extração, o gás natural bruto passa por um processo de beneficiamento, no qual ele passa a apresentar predominantemente o gás metano. Então é adicionado ao gás natural industrializado um odor específico, a fim de possibilitar a sua identificação em casos de vazamentos. Esse gás é altamente inflamável.

Como o gás natural é obtido?

A obtenção do gás natural ocorre por meio da perfuração de poços, tanto no subsolo continental quanto no marítimo, uma vez que esse combustível é formado em rochas muito profundas por meio da deposição de matéria orgânica. Pela perfuração, o gás é coletado e enviado para as chamadas estações coletoras, nos campos de exploração, que destinam o gás, muitas vezes canalizado, para os mercados consumidores, sendo transportado principalmente por meio de gasodutos. O gás natural pode passar ainda por um tratamento, para limpá-lo de impurezas ou, ainda, para produção de subprodutos diversos.

Aplicações do gás natural

O gás natural é empregado especialmente como fonte de energia, principalmente em indústrias, mas também nos setores de comércio, serviços e nas residências. Ele também é uma fonte de combustível importante para os veículos automotores. Há ainda a sua utilização para a produção de outros combustíveis e bens diversos, especialmente nas indústrias químicas e petroquímicas.

Vantagens e desvantagens do gás natural

Depósitos de gás natural.
A exploração de gás natural é uma atividade econômica importante para vários países.

A principal vantagem do gás natural, enquanto fonte de energia, é o seu menor impacto ambiental, especialmente quando comparado aos outros combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. O gás natural gera menor poluição atmosférica e possui grande rendimento térmico. Ele é considerado ainda uma fonte de energia de ótimo custo-benefício, especialmente em comparação ao petróleo e derivados.

No entanto, também apresenta desvantagens. Essa fonte de energia não está imune aos impactos ambientais, tendo um papel importante na acentuação do efeito estufa. O gás natural é considerado um combustível de alto risco, especialmente quando utilizado em ambientes fechados, como em cozinhas e banheiros de residências. Ele também tem um elevado grau de toxicidade, que pode levar à morte por meio da sua acentuada inalação.

Saiba mais: Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear

Gás natural no Brasil

O Brasil possui uma indústria de gás natural em ascensão, especialmente por meio de novas descobertas de reservas desse combustível no litoral brasileiro, por meio de programas de pesquisa e exploração de novos campos produtores. Contudo, tal fonte ainda não é uma das protagonistas no cenário energético brasileiro, mesmo com políticas governamentais de incentivo ao uso dela, especialmente em veículos automotores.

No Brasil, destaca-se ainda o uso de gás natural de forma restrita em plantas industriais, comércios diversos e residências. Os dois principais gasodutos aqui são o Urucu-Coari-Manaus e o Brasil-Bolívia.

Quais são os 5 maiores produtores de gás natural do mundo?

A produção de gás natural é bastante concentrada em determinados países do globo, que detêm a primazia das técnicas de exploração assim como os maiores campos de exploração, tornando-os altamente competitivos no mercado mundial dessa fonte de energia. Em 2020, os 5 principais países produtores de gás natural foram: Estados Unidos, Rússia, Irã, China e Catar.

Exercícios resolvidos sobre gás natural

Questão 1

(UEMG 2019) Mais da metade da matriz energética mundial é composta por duas fontes energéticas não renováveis: o petróleo e o gás natural. Essa predominância de fontes não renováveis na geração de energia no mundo possibilita um maior poder econômico e político às

A) decisões internacionais, como as do Protocolo de Kyoto.

B) empresas e aos países importadores desses produtos.

C) empresas e aos países produtores desses produtos.

D) organizações não governamentais ambientalistas.

Resolução:

Alternativa C

A detenção de combustíveis fósseis, como o gás natural, gera aos países produtores um grande poderio econômico e político. Esse poder está atrelado especialmente aos países exportadores desses combustíveis assim como às empresas que os produzem.

Questão 2

(UEMG 2019) A economia brasileira poderá perder até R$ 3,6 trilhões nos próximos 40 anos em decorrência das mudanças climáticas, indica um estudo realizado por pesquisadores das principais instituições públicas e privadas do país. No setor de energia, seria necessário instalar capacidade extra de geração, “de preferência, com geração por gás natural, bagaço de cana e energia eólica”.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/11/25/jhtm. Acesso: 04/03/2010.

A geração de energia por meio do gás natural, bagaço de cana e energia eólica é preferível, porque essas fontes de energia

A) podem ser importadas dos países do Mercosul.

B) reduzem a emissão de gases-estufa na atmosfera.

C) representam a geração de empregos para os brasileiros.

D) são mais baratas que outras fontes, como o petróleo.

Resolução:

Alternativa B

O gás natural, mesmo sendo um combustível fóssil, possui um menor índice de emissão de poluentes quando comparado às fontes tradicionais de energia, como o petróleo. Assim, ele gera menores emissões de gases poluentes na atmosfera.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aquecimento global
Saiba quais são as principais características do aquecimento global. Veja detalhes sobre as causas e as consequências desse fenômeno que gera mudanças climáticas.
Carvão Mineral
Carvão Mineral, a utilização do carvão mineral como fonte de energia, como obtido o Carvão Mineral, a composição do Carvão Mineral.
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
Fontes de energia não renováveis
Clique aqui, saiba quais são as principais fontes de energia não renováveis e conheça suas principais vantagens e desvantagens.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
Petrobras
Saiba mais sobre a história da Petrobras. Conheça o contexto da sua fundação e da sua relação com o governo e entenda a importância da empresa para o Brasil.
Pré-sal no Brasil
Conheça um pouco mais sobre o pré-sal descoberto no Brasil, que possibilitou que o país despontasse entre os principais exportadores de petróleo do mundo. Essa reserva de petróleo encontra-se sob uma espessa camada de sal em solo profundo, e sua extração demanda uso de tecnologias avançadas.
Recursos naturais
Entenda o que são os recursos naturais, quais são os seus tipos e as suas diferentes importâncias para a sociedade.
Usina termelétrica
Funcionamento das usinas termelétricas, vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.