Gás natural

O gás natural é um combustível de origem fóssil, explorado economicamente para uso industrial e doméstico.
Plataforma de extração de petróleo e gás natural
Plataforma de extração de petróleo e gás natural

O gás natural é um composto de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano e butano e outros gases) oriundo da degradação de matéria orgânica. Considerado um combustível fóssil, ele não é um recurso renovável. Geralmente extraído em rochas porosas profundas, submetido a condições de temperatura e pressão específicas, apresenta-se no estado gasoso e pode ser encontrado associado (junto ao petróleo) ou não associado (encontrado isoladamente ou junto a pequenas quantidades de petróleo).

Para ser comercializado, o gás passa pelas seguintes fases:

  • Exploração ou prospecção de jazidas e perfuração de poços;

  • Produção, onde ocorre a separação do gás de outras partículas e sua descontaminação;

  • Processamento, na qual o gás será fracionado, gerando os subprodutos que serão comercializados.

Utilização

O gás natural é um combustível bastante versátil e seu consumo é predominante na área de transportes, através do uso em veículos, substituindo o petróleo e o diesel pelo gás natural veicular (GNV), que é um subproduto do gás natural. Nas indústrias, é utilizado como fonte de geração de energia e matéria-prima necessária à indústria gasoquímica, para produção de outros compostos como metano e ureia. E nas residências através do uso do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como “gás de cozinha”.

Vantagens X Desvantagens

A utilização do gás natural vem se expandido ao acompanhar a tendência mundial de busca por fontes de energia mais eficientes e limpas. Dentre os vários aspectos do uso desse combustível, podemos citar:

1. Aspectos ambientais

Vantagens: por realizar combustão completa, o gás natural gera menores emissões de gases de efeito estufa em relação ao petróleo e carvão mineral, apresenta reduzido risco de acidentes, visto que possui densidade menor que a do ar, facilitando a sua dispersão na atmosfera em caso de vazamentos.
Desvantagens: embora os gases emitidos sejam em menor quantidade, esses gases contribuem para o aumento do efeito estufa; em locais de baixa concentração de oxigênio, se entrar em combustão, pode gerar monóxido de carbono (tóxico).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Aspectos econômicos

Vantagens: sua queima gera grande quantidade de energia, diminui gastos com sistemas antipoluentes, proporciona maior durabilidade aos equipamentos em que é utilizado, requer baixo investimento em armazenamento, pois não necessita de estocagem.
Desvantagens: requer infraestrutura cara para sua produção, instabilidade dos preços no mercado.

3. Aspectos logísticos

Vantagens: seu fornecimento é contínuo através de gasodutos (redes de tubos), que ligam o produtor diretamente ao consumidor.
Desvantagens: concentração geográfica de suas jazidas.

Matriz Energética

Gráfico de participação do gás natural na matriz energética
Gráfico de participação do gás natural na matriz energética

O conjunto de fontes de energia que sustenta o desenvolvimento das atividades econômicas de um país ou região é denominado Matriz Energética. A porcentagem de utilização de gás natural na matriz energética mundial é de cerca de 24%, segundo pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE) de 2013. Já no Brasil, o gás natural representa 20,5% da matriz energética brasileira, especialmente após a descoberta do pré-sal, camada ultramarina de exploração de gás e petróleo e a plena implantação do gasoduto Brasil-Bolívia (GASBOL) em 2010 e do gasoduto Urucu- Coari – Manaus (2009), que liga as reservas de gás de Urucu às usinas termelétricas no estado do Amazonas. Toda essa rede de gasoduto é administrada pela Transpetro, subsidiária da Petrobrás. Atualmente esses números vêm crescendo ano a ano, em razão das vantagens já citadas da produção de gás natural.

Publicado por Sabrina Carrijo Pessoa

Artigos Relacionados

O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Energia Eólica
A fonte de energia mais limpa encontrada no planeta
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Petrobras
Saiba mais sobre a história da Petrobras. Conheça o contexto da sua fundação e da sua relação com o governo e entenda a importância da empresa para o Brasil.
A exploração da madeira é um exemplo da utilização dos recursos naturais
Recursos naturais
Entenda o que são os recursos naturais, quais são os seus tipos e as suas diferentes importâncias para a sociedade.
TermoRio: termelétrica movida a gás natural.
Usina termelétrica
Funcionamento das usinas termelétricas, vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.
video icon
História
Leis abolicionistas
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais leis abolicionistas do Brasil, isto é, a legislação que promoveu a emancipação dos escravos de maneira gradual antes da efetivação da abolição em si, em 13 de maio de 1888.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?