Whatsapp icon Whatsapp

Bandeira do México

A bandeira do México é o símbolo máximo da nação mexicana. Ela é caracterizada pela presença de três faixas e também pelo desenho de uma águia e uma serpente.
Bandeira do México.
A bandeira do México é formada por listras verde, branca e vermelha.

A bandeira do México é o símbolo máximo dessa nação norte-americana. Ela tem como significado principal a luta do povo mexicano pela sua independência em relação à Espanha. Foi adotada oficialmente em 16 de setembro de 1968, e suas cores remetem à luta, à esperança e à unidade dos mexicanos.

Leia também: Bandeira dos Estados Unidos — o símbolo máximo dos estadunidenses

Resumo sobre a bandeira do México

  • A bandeira do México representa a luta do povo mexicano pela independência do seu território.

  • As cores da bandeira do México representam aspectos como a luta, a unidade e a esperança do povo mexicano.

  • O escudo da bandeira do México, formado por uma águia e uma serpente, remete à luta do povo mexicano pela posse do seu território.

  • A criação da bandeira do México ocorreu no contexto histórico da independência desse país frente à Espanha.

  • O México é uma nação emergente e industrializada que possui grande destaque em termos geopolíticos regionais.

Qual o significado da bandeira do México?

A bandeira o México é formada por um fundo com três listras coloridas, sendo uma verde, uma branca e uma vermelha, além de um escudo, composto pelo desenho de uma águia e uma serpente. O significado da bandeira do México remete a elementos tradicionais do país, como a águia e a serpente, além dos cactos, assim como a luta do povo mexicano pelo seu território, evidenciada justamente pela batalha entre a águia e a serpente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado das cores da bandeira do México

Assim como ocorre com outras bandeiras nacionais, há diversas interpretações para as cores presentes na bandeira mexicana, conforme as tradições do país. No caso da bandeira mexicana, foi adotada a seguinte significação:

  • Faixa verde: representa a esperança.

  • Faixa branca: indica a unidade do povo mexicano.

  • Faixa vermelha: representa o sangue derramado nos conflitos de independência do país.

Vista da bandeira do México hasteada próximo à Catedral da Cidade do México.
A bandeira do México é utilizada em diversos prédios públicos e privados do país, como na Catedral da Cidade do México.

Significado do escudo da bandeira do México

O escudo da bandeira do México, formado basicamente pelo desenho de uma águia e uma serpente rodeadas por cactos, indica a luta do povo mexicano pela posse do seu território. Evidenciado no escudo, o embate entre a águia e a serpente indica a recorrência dos conflitos para a fundação da nação mexicana.

Qual a história da bandeira do México?

A história da origem da bandeira do México está atrelada ao processo de independência do país da Espanha. As cores da bandeira são originárias do grupo local chamado de Exército das Três Garantias, que lutava contra a Espanha pela independência do México. Logo, após a independência mexicana, a referida bandeira passou a ser largamente utilizada, sendo oficializada pelo México em 1968.

Veja também: Bandeira da Inglaterra — uma bandeira de história secular

Principais características do México

O México é um país localizado na América, mais precisamente na América do Norte, formado por um conjunto de 31 estados e um distrito federal. O território mexicano é banhado pelo oceano Atlântico e pelo oceano Pacífico.

O espaço geográfico local possui grande diversidade de clima, vegetação e relevo, com destaque para a faixa tropical do país, com grande insolação e temperaturas elevadas. Em termos demográficos, o México é um país relativamente populoso e povoado.

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.
A Cidade do México é a principal localidade do México.

O México é uma nação emergente e industrializada. A indústria local é bastante diversificada, constituída basicamente pela produção de bens de consumo, que são amplamente exportados, especialmente para os Estados Unidos. O país também é um relevante centro de turismo em termos regionais. O México é considerado uma importante liderança política e econômica da América Latina.

Curiosidades sobre a bandeira do México

  • A bandeira do México, apesar do desenho muito antigo, foi adotada oficialmente somente em 16 de setembro de 1968.

  • A proporção oficial da bandeira do México é de 4 metros de largura e 7 metros de comprimento.

  • A representação que deu origem à bandeira do México utilizava uma estrela amarela no lugar do escudo do país.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
Países emergentes
Saiba quais são as principais características e importância dos países emergentes. Entenda também o papel dos Brics e Mist nesse grupo.
USMCA
Conheça mais sobre o USMCA, o novo acordo que substitui o antigo Nafta. Saiba qual o objetivo desse acordo, o que se manteve e quais foram as mudanças propostas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.