Whatsapp icon Whatsapp

Petróleo

Petróleo é um recurso natural não renovável muito utilizado pela humanidade. A sua extração e comercialização possui grande importância geopolítica em todo o mundo.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.

O petróleo é um recurso natural fóssil e não renovável que possui grande importância política e econômica. A sua origem está atrelada a antigos depósitos orgânicos formados em zonas de bacias sedimentares. Esse recurso natural é utilizado principalmente para a produção de fontes de energia e como matéria-prima na indústria. São derivados do petróleo, por exemplo, a gasolina e o óleo diesel.

A extração petrolífera é um processo complexo que requer grandes investimentos em maquinário e mão de obra. Seu uso comercial destacou-se, a partir do século XIX, por meio das primeiras explorações petrolíferas em larga escala. No Brasil, a exploração do petróleo adquiriu grande importância no século XX, por meio da criação da Petrobras. No entanto, mesmo diante de tantos benefícios, o petróleo é um elemento altamente poluente e a sua utilização implica graves problemas ambientais.

Leia também: Qual a diferença entre carvão mineral e carvão vegetal?

Resumo sobre petróleo

  • Tem sua origem relacionada à decomposição de restos de animais e vegetais ao longo do tempo.

  • Sua composição é basicamente formada por hidrocarbonetos, como o carbono e o hidrogênio.

  • É empregado como fonte de energia e matéria-prima para os diversos usos humanos.

  • Seus principais derivados são: gasolina, óleo diesel, gás liquefeito, lubrificantes, querosene, plástico e asfalto.

  • Sua extração necessita da realização de perfurações nas bacias sedimentares onde se localiza esse recurso.

  • Sua exploração mundial foi iniciada, no século XIX, por meio da perfuração e exploração em escala comercial dos primeiros poços petrolíferos.

  • Sua utilização no século XX aumentou significativamente, logo, foram expandidas as áreas produtoras de petróleo.

  • No Brasil, destaca-se a criação da Petrobras e a descoberta do pré-sal como principais marcos históricos da exploração petrolífera.

  • Sua exploração e utilização gera inúmeros impactos no meio ambiente, como a poluição da água, do ar e do solo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é petróleo?

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

O petróleo é utilizado, para além de fonte de energia, na produção de diversos bens industriais, como lubrificantes e plásticos. A importância desse recurso está atrelada, em nível mundial, à grande dependência do petróleo no desenvolvimento das atividades humanas, com destaque para a geração de energia. Sendo assim, é um bem valioso, que possui grande importância histórica e econômica, além de influenciar disputas geopolíticas em todo o globo.

Leia também: Gás natural - outro combustível de origem fóssil e bastante explorado economicamente

Qual a composição do petróleo?

O petróleo é um bem líquido formado por um complexo de elementos químicos. Ele é composto, prioritariamente, por hidrocarbonetos. Sendo assim, a sua composição é predominantemente formada por moléculas de carbono e hidrogênio. Há nele, ainda, pequenas porções de outros compostos químicos, como nitrogênio e oxigênio, além de sais e metais. Destaca-se que a composição do petróleo é variável e depende das suas condições de formação e deposição.

Para que serve o petróleo?

O petróleo é um recurso natural, ou seja, é dotado de valor econômico, e sua origem está atrelada aos aspectos físicos do meio. Sendo assim, em razão da sua importância econômica, é um recurso muito produzido pela sociedade. A utilização do petróleo é bastante diversa e comporta uma grande produção de vários artigos.

No geral, o petróleo é predominantemente utilizado como fonte de energia para a sociedade, assim como matéria-prima para a produção industrial. Sendo assim, seus usos vão desde a produção de combustíveis diversos, como a gasolina, até artigos de uso cotidiano, como os plásticos.

Derivados do petróleo

O petróleo é um recurso muito utilizado na produção de diversos artigos. Para tal, esse bem passa por um processo de refino. A importância econômica desse recurso está atrelada a sua alta capacidade de combustão, sendo amplamente utilizado como uma fonte de energia. Ademais, é uma importante matéria-prima para a fabricação de materiais amplamente utilizados pela sociedade. A listagem abaixo apresenta os principais derivados do petróleo:

  • gasolina;

  • óleo diesel;

  • gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha);

  • óleos lubrificantes diversos;

  • querosene;

  • plásticos;

  • asfalto.

Frentista segurando pistola de abastecimento de combustível
A gasolina é um dos derivados do petróleo mais utilizados pela população.

Obtenção do petróleo

A obtenção do petróleo é um processo extremamente complexo, uma vez que a maior parte dos depósitos petrolíferos está localizada em zonas de difícil acesso, como nas grandes profundezas oceânicas. Sendo assim, a sua extração necessita de um grande conjunto de aparatos tecnológicos e de pessoal especializado.

O processo básico de extração desse recurso consiste na perfuração de bacias sedimentares onde estão localizados os depósitos petrolíferos. Essa perfuração é realizada por meio de grandes sondas, que possibilitam a ascensão do petróleo até a superfície. Logo após, o petróleo é captado por meio de bombeamento, sendo posteriormente direcionamento para a sua refinação.

Leia também: Fontes de energia no Brasil - os recursos que compõem a matriz energética brasileira

Qual a origem do petróleo?

A origem do petróleo é complexa e fruto de bastante discussão entre os especialistas. A teoria mais aceita prega que esse recurso natural surgiu por meio da decomposição de restos de vegetais e animais que ficaram soterrados, ao longo de milhões de anos, em regiões marinhas e também terrestres. Por sua vez, esses compostos orgânicos, frente às condições propícias de temperatura e pressão, deram origem ao petróleo.

Qual a história do petróleo?

A história do petróleo é bastante antiga, uma vez que vários estudiosos afirmam que ele já era utilizado por povos antigos, mesmo que de maneira arcaica. Essas populações empregavam o petróleo em atividades presentes até a atualidade, como a pavimentação de ruas e a produção de lubrificantes. Esses usos fomentaram o interesse pelo petróleo e lançaram as bases para o seu aproveitamento.

Por sua vez, o século XIX marcou o início da atividade comercial petrolífera no mundo. Nesse contexto temporal, destacou-se o protagonismo do Azerbaijão, considerado o primeiro grande produtor mundial, e da Escócia, pioneira no refino desse elemento. Ainda no século XIX, foi iniciada a produção petrolífera por meio da perfuração de poços nos Estados Unidos e no Canadá.

Já o século XX marcou o protagonismo desse combustível na história mundial. Nesse século, o petróleo tornou-se amplamente explorado, inclusive por grandes companhias energéticas. Na década de 20, um grande cartel de produtoras privadas comandou a exploração petrolífera mundial. Na década de 60, por meio da criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o petróleo adquiriu ainda mais poder econômico e político.

Petróleo no Brasil

O Brasil iniciou o seu processo de pesquisas e sondagens para a descoberta de jazidas de petróleo no século XIX. Porém, somente no século XX, mais precisamente em 1938, foi oficializada a primeira jazida petrolífera brasileira, no município de Lobato (Bahia). Logo novas jazidas foram descobertas, sendo que a região do Recôncavo Baiano assim como a do estado de Sergipe tornaram-se pioneiras na produção de petróleo no Brasil.

Em 1953, por meio de grandes campanhas de apelo popular, além do crescimento da importância econômica e geopolítica do petróleo em nível mundial, foi criada a Petrobras. A criação dessa estatal, no governo Getúlio Vargas (1882-1954), promoveu a nacionalização do petróleo brasileiro. Portanto, a referida empresa pública adquiriu, desde então, grande protagonismo na exploração do petróleo no Brasil.

Fachada da Petrobras
A Petrobras é a empresa estatal de petróleo do Brasil. [1]

A partir de então, foram criados inúmeros pontos de produção e refino de petróleo no Brasil, com destaque para o litoral sudestino do país. Por sua vez, esse combustível fóssil adquiriu grande centralidade em termos de importância para a economia brasileira. No ano de 2007, por meio da oficialização da descoberta do pré-sal, o Brasil se tornou um dos países com as maiores reservas petrolíferas do mundo e aumentou significativamente a sua produção de petróleo.

Leia também: Geopolítica do petróleo - as dinâmicas políticas globais em torno desse recurso

Impactos ambientais do petróleo

O petróleo é um combustível não renovável, fóssil e extremamente poluente. Os impactos gerados por esse elemento natural vão desde o seu processo de produção, passando pelo seu consumo, e pela deposição irregular dos seus derivados. Portanto, há uma grande preocupação ambiental na atualidade com relação à utilização desse recurso, justamente pelo elevado nível de impacto provocado no meio natural.

Primeiramente, destaca-se que, durante a sua extração, há um alto risco de derramamento de petróleo, principalmente nos ambientes aquáticos. Essa situação resulta em grande perda de biodiversidade e de qualidade da água local. A sua extração, sendo assim, pode implicar inúmeros impactos ambientais e, ainda, gerar bastante prejuízo para as populações atingidas, em especial os indivíduos que vivem de atividades como a pesca.

Por sua vez, durante o seu consumo, principalmente de derivados utilizados como fonte de energia, como a gasolina, há a emissão de um grande volume de gases na atmosfera. Essas emissões contribuem, entre outros, para o agravamento de problemas ambientais, como as ilhas de calor e o efeito estufa. Além disso, tais emissões interferem ativamente nas atuais mudanças climáticas registradas em todo o planeta.

Já no que toca ao depósito irregular de petróleo e derivados, há um grande risco de degradação do meio natural, principalmente em relação à vegetação, ao solo e à água. Um exemplo clássico desse cenário são os plásticos produzidos por meio do petróleo. Esses artigos vêm sendo amplamente utilizados pela sociedade e, muitas vezes, são descartados de forma irregular, poluindo os sistemas naturais e prejudicando as diversas formas de vida.

  • Videoaula sobre os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo

Exercícios resolvidos sobre petróleo

Questão 1

(UEL – 2019) Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi. Atualmente, estima-se que, em toda a sua extensão, a camada pré-sal abrigue um total de 100 bilhões de barris de petróleo em reservas, o que coloca o país no grupo dos maiores produtores mundiais. Sobre o pré-sal, assinale a alternativa correta.

A) A produção petrolífera no Brasil é insuficiente para o consumo interno e, mesmo com a descoberta do pré-sal, o país depende da importação de petróleo pesado.

B) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

C) As formações do pré-sal no Brasil datam do período Quaternário da Era Mesozoica, mesmo período em que surgem os peixes e a vegetação nos continentes.

D) A extração de petróleo do pré-sal tem se mostrado ineficiente, sendo pequeno o volume extraído, em função das limitações técnicas e do elevado custo de exploração.

E) A profundidade em que se encontram as reservas do pré-sal impossibilita o risco de vazamentos e desastres ambientais, evitando prejuízos à biodiversidade.

Resolução: Alternativa B. Os depósitos de petróleo estão diretamente ligados à formação de bacias sedimentares. No Brasil, o pré-sal é a principal região produtora de petróleo do país. Ele está localizado no litoral sudestino brasileiro, em especial, nas bacias de Espírito Santo (ES), de Campos (RJ) e de Santos (SP).

Questão 2

(USP – 2017) Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação desta matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização deste recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar:

A) Houve uma forte redução do preço do barril, no início da década de 1970, por conta dos resultados das pesquisas envolvendo novos procedimentos de extração e refino.

B) A estatização, no Brasil, do transporte e do refino de petróleo iniciou-se no final dos anos 1930 sob o governo de Juscelino Kubitschek.

C) O início de seu uso como fonte de energia se deu em 1920, na Inglaterra, com a descoberta de reservas pouco profundas.

D) No final dos anos 1920, sete empresas petrolíferas mundiais constituíram um cartel controlador da extração, transporte, refino e distribuição do petróleo.

E) Os Estados Unidos possuem reservas ilimitadas de petróleo, o que ocasiona independência em relação aos países participantes da Opep.

Resolução: Alternativa D. A exploração comercial do petróleo ganhou corpo, a partir do século XX, por meio da atuação de grandes empresas, que passaram a controlar boa parte da produção petrolífera mundial. Essas empresas adotaram mecanismos, como a formação de um cartel, para manter seus poderes sobre a produção petrolífera.

Créditos das imagens

[1] Luan Rezende / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A utilização mundial do carvão mineral
Carvão Mineral
Carvão Mineral, a utilização do carvão mineral como fonte de energia, como obtido o Carvão Mineral, a composição do Carvão Mineral.
Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos
Você conhece os riscos da poluição por petróleo? Clique aqui e conheça os principais danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos.
Marés, uma grande fonte de energia
Energia das Marés
A obtenção de energia através do desnível do mar.
As usinas hidrelétricas são estruturas que utilizam a água como recurso para a geração de energia.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)
Leia sobre as origens e motivações de criação da Opep. Entenda também suas principais políticas de controle e o relacionamento do Brasil com a organização.
Petrobras
Saiba mais sobre a história da Petrobras. Conheça o contexto da sua fundação e da sua relação com o governo e entenda a importância da empresa para o Brasil.
O pré-sal encontrado no Brasil fez com que o país despontasse entre os maiores produtores de petróleo do mundo.*
Pré-sal no Brasil
Conheça um pouco mais sobre o pré-sal descoberto no Brasil, que possibilitou que o país despontasse entre os principais exportadores de petróleo do mundo. Essa reserva de petróleo encontra-se sob uma espessa camada de sal em solo profundo, e sua extração demanda uso de tecnologias avançadas.
video icon
Português
“a distância” ou “à distância”?
Afinal, “a distância” ou “à distância”? Qual o emprego mais adequado de cada uma dessas locuções adverbiais? Assista a essa videoaula, em que esclareceremos como utilizar corretamente essas expressões, com e sem o acento indicador de crase.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.