Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Cem anos da imigração japonesa no Brasil

Cem anos da imigração japonesa no Brasil

O ano de 2008 marca o centenário da imigração japonesa no Brasil que teve início em 18 de junho de 1908, quando desembarcou no Porto de Santos o navio japonês Kasato Maru, que trouxe a bordo 165 famílias.

Esse processo imigratório não ocorreu por acaso, como o Brasil necessitava de mão-de-obra para o cultivo do café (importante produto daquele momento) e o Japão enfrentava problemas referentes à falta de emprego, foi firmado um acordo entre os líderes do Japão e do Brasil, a partir desse processo o governo brasileiro facilitou a entrada desses estrangeiros.

Os japoneses que aqui chegaram tinham características comuns, todos eram camponeses no Japão, saíram em busca de trabalho e novas oportunidades, já que no Japão o sistema feudal havia entrado em declínio, além disso, ocorreu o processo de mecanização do campo que desencadeou um grande índice de desemprego e miséria.

Após quase uma década da chegada das primeiras famílias japonesas, o número de integrantes dessa etnia já havia atingido cerca de 14 mil pessoas, somente entre 1917 e 1940 chegaram ao Brasil 164 mil nipos.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial ocorreu um grande crescimento no fluxo imigratório entre Japão e Brasil, o governo do primeiro fez esforços para desenvolver esse processo, pois o país passava por problemas de ordem demográfica, além disso, queria que sua cultura se dispersasse pelo mundo, principalmente nas Américas, e o início seria no Brasil.

As gerações japonesas e os percentuais presentes no Brasil:

• Isseis (japoneses nascidos no Japão) 12,51%.
• Nisseis (filhos de japoneses) 30,85%.
• Sanseis (netos de japoneses) 41,33%.
• Yonseis (bisnetos de japoneses) 12,95%.

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

A primeira geração de japoneses enfrentou muitas dificuldades para se adaptar no Brasil, dentre muitos os principais eram idioma, clima, costumes, alimentos etc. A maioria desses imigrantes tinham intenção de permanecerem aqui por pouco tempo, no entanto, por terem contraído dívidas para vir e se manter no Brasil, eram impedidos pelos fazendeiros de voltarem ao país de origem.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, o Japão e o Brasil ficaram em lados opostos no conflito, então o governo brasileiro barrou a entrada desses imigrantes, fechou escolas tipicamente japonesas e proibiu o uso do idioma e das manifestações culturais.

A cidade brasileira com maior número de japoneses é São Paulo. Atualmente o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão no mundo.
Desembarque das primeiras famílias japonesas no Porto de Santos.
Desembarque das primeiras famílias japonesas no Porto de Santos.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Alimentos da agricultura familiar
Pequenos agricultores do Brasil
Pequenos agricultores do Brasil, Quem são os Pequenos agricultores do Brasil, Como vivem os Pequenos agricultores do Brasil, Quais os problemas enfrentados pelos Pequenos agricultores do Brasil.
As cores da biodiversidade.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
Crise dos refugiados
Acesse este link para entender o problema dos refugiados, por que tem acontecido uma crise e quais as consequências políticas disso.
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.