Congo

No século XV, o reino do Congo dominou vários povos da região centro-oeste da África. No entanto, a partir do século XVI, com a presença europeia, a área tornou-se base do tráfico de escravos. Em 1891, o Congo passou a ser colônia francesa. Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o país iniciou seu processo de independência, obtida somente em 15 de agosto de 1960.

Localizado na porção centro-oeste do continente africano, a República do Congo (Congo) é cortada pela linha do Equador. Seu território está situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, portanto, o país pertence à Zona climática intertropical. Seu clima varia: ao norte, equatorial; ao sul, tropical.

Essa nação faz fronteiras com Gabão (a oeste), Camarões (a noroeste), República Centro-Africana (ao norte), República Democrática do Congo (a leste), Angola, através de Cabinda (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a sudoeste). A capital nacional é a cidade de Brazzaville.

Com extensão territorial de 342.000 quilômetros quadrados, o Congo apresenta 50% de sua área coberta por florestas tropicais. A população totaliza 3.683.182 habitantes, sendo a densidade demográfica de 10,7 habitantes por quilômetro quadrado. Os congoleses concentram-se na costa e nos arredores de Brazzaville, vivendo da agricultura e da pecuária.

A economia do país baseia-se nas atividades primárias, com destaque para a mineração: diamante, cobre, petróleo e cobalto. A produção petrolífera nas plataformas marítimas de Pointe-Noire é responsável por aproximadamente 80% das receitas econômicas do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população nacional sofre com vários problemas de ordem socioeconômica. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Congo é de 0,489; a subnutrição atinge 22% dos habitantes, cerca de 20% dos congoleses são analfabetos; a taxa de mortalidade infantil é de 79 óbitos a cada mil nascidos vivos. Além de todos esses problemas, o país sofre com conflitos étnicos e regimes políticos autoritários. Na década de 1990, uma guerra civil no Congo resultou na morte de mais de 10 mil pessoas.

 


Bandeira do Congo

Dados do Congo:

Capital: Brazzaville.

Extensão territorial: 342.000 km².

Localização: África.

Idioma: Francês (oficial), quicongo, Lingala.

População: 3.683.182 habitantes.

População urbana: 62%.

Esperança de vida ao nascer: 54,5 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,489.

Moeda: franco CFA.

Produto Interno Bruto (PIB): 10,7 bilhões de dólares.

PIB per capita: 1.938 dólares.

Localização do Congo
Localização do Congo
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Uma das lindas paisagens do Chile.
Chile
Chile, Onde está localizado o Chile, A extensão territorial no Chile, O clima do Chile, A população do Chile, A composição étnica do Chile, A capital do Chile, Os indicadores sociais do Chile.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Águas termais na Islândia: consequência da atividade vulcânica
Islândia
País localizado próximo ao Círculo Polar Ártico.
Bandeira da Suécia
Suécia
Clique aqui e conheça um pouco mais da Suécia!