Whatsapp icon Whatsapp

Clima tropical

O clima tropical é bastante variável em razão da sua grande espacialidade geográfica. Ele tem como característica marcante a presença de elevados níveis de radiação solar.
Praia, céu azul e árvores: paisagem típica do clima tropical.
Os elevados níveis de radiação são típicos das zonas tropicais do planeta.

O clima tropical é aquele situado nas zonas intertropicais do planeta, ou seja, nas localidades entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. São elementos característicos do clima tropical a elevada radiação solar, o registro de altas temperaturas e o considerável volume de chuvas.

As zonas de clima tropical possuem médias e baixas latitudes. Já a vegetação do clima tropical é bastante biodiversa e formada por um grande número de espécies de plantas.

No Brasil, o clima tropical possui várias subdivisões, sendo elas: tropical de altitude, tropical úmido, tropical úmido e seco, semiárido e atlântico. Essas variações também estão presentes ao longo do território mundial conforme a atuação dos diferentes elementos e fatores climáticos.

Leia também: Afinal, o que é clima?

Resumo sobre o clima tropical

  • As zonas de clima tropical estão localizadas ao longo da Linha do Equador, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

  • O clima tropical é caracterizado pelo registro de elevadas temperaturas, umidade e precipitações.

  • São exemplos de vegetações de clima tropical no Brasil a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

  • Em razão da grande diversidade vegetacional, o número de animais presentes em zonas de clima tropical é muito extenso.

  • São exemplos de clima tropical no Brasil: tropical de altitude, tropical úmido, tropical úmido e seco, semiárido e atlântico.

  • O clima tropical ocorre em nível mundial especialmente em quatro continentes: América, África, Ásia e Oceania.

O que é clima tropical?

O clima tropical é aquele que ocorre predominantemente nas zonas localizadas entre as faixas intertropicais do planeta Terra, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Essa faixa climática do planeta é a que recebe os maiores volumes de radiação solar, portanto, é caracterizada pelas elevadas temperaturas e também pela recorrência de chuvas. Por sua vez, os fatores climáticos locais influenciam na dinâmica do clima demarcando subclimas tropicais, que variam conforme a altitude, a umidade, as massas de ar etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características do clima tropical?

O clima tropical tem como característica principal a incidência de elevados níveis de radiação solar. Esse aspecto tem como consequência a predominância de elevadas temperaturas, umidade e precipitações. Porém, destaca-se que essas características são variáveis ao longo do ano, visto que o clima tropical possui duas estações muito bem definidas, sendo uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Ademais, o clima tropical é demarcado pela atuação de diferentes massas de ar, com destaque para as quentes e úmidas.

Chuva caindo sobre palmeiras
As precipitações são eventos climáticos recorrentes na zona climática tropical.

Vegetação do clima tropical

Por abranger grandes porções territoriais, além dos elementos e fatores climáticos que predominam localmente, a vegetação do clima tropical é bastante variável. Em geral, o principal critério utilizado para a sua classificação é a umidade, visto que esse é o principal elemento climático que influencia na distribuição espacial da vegetação tropical.

Nesse contexto, temos em zonas mais úmidas a presença de florestas tropicais, como a Mata Atlântica no Brasil, assim como outras variações vegetacionais, como campos de altitude, mangues e restingas. Esses tipos vegetacionais ocorrem em zonas com maior volume de precipitações ao longo do ano, cenário que confere maiores volumes de umidade do ar.

Vista da Mata Atlântica
A Mata Atlântica, marcada pela presença de elevada umidade, é um exemplo de vegetação tropical.

Por sua vez, em zonas com dualidade climática, ou seja, com presença de duas estações do ano mais bem definidas, ocorrem vegetações que possuem maiores adaptações à sazonalidade do clima. Nesse sentido, destacam-se no Brasil o Cerrado e na África a Savana, dois exemplos de vegetações tropicais marcadas pela presença de uma estação seca e outra chuvosa.

Já nas zonas de clima tropical mais secas, com baixa umidade relativa do ar e menor frequência de chuvas, ocorrem vegetações mais resistentes à seca, como, por exemplo, a Caatinga no Brasil. Essa vegetação tropical é marcada pela presença de espécies vegetais com vários mecanismos de sobrevivência aos meses mais secos do ano.

Leia também: A influência da vegetação sobre o clima

Fauna do clima tropical

Em razão da grande diversidade vegetacional, o número de animais presentes em zonas de clima tropical é muito extenso e bastante variável ao longo das diferentes regiões do planeta. Nesse contexto, destaca-se ainda que as características do clima tropical, como elevados índices de radiação e de precipitação, resultam em uma grande biodiversidade, que marca o clima tropical em todo o planeta. São exemplos de animais encontrados em zonas de clima tropical animais de grande porte, como leões, girafas, zebras, onças e capivaras, além uma grande infinidade de insetos, como os mosquitos; répteis, como as jararacas; e aves, como águias, tucanos e papagaios.

Clima tropical do Brasil

O Brasil, em razão da grande extensão territorial e da variedade geográfica, além da atuação de diferentes fatores climáticos, possui diversas variações do clima tropical. São elas:

  • Clima tropical de altitude: esse tipo climático ocorre nas zonas serranas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele é marcado pela presença de grandes altitudes, fator que gera temperaturas mais baixas, especialmente na estação seca. A ocorrência de geadas no inverno também é comum nas zonas de clima tropical de altitude.

  • Clima tropical úmido: esse tipo climático está presente em zonas mais quentes e úmidas, como localidades das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, onde a atuação de elementos como a umidade e ainda fatores como a vegetação são muito fortes. Essas áreas possuem elevados registros de precipitação e umidade, em geral ao longo de todo o ano.

  • Clima tropical úmido e seco: esse tipo climático, típico de localidades do Brasil Central, como Brasília e Goiás, é marcado pela dualidade climática entre as estações do ano. Assim, há uma estação mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Portanto, esse tipo climático é bastante variável ao longo do ano.

Ipê-amarelo florido, espécie típica do clima tropical úmido e seco.
A floração dos ipês é um evento típico da estação mais seca do clima tropical úmido e seco.
  • Clima tropical semiárido: esse tipo climático está presente no interior dos estados da região Nordeste do Brasil, além do norte de Minas Gerais, sendo caracterizado pela presença da vegetação de Caatinga. Nessas zonas predominam temperaturas muito elevadas e longos períodos de seca, característicos de áreas de baixa umidade.

  • Clima tropical atlântico: esse tipo climático é muito comum nas cidades litorâneas do Brasil, como Fortaleza, Salvador e Vitória, já que tem como principal elemento característico a presença da elevada umidade proveniente do oceano Atlântico. Ele é marcado pelas elevadas temperaturas e recorrência das precipitações.

Leia também: Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?

Clima tropical no mundo

O clima tropical no mundo, assim como no Brasil, é marcado pela ampla diversidade de subtipos, em razão da grande espacialidade geográfica e da atuação de diversos fatores climáticos. Em geral, eles são caracterizados pelos elevados níveis de radiação, temperatura e precipitação. A divisão das estações do ano, especialmente a dualidade climática, também é um elemento característico importante desse clima no mundo. Ademais, a diminuta amplitude térmica e a elevada umidade do ar também são recorrentes nas zonas tropicais do mundo. O clima tropical ocorre nas seguintes regiões globais:

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Clima equatorial
Clique aqui, descubra onde ocorre o clima equatorial, conheça suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Clima subtropical
Clique aqui e saiba quais são as principais características do clima subtropical. Conheça seus tipos e saiba onde ocorre no Brasil.
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!