Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Coreia do Norte

Coreia do Norte

A Coreia do Norte é o país que possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta.

A Coreia do Norte é um país formado através da divisão da antiga Coreia, fragmentada, em 1948, conforme os interesses geopolíticos dos Estados Unidos e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dando origem à República Democrática Popular da Coreia (Coria do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul).

A criação desses dois novos países ocorreu durante a Conferência de Potsdam, onde foi estabelecido o marco divisório – Yalta e Ptstan, no paralelo 38°. Portanto, foram criadas duas nações autônomas com ideologias geopolíticas contrárias: a Coreia do Norte, com sistema comunista, apoiada pela União Soviética; e a Coreia do Sul, capitalista, apoiada pelos Estados Unidos.

Localizada no leste do continente asiático, a Coreia do Norte limita-se com a Coreia do Sul (ao sul), Rússia (a nordeste) e China (a oeste), além de ser banhada pelo oceano Pacífico. Seu território está situado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental), ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional), além de estar entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, pertencendo, portanto, à Zona Climática Intertropical.

O território norte-coreano é extremamente montanhoso, fato que impossibilita a habitação em algumas regiões do país. Seu clima é temperado continental, apresentando as quatro estações do ano bem definidas.

Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta. Sua fronteira com a Coreia do Sul é fortemente vigiada. Com o fim da União Soviética (1991), principal aliada da Coreia do Norte, a economia nacional entrou numa profunda decadência.

Sem o apoio soviético, a economia, baseada na indústria pesada e na agricultura mecanizada, apresenta constante declínio. A Coreia do Norte possui cerca de 50% da reserva mundial de magnesita, além de depósitos de carvão, ferro, tungstênio e grafite. Apesar da riqueza mineral, o país enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. A produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda nacional, fato que já provocou a morte de mais de 2 milhões de pessoas em razão da subnutrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira da Coreia do Norte

Dados da Coreia do Norte:

Capital: Pyongyang (3.300.000 habitantes).

Área: 120.538 km².

Idioma: Coreano.

População: 23.906.070 habitantes.

População urbana: 63%.

Esperança de vida: 67 anos.

População subnutrida: 32%

Mortalidade infantil: 47 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Moeda: Won norte-coreano.

PIB: 40 bilhões de dólares.

PIB per capita: 618 dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Apresentação militar na Coreia do Norte
Apresentação militar na Coreia do Norte
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A queda do muro de Berlim simboliza o fim do mundo bipolar.
O fim da União Soviética
O fim da União Soviética, O inicio da insatisfação da população do leste Europeu, As mudanças ocorridas no Leste Europeu, Desestruturação do bloco socialista europeu, A queda do muro de Berlim e o fim da Guerra fria, A Rússia como principal território.
Bandeira do Suriname.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.
Copenhague, capital da dinamarquesa
Dinamarca
Clique aqui e conheça os principais aspectos referentes à Dinamarca, um país europeu!
Jamaica
Jamaica
País da América Central com forte influência da cultura africana.