Whatsapp icon Whatsapp

Coreia do Norte

A Coreia do Norte é o país que possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta.
Apresentação militar na Coreia do Norte
Apresentação militar na Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país formado através da divisão da antiga Coreia, fragmentada, em 1948, conforme os interesses geopolíticos dos Estados Unidos e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dando origem à República Democrática Popular da Coreia (Coria do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul).

A criação desses dois novos países ocorreu durante a Conferência de Potsdam, onde foi estabelecido o marco divisório – Yalta e Ptstan, no paralelo 38°. Portanto, foram criadas duas nações autônomas com ideologias geopolíticas contrárias: a Coreia do Norte, com sistema comunista, apoiada pela União Soviética; e a Coreia do Sul, capitalista, apoiada pelos Estados Unidos.

Localizada no leste do continente asiático, a Coreia do Norte limita-se com a Coreia do Sul (ao sul), Rússia (a nordeste) e China (a oeste), além de ser banhada pelo oceano Pacífico. Seu território está situado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental), ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional), além de estar entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, pertencendo, portanto, à Zona Climática Intertropical.

O território norte-coreano é extremamente montanhoso, fato que impossibilita a habitação em algumas regiões do país. Seu clima é temperado continental, apresentando as quatro estações do ano bem definidas.

Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta. Sua fronteira com a Coreia do Sul é fortemente vigiada. Com o fim da União Soviética (1991), principal aliada da Coreia do Norte, a economia nacional entrou numa profunda decadência.

Sem o apoio soviético, a economia, baseada na indústria pesada e na agricultura mecanizada, apresenta constante declínio. A Coreia do Norte possui cerca de 50% da reserva mundial de magnesita, além de depósitos de carvão, ferro, tungstênio e grafite. Apesar da riqueza mineral, o país enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. A produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda nacional, fato que já provocou a morte de mais de 2 milhões de pessoas em razão da subnutrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira da Coreia do Norte

Dados da Coreia do Norte:

Capital: Pyongyang (3.300.000 habitantes).

Área: 120.538 km².

Idioma: Coreano.

População: 23.906.070 habitantes.

População urbana: 63%.

Esperança de vida: 67 anos.

População subnutrida: 32%

Mortalidade infantil: 47 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Moeda: Won norte-coreano.

PIB: 40 bilhões de dólares.

PIB per capita: 618 dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Copenhague, capital da dinamarquesa
Dinamarca
Clique aqui e conheça os principais aspectos referentes à Dinamarca, um país europeu!
Jamaica
Jamaica
País da América Central com forte influência da cultura africana.
A queda do muro de Berlim simboliza o fim do mundo bipolar.
O fim da União Soviética
O fim da União Soviética, O inicio da insatisfação da população do leste Europeu, As mudanças ocorridas no Leste Europeu, Desestruturação do bloco socialista europeu, A queda do muro de Berlim e o fim da Guerra fria, A Rússia como principal território.
Bandeira do Suriname.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."