Whatsapp icon Whatsapp

Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país de regime autocrático situado na porção norte da península da Coreia. É considerada uma das nações mais fechadas e isoladas de todo o mundo.
Bandeira da Coreia do Norte.
Bandeira da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte é um país localizado na porção norte da península Coreana. O país segue um sistema governamental rígido e fechado considerado uma autocracia. Historicamente, a Coreia do Norte tem relativo apoio de países como China e Rússia. Mesmo assim, é considerado um dos países mais fechados e isolados do mundo.

A população norte-coreana é de cerca de 25 milhões de habitantes. O país é um importante produtor de bens agrícolas e frutos do mar. A indústria norte-coreana é relativamente desenvolvida, com destaque para o ramo bélico. A Coreia do Norte é um país bastante pobre e desigual.

Leia também: Ucrânia — dados gerais, história e cultura desse país localizado no Leste Europeu

Resumo sobre a Coreia do Norte

  • A formação da Coreia do Norte, com o apoio da União Soviética, ocorreu no contexto da Guerra Fria, por meio da divisão da península Coreana.

  • A tentativa da Coreia do Norte em anexar a Coreia do Sul resultou em um tenso conflito militar datado da Guerra Fria que perdura de forma congelada até os dias atuais.

  • A Coreia do Norte possui uma elevada taxa de natalidade e uma baixa expectativa de vida entre a sua população.

  • A economia da Coreia do Norte é bastante fechada, com destaque para o setor primário e o setor secundário.

  • A Coreia do Norte, apesar de autodenominar-se um governo de república popular socialista, é, na verdade, um regime autocrático.

  • A repressão cultural é muito grande na Coreia do Norte. O país possui acesso limitado à internet e às mídias sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Coreia do Norte

  • Nome oficial: República Popular Democrática da Coreia.

  • Gentílico: norte-coreano.

  • Extensão territorial: 120.540 quilômetros quadrados.

  • Localização: Ásia.

  • Capital: Pyongyang.

  • Clima: temperado.

  • Governo: república popular totalitária socialista.

  • Idioma: coreano.

  • Religiões:

    65% — ateísmo;

    28% — outras;

    5% — budismo;

    2% — cristianismo.

  • População: 25.955.138 habitantes.

  • Densidade demográfica: 214 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): não disponível.

  • Moeda: won norte-coreano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 40 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 1.800.

  • Gini: não disponível.

  • Fuso horário: UTC+9.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Divisão administrativa: 13 províncias, sendo elas:

Pyongyang

Chagang

Hwanghae Norte

Região Industrial de Kaesong

Pyongan Norte

Kangwon

Região Turística de Kumgang-san

Pyongan Sul

Hamgyong Sul

Ryanggang

Hwanghae Sul

Hamgyong Norte

Região Administrativa Especial de Shinuiju

 

 

História da Coreia do Norte

A Coreia do Norte originou-se historicamente da reunião dos reinos de população coreana localizados na chamada península da Coreia. Após anos de domínio do Império do Japão, atual Japão, e a consequente derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), houve a formação da Coreia do Norte, com o apoio da União Soviética.

Enquanto a Coreia do Sul está localizada na sua porção sul, a Coreia do Norte ocupou justamente a porção norte da península da Coreia, formando uma dualidade política e militar que perdura desde o período da Guerra Fria.

A tentativa da Coreia do Norte em anexar a Coreia do Sul resultou em um tenso conflito militar que permanece congelado na atualidade. A Coreia do Norte transformou-se em um dos regimes ditatoriais mais fechados do mundo e ainda em uma potência militar em âmbito regional.

Veja também: China, Rússia, Brasil e outros países que estão entre os 20 maiores do mundo

Etimologia de Coreia do Norte

A palavra Coreia simboliza os três grandes reinos de origem coreana (Silla, Koguryo e Baekje) que estavam distribuídos ao longo da península da Coreia. Já o termo “norte” remete à posição geográfica do país, na porção norte da península.

Geografia da Coreia do Norte

A Coreia do Norte ocupa a porção norte da península da Coreia. Ela faz fronteira com a Rússia, a China e a Coreia do Sul. O território da Coreia do Norte é banhado pelo oceano Pacífico por meio dos mares do Japão e Amarelo. A rede hidrográfica local é formada por pequenos cursos de água.

O relevo da Coreia do Norte é basicamente montanhoso. As formações geomorfológicas locais são cobertas por vastas florestas temperadas. O clima da Coreia do Norte é temperado, com forte dualidade climática, caracterizada pela ocorrência de invernos frios e secos e verões quentes e chuvosos.

Mapa da Coreia do Norte

Mapa da Coreia do Norte

Demografia da Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país relativamente populoso e classificado como bastante povoado. As maiores cidades em população do país são: Pyongyang, Hamhung, Ch'ongjin, Namp'o e Sonch'on. A maior parte da população local está concentrada justamente na capital do país, Pyongyang.

Os dados demográficos da Coreia do Norte indicam que o país possui elevada taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. O índice de desenvolvimento humano (IDH) local é bastante baixo. A recorrência de doenças e as taxas de fome impactam a mortalidade infantil e a expectativa de vida local.

Economia da Coreia do Norte

A economia da Coreia do Norte é bastante fechada. O país conta com reservas de recursos minerais e forte indústria de base, mas, mesmo assim, apresenta taxas econômicas ruins e elevada incidência de pobreza. O desabastecimento alimentar é um problema comum no país, assim como o acesso aos bens básicos por parte da população.

O setor primário da Coreia do Norte concentra-se na produção de vegetais, pescados, arroz e demais grãos. Já o setor secundário é composto por indústrias cimenteiras, metalúrgicas, químicas, bélicas e de alimentos e roupas. No setor terciário destaca-se a participação do serviço público e da ampla organização militar presente no país.

Infraestrutura da Coreia do Norte

A Coreia do Norte possui uma infraestrutura bastante deficiente em áreas como transporte e energia. O país tem uma rede de transportes incompleta e escassa, com forte presença de estradas de terra e problemas estruturais em portos e aeroportos. Já no setor energético, destaca-se a prevalência do uso do carvão mineral e ainda a ocorrência comum de apagões.

No mesmo sentido, a Coreia do Norte possui problemas estruturais em áreas como saúde, educação e comércio. O acesso a serviços como o saneamento básico é bastante precário no país.

 Mulher empurrando um carrinho de mão na Coreia do Norte.
A Coreia do Norte apresenta um alto índice de pobreza. A infraestrutura e o acesso ao saneamento básico são precários. [1]

Governo da Coreia do Norte

A Coreia do Norte, apesar de autodenominar-se um governo de república popular socialista, é, na verdade, uma autocracia, um regime de governo ditatorial liderado por um único partido e pela figura de um líder absolutista. O país possui um governo fortemente centralizado, baseado no controle total da população local, além da ausência de partidos políticos e de entidades civis.

Em razão desse cenário, a Coreia do Norte é comumente apontada como o país mais fechado do mundo, além de que é um exemplo mundial de repressão aos direitos humanos e de perseguição à população civil.

Saiba mais: Diferenças entre os regimes de governo democrático, autoritário e totalitário

Cultura da Coreia do Norte

A cultura da Coreia do Norte é bastante singular, em razão do rígido controle do governo local no cotidiano da população. No geral, o acesso aos bens culturais estrangeiros é proibido, como mídias diversas, obras artísticas e livros. Assim, a população tem acesso somente aos bens culturais produzidos nacionalmente, que seguem uma linha adotada pelo governo central do país.

A repressão cultural é muito grande na Coreia do Norte, que possui acesso limitado à internet. O país proíbe idiomas, vestimentas e gestos considerados “ocidentais”. Na culinária, destaca-se o consumo de arroz e vegetais; já no esporte, o mais praticado é o futebol.

Curiosidades sobre a Coreia do Norte

  • A Coreia do Norte segue um regime de produção próprio, bastante diferente do comunismo e do socialismo, que é chamado de juche.

  • O exército da Coreia do Norte é um dos que possuem o maior número de militares do mundo: cerca de 1,2 milhão de soldados.

  • O calendário da Coreia do Norte é único em todo o mundo e segue uma lógica temporal conforme a data de nascimento dos fundadores do país.

  • O governo da Coreia do Norte controla até mesmo o corte de cabelo da população por meio de um rígido sistema de 15 cortes disponíveis.

  • A Coreia do Norte proíbe diversos elementos e objetos considerados “ocidentais” pelo governo, como, por exemplo, o uso de calça jeans.

Créditos da imagem

[1] Roman Harak / Wikimedia Commons   

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

China
Saiba mais sobre a China. Conheça suas principais características, saiba como é o seu governo e qual a preocupação deste com o crescimento populacional do país.
Coreia do Sul
Conheça as principais características geográficas da Coreia do Sul. Veja detalhes sobre a economia, população e a cultura dessa importante nação asiática.
Dinamarca
Clique aqui e saiba quais são as principais características da geografia, da demografia, da economia e da cultura da Dinamarca.
Jamaica
País da América Central com forte influência da cultura africana.
Regimes de governo
Clique aqui para entender o que são regimes de governo! Aprenda a diferença entre os regimes e as formas de governo. Conheça os principais tipos de regimes de governo!
Rússia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Rússia. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura desse país euro-asiático.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.
Totalitarismo
Clique neste link e entenda o conceito de totalitarismo, onde e quando ele ocorreu e quais suas principais características.
Ucrânia
Clique aqui e saiba mais sobre a Ucrânia. Veja características da geografia, da economia e da demografia dessa importante nação situada no Leste Europeu.
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Veja tudo sobre o IDH! Saiba quem criou o conceito, como ele é utilizado pela ONU e como é feito seu cálculo. Veja também os países que lideram o ranking mundial.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!