Whatsapp icon Whatsapp

Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país de regime autocrático situado na porção norte da península da Coreia. É considerada uma das nações mais fechadas e isoladas de todo o mundo.
Bandeira da Coreia do Norte.
Bandeira da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte é um país localizado na porção norte da península Coreana. O país segue um sistema governamental rígido e fechado considerado uma autocracia. Historicamente, a Coreia do Norte tem relativo apoio de países como China e Rússia. Mesmo assim, é considerado um dos países mais fechados e isolados do mundo.

A população norte-coreana é de cerca de 25 milhões de habitantes. O país é um importante produtor de bens agrícolas e frutos do mar. A indústria norte-coreana é relativamente desenvolvida, com destaque para o ramo bélico. A Coreia do Norte é um país bastante pobre e desigual.

Leia também: Ucrânia — dados gerais, história e cultura desse país localizado no Leste Europeu

Resumo sobre a Coreia do Norte

  • A formação da Coreia do Norte, com o apoio da União Soviética, ocorreu no contexto da Guerra Fria, por meio da divisão da península Coreana.

  • A tentativa da Coreia do Norte em anexar a Coreia do Sul resultou em um tenso conflito militar datado da Guerra Fria que perdura de forma congelada até os dias atuais.

  • A Coreia do Norte possui uma elevada taxa de natalidade e uma baixa expectativa de vida entre a sua população.

  • A economia da Coreia do Norte é bastante fechada, com destaque para o setor primário e o setor secundário.

  • A Coreia do Norte, apesar de autodenominar-se um governo de república popular socialista, é, na verdade, um regime autocrático.

  • A repressão cultural é muito grande na Coreia do Norte. O país possui acesso limitado à internet e às mídias sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Coreia do Norte

  • Nome oficial: República Popular Democrática da Coreia.

  • Gentílico: norte-coreano.

  • Extensão territorial: 120.540 quilômetros quadrados.

  • Localização: Ásia.

  • Capital: Pyongyang.

  • Clima: temperado.

  • Governo: república popular totalitária socialista.

  • Idioma: coreano.

  • Religiões:

    65% — ateísmo;

    28% — outras;

    5% — budismo;

    2% — cristianismo.

  • População: 25.955.138 habitantes.

  • Densidade demográfica: 214 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): não disponível.

  • Moeda: won norte-coreano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 40 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 1.800.

  • Gini: não disponível.

  • Fuso horário: UTC+9.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Divisão administrativa: 13 províncias, sendo elas:

Pyongyang

Chagang

Hwanghae Norte

Região Industrial de Kaesong

Pyongan Norte

Kangwon

Região Turística de Kumgang-san

Pyongan Sul

Hamgyong Sul

Ryanggang

Hwanghae Sul

Hamgyong Norte

Região Administrativa Especial de Shinuiju

 

 

História da Coreia do Norte

A Coreia do Norte originou-se historicamente da reunião dos reinos de população coreana localizados na chamada península da Coreia. Após anos de domínio do Império do Japão, atual Japão, e a consequente derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), houve a formação da Coreia do Norte, com o apoio da União Soviética.

Enquanto a Coreia do Sul está localizada na sua porção sul, a Coreia do Norte ocupou justamente a porção norte da península da Coreia, formando uma dualidade política e militar que perdura desde o período da Guerra Fria.

A tentativa da Coreia do Norte em anexar a Coreia do Sul resultou em um tenso conflito militar que permanece congelado na atualidade. A Coreia do Norte transformou-se em um dos regimes ditatoriais mais fechados do mundo e ainda em uma potência militar em âmbito regional.

Veja também: China, Rússia, Brasil e outros países que estão entre os 20 maiores do mundo

Etimologia de Coreia do Norte

A palavra Coreia simboliza os três grandes reinos de origem coreana (Silla, Koguryo e Baekje) que estavam distribuídos ao longo da península da Coreia. Já o termo “norte” remete à posição geográfica do país, na porção norte da península.

Geografia da Coreia do Norte

A Coreia do Norte ocupa a porção norte da península da Coreia. Ela faz fronteira com a Rússia, a China e a Coreia do Sul. O território da Coreia do Norte é banhado pelo oceano Pacífico por meio dos mares do Japão e Amarelo. A rede hidrográfica local é formada por pequenos cursos de água.

O relevo da Coreia do Norte é basicamente montanhoso. As formações geomorfológicas locais são cobertas por vastas florestas temperadas. O clima da Coreia do Norte é temperado, com forte dualidade climática, caracterizada pela ocorrência de invernos frios e secos e verões quentes e chuvosos.

Mapa da Coreia do Norte

Mapa da Coreia do Norte

Demografia da Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país relativamente populoso e classificado como bastante povoado. As maiores cidades em população do país são: Pyongyang, Hamhung, Ch'ongjin, Namp'o e Sonch'on. A maior parte da população local está concentrada justamente na capital do país, Pyongyang.

Os dados demográficos da Coreia do Norte indicam que o país possui elevada taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. O índice de desenvolvimento humano (IDH) local é bastante baixo. A recorrência de doenças e as taxas de fome impactam a mortalidade infantil e a expectativa de vida local.

Economia da Coreia do Norte

A economia da Coreia do Norte é bastante fechada. O país conta com reservas de recursos minerais e forte indústria de base, mas, mesmo assim, apresenta taxas econômicas ruins e elevada incidência de pobreza. O desabastecimento alimentar é um problema comum no país, assim como o acesso aos bens básicos por parte da população.

O setor primário da Coreia do Norte concentra-se na produção de vegetais, pescados, arroz e demais grãos. Já o setor secundário é composto por indústrias cimenteiras, metalúrgicas, químicas, bélicas e de alimentos e roupas. No setor terciário destaca-se a participação do serviço público e da ampla organização militar presente no país.

Infraestrutura da Coreia do Norte

A Coreia do Norte possui uma infraestrutura bastante deficiente em áreas como transporte e energia. O país tem uma rede de transportes incompleta e escassa, com forte presença de estradas de terra e problemas estruturais em portos e aeroportos. Já no setor energético, destaca-se a prevalência do uso do carvão mineral e ainda a ocorrência comum de apagões.

No mesmo sentido, a Coreia do Norte possui problemas estruturais em áreas como saúde, educação e comércio. O acesso a serviços como o saneamento básico é bastante precário no país.

 Mulher empurrando um carrinho de mão na Coreia do Norte.
A Coreia do Norte apresenta um alto índice de pobreza. A infraestrutura e o acesso ao saneamento básico são precários. [1]

Governo da Coreia do Norte

A Coreia do Norte, apesar de autodenominar-se um governo de república popular socialista, é, na verdade, uma autocracia, um regime de governo ditatorial liderado por um único partido e pela figura de um líder absolutista. O país possui um governo fortemente centralizado, baseado no controle total da população local, além da ausência de partidos políticos e de entidades civis.

Em razão desse cenário, a Coreia do Norte é comumente apontada como o país mais fechado do mundo, além de que é um exemplo mundial de repressão aos direitos humanos e de perseguição à população civil.

Saiba mais: Diferenças entre os regimes de governo democrático, autoritário e totalitário

Cultura da Coreia do Norte

A cultura da Coreia do Norte é bastante singular, em razão do rígido controle do governo local no cotidiano da população. No geral, o acesso aos bens culturais estrangeiros é proibido, como mídias diversas, obras artísticas e livros. Assim, a população tem acesso somente aos bens culturais produzidos nacionalmente, que seguem uma linha adotada pelo governo central do país.

A repressão cultural é muito grande na Coreia do Norte, que possui acesso limitado à internet. O país proíbe idiomas, vestimentas e gestos considerados “ocidentais”. Na culinária, destaca-se o consumo de arroz e vegetais; já no esporte, o mais praticado é o futebol.

Curiosidades sobre a Coreia do Norte

  • A Coreia do Norte segue um regime de produção próprio, bastante diferente do comunismo e do socialismo, que é chamado de juche.

  • O exército da Coreia do Norte é um dos que possuem o maior número de militares do mundo: cerca de 1,2 milhão de soldados.

  • O calendário da Coreia do Norte é único em todo o mundo e segue uma lógica temporal conforme a data de nascimento dos fundadores do país.

  • O governo da Coreia do Norte controla até mesmo o corte de cabelo da população por meio de um rígido sistema de 15 cortes disponíveis.

  • A Coreia do Norte proíbe diversos elementos e objetos considerados “ocidentais” pelo governo, como, por exemplo, o uso de calça jeans.

Créditos da imagem

[1] Roman Harak / Wikimedia Commons   

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

China
Saiba mais sobre a China. Conheça suas principais características, saiba como é o seu governo e qual a preocupação deste com o crescimento populacional do país.
Coreia do Sul
Conheça as principais características geográficas da Coreia do Sul. Veja detalhes sobre a economia, população e a cultura dessa importante nação asiática.
Dinamarca
Clique aqui e saiba quais são as principais características da geografia, da demografia, da economia e da cultura da Dinamarca.
Jamaica
País da América Central com forte influência da cultura africana.
Regimes de governo
Clique aqui para entender o que são regimes de governo! Aprenda a diferença entre os regimes e as formas de governo. Conheça os principais tipos de regimes de governo!
Rússia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Rússia. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura desse país euro-asiático.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.
Totalitarismo
Clique neste link e entenda o conceito de totalitarismo, onde e quando ele ocorreu e quais suas principais características.
Ucrânia
Clique aqui e saiba mais sobre a Ucrânia. Veja características da geografia, da economia e da demografia dessa importante nação situada no Leste Europeu.
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Veja tudo sobre o IDH! Saiba quem criou o conceito, como ele é utilizado pela ONU e como é feito seu cálculo. Veja também os países que lideram o ranking mundial.
video icon
"A importância da revisão textual" escrito sobre fundo azul e roxo com uma lupa sobre um texto
Português
A importância da revisão textual
Muita gente acha que a revisão textual é algo que só alguém da área de Letras pode fazer, mas isso é um baita engano! Todo mundo que escreve tem condição de revisar. É o que vamos discutir nesta aula.