Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Coreia do Sul

Coreia do Sul

Localizada no sudeste da Ásia, a República da Coreia, mais conhecida por Coreia do Sul, é um país originado da divisão do território da antiga Coreia que, após a Segunda Guerra Mundial (1945), foi fragmentada em duas porções, dando origem à Coreia do Norte (comunista) e à Coreia do Sul (capitalista). Essa divisão teve como critério a passagem do paralelo 38° norte.

Esses dois novos países nunca atingiram estabilidade nas relações políticas, e o programa nuclear da Coreia do Norte tem aumentado as tensões entre as duas nações, que tecnicamente estão em guerra desde 1950.

A Coreia do Sul está situada ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional); seu território está localizado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental) e a nação também pertence à Zona Temperada do Norte, pois está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

Banhada pelo oceano Pacífico, a Coreia do Sul possui extensão territorial de 99.016 quilômetros quadrados, ocupando a porção meridional da Península da Coreia. Seu terreno é montanhoso e o clima é temperado continental.

A população sul-coreana soma 48.332.820 habitantes, a densidade demográfica é de 488 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, um país bastante povoado. Seul, capital do país, é a cidade mais populosa: 9.796.000 habitantes. A maioria da população nacional reside em áreas urbanas (82%).

Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. A economia nacional cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis. Entre as principais empresas sul-coreanas estão a Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Coreia do Sul apresenta excelentes indicadores sociais, diferentemente da vizinha Coreia do Norte. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sul-coreano é considerado muito alto: 0,877, ocupando o 12° lugar no ranking mundial. A taxa de mortalidade infantil é uma das menores do planeta: 4 óbitos a cada mil nascidos vivos. Outros aspectos positivos são a eficácia do sistema educacional, os serviços de saneamento ambiental e o sistema de saúde.

 


Bandeira da Coreia do Sul

Dados da Coreia do Sul:

Localização: Ásia.

Capital: Seul.

Área: 99.016 km².

Idioma: Coreano.

População: 48.332.820 habitantes.

Densidade demográfica: 488 hab/km².

População subnutrida: 4,5%.

Esperança de vida ao nascer: 78,2 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,877.

Moeda: Won sul-coreano.

Produto Interno Bruto (PIB): 929,1 bilhões de dólares.

PIB per capita: 19.841 dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Os filmes Americanos é uma forma de influência cultural
EUA: Influência cultural, econômica e política
EUA: Influência cultural, econômica e política, Os Estados Unidos referência cultural, Os Estados Unidos potência política, Os Estados Unidos potência econômica, Como desenvolveu a influência dos Estados Unidos.
Bandeira da Guiana.
Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
Uma das lindas paisagens do Chile.
Chile
Chile, Onde está localizado o Chile, A extensão territorial no Chile, O clima do Chile, A população do Chile, A composição étnica do Chile, A capital do Chile, Os indicadores sociais do Chile.
Ilhas de Galápagos
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
Localização da Líbia no mapa da África
Líbia
Nação que detém os melhores indicadores socioeconômicos da África.