Whatsapp icon Whatsapp

Rússia

A Rússia é o maior país em extensão territorial de todo o globo. Ela está localizada entre a Europa e a Ásia e possui um quadro geográfico extremamente diversificado.
Bandeira da Rússia
Bandeira da Rússia

 Rússia é uma das principais nações em termos geopolíticos de todo o globo. O país tem uma história milenar, marcada por vários conflitos mundiais, além de grande instabilidade em nível nacional.

A geografia russa, em razão da sua extensão espacial, é bastante diversificada. O território russo é populoso e pouco povoado. A economia da Rússia está ancorada em diversas atividades, como o comércio e os serviços. O país é um dos principais polos logísticos da Eurásia.

Os russos são governados por um sistema semipresidencialista. Uma curiosidade sobre a Rússia é a sua cultura extremamente particular, com destaque para a valorização das diversas formas de manifestação artística, como a literatura e a música.

Leia também: Os 20 maiores países do mundo

Resumo sobre a Rússia

  • A Rússia, junto de nações vizinhas, integrou durante a maior parte do século XX a União Soviética.

  • Essa nação possui grande tradição histórica nas decisões políticas e militares globais. O país participou ativamente das duas Grandes Guerras e da Guerra Fria.

  • A geografia russa é caracterizada pela presença de rios extensos, pelas formações de planícies e planaltos, pelos climas temperado e polar e pelas vegetações de tundra, taiga e estepes.

  • A Rússia possui uma população de aproximadamente 145 milhões de pessoas. A maior cidade em número de habitantes é Moscou.

  • A economia da Rússia tem uma participação significativa do setor primário, uma forte atuação da indústria de base e o protagonismo das atividades terciárias.

  • O país detém uma boa oferta de serviços públicos para a população, com destaque para a baixíssima taxa de analfabetismo.

  • Os escritores Leon Tolstói e Fiódor Dostoiévski são exemplos da importância da literatura da Rússia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Rússia

  • Nome oficial: Federação Russa.

  • Gentílico: russo.

  • Extensão territorial: 17.098.246 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa Oriental e Ásia.

  • Capital: Moscou.

  • Climas: temperado e polar.

  • Governo: república federal semipresidencialista.

  • Idioma: russo.

  • Religiões: 44,6% — cristianismo ortodoxo russo, 10,7% — islamismo, 8,2% — ateísmo, 36,5% — outras.

  • População: 145.934.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 8,9 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,824 (muito elevado).

  • Moeda: rublo russo.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,7 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 11.584.

  • Gini: 0,37%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa:

    • 22 repúblicas: Adiguésia, Bascortostão, Buriácia, Altai, Daguestão, Inguchétia, Cabárdia-Balcária, Calmúquia, Carachai-Circássia, Carélia, Komi, Mari El, Mordóvia, Iacútia, Ossétia do Norte-Alânia, Tartaristão, Tuva, Udmúrtia, Cacássia, Chechénia, Chuváchia, República da Crimeia.

    • 46 províncias (oblast): Amur, Arcangel, Astracã, Belgorod, Briansk, Vladimir, Volgogrado, Vologda, Voronej, Ivanovo, Irkutsk, Kaliningrado, Kaluga, Kemerovo, Kirov, Kostroma, Kurgan, Kursk, Leningrado, Lipetsk, Magadan, Moscovo, Murmansk, Nijni Novgorod, Novgorod, Novosibirsk, Omsk, Oremburgo, Oriol, Penza, Pskov, Rostov, Riazan, Samara, Saratov, Sacalina, Sverdlovsk, Smolensk, Tambov, Tver, Tomsk, Tula, Tiumen, Ulianovsk, Tcheliabinsk, Tchita, Iaroslavl.

    • 4 distritos autônomos (okrugs): Iamália-Nenétsia, Khântia-Mânsia, Nenétsia, Tchukotka.

    • 9 territórios (krays): Altai, Kamtchatka, Khabarovsk, Krasnodar, Krasnoiarsk, Litoral, Perm, Stavropol, Transbaicália.

    • 3 cidades federais: Moscou, São Petersburgo e Sebastopol.

    • 1 província autônoma (oblast autônomo): Oblast Autônomo Judaico.

História da Rússia

A Rússia possui uma história milenar marcada por diversos conflitos. O território russo era habitado, desde os tempos antigos, por diferentes povos, com destaque para eslavos, varegos, mongóis e tártaros. A união desses povos em torno de uma única nação ocorreu por volta de 1533, por meio da governança de Ivan IV. Desde então, com destaque para o período da dinastia Romanov, a Rússia tornou-se um dos países mais poderosos do mundo.

Com a ocorrência da Revolução Russa, em 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), houve a queda das tradicionais dinastias que governavam o país. Esse evento culminou na criação, em 1922, da União Soviética, reunião de várias repúblicas com viés socialista. A União Soviética participou ativamente da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) e foi também um dos dois grandes polos de poder da Guerra Fria.

Já em razão de diversas mudanças em nível internacional, no âmbito político e econômico, a União Soviética dissolveu-se em 1991. A partir de então, a Rússia assumiu um governo de cunho capitalista, por meio da modernização de sua economia.

Atualmente, a Rússia ainda detém grande poder político e militar e é uma das principais nações do globo. Porém, é um país de economia instável, conhecido pela corrupção e pela violação dos direitos humanos.

Leia também: História de Moscou — a trajetória da capital russa

Geografia da Rússia

A Rússia é o maior país em extensão territorial do mundo, portanto, possui uma geografia diversificada. Ela está localizada entre a Ásia e a Europa. O território russo é banhado pelos oceanos Pacífico e Glacial Ártico. Além disso, a Rússia é banhada pelos mares Báltico, Negro e Cáspio.

O território russo faz fronteira com os seguintes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Belarus, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, China e a Coreia do Norte. Além do território russo unificado, o país ainda possui uma pequena província que fica localizada no continente europeu, entre a Lituânia e a Polônia, chamada Kaliningrado.

O relevo da Rússia é formado por grandes áreas de planícies e planaltos. O Cáucaso e o Urais são as principais formações de relevo de elevada altitude do território russo. O Monte Elbrus, com cerca de 5.650 metros, é o pico da Rússia e também de toda a Europa.

Sua rede hidrográfica é formada por um amplo conjunto de rios, com destaque para o Volga, o Ob, o Lena e o Ienissei. O Lago Baikal, considerado o mais profundo do mundo, também está localizado no território russo.

Por sua vez, o clima da Rússia é tipicamente temperado, com verões quentes e invernos muito frios. Já o norte do país é caracterizado pelo clima polar. A vegetação é composta por formações de florestas temperadas, estepes e tundras.

Mapa da Rússia

Mapa da Rússia

Demografia da Rússia

A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial. O povo russo é formado, além de indivíduos da etnia russa, por vários grupos minoritários, como ucranianos e tártaros.

Essa nação apresenta bons indicadores sociais, apesar da crescente desigualdade social. Por sua vez, a demografia local é marcada pela baixa taxa de natalidade e pelo rápido envelhecimento da população, majoritariamente urbana. As duas maiores cidades da Rússia em população são Moscou, com cerca de 11 milhões de habitantes, e São Petersburgo, que possui quase 5 milhões.

Economia da Rússia

A Rússia conta com uma economia diversificada, que vem modernizando-se ao longo dos últimos anos. O setor terciário é o principal da economia russa, em especial as atividades de comércio e serviços. Já o setor secundário está ancorado na indústria bélica, manufatureira, química, cimenteira e alimentícia. O setor primário também é importante para essa nação.

Há na Rússia uma grande produção de minérios diversos, carvão mineral, petróleo e gás natural. A exploração de madeira também é recorrente. Por sua vez, na agricultura destaca-se a produção de cereais, como trigo, e tubérculos, como batata e beterraba. Já na pecuária predomina a criação de bovinos e suínos e a pesca.

Centro financeiro de Moscou
O centro financeiro de Moscou é um dos mais importantes da Europa.

Infraestrutura da Rússia

A Rússia passou por profundas mudanças políticas e econômicas nas últimas décadas. Por isso, houve alterações intensas em sua infraestrutura. O país conta, hoje, com um robusto sistema de serviços públicos.

O acesso à saúde e à educação é ilimitado para toda a população. No mesmo sentido, a oferta de serviços como energia e comunicação é espacialmente abrangente no país.

A Rússia detém uma grande infraestrutura de transportes, desde rodoviais e ferrovias, até modais mais modernos, como gasodutos. O país é um centro logístico importante entre a Ásia e a Europa. Portanto, sua sólida rede de infraestrutura é um componente fundamental para a economia local.

Governo da Rússia

O governo da Rússia é formado por uma estrutura denominada semipresidencialista. Logo, há no país a figura de um presidente e de um primeiro-ministro. Por sua vez, completa o sistema máximo de poder a Assembleia Nacional, formada pela Duma (Câmara Baixa) e pelo Conselho da Federação (Câmara Alta).

Apesar de ser considerada uma nação democrática, a Rússia possui um governo marcado pela adoção de medidas controversas pelo controle do poder. O país apresenta altos índices de corrupção e uma forte censura da mídia independente.

O governo russo é reconhecido internacionalmente pela perseguição sistemática aos opositores e pelo amplo controle das estruturas políticas nacionais. Ademais, é uma nação comumente marcada pelo desrespeito aos direitos humanos e pela perseguição às liberdades individuais.

Leia também: Kremlin — a casa dos presidentes russos

Cultura da Rússia

A cultura da Rússia é bastante diversificada e muito significativa. O alfabeto e a religião russa, por exemplo, são motivos de orgulho para a população local. A Rússia é reconhecida pela tradição das suas manifestações artísticas, desde a dança até a literatura. O Balé Bolshoi, por exemplo, é um ícone da cultura russa.

Essa nação também é reconhecida pelos seus grandes escritores, com destaque para Leon Tolstói e Fiódor Dostoiévski. A Rússia possui uma culinária muito particular, baseada em cereais, sopas e chás. O consumo de vodca é uma prática tradicional reconhecida internacionalmente. Já em relação aos esportes, a Rússia destaca-se nas modalidades coletivas, como o handebol, e nas plásticas, como a ginástica.

Catedral de São Basílio, em Moscou
A Catedral de São Basílio, localizada na Praça Vermelha, em Moscou, é um dos símbolos da Rússia.

Curiosidades da Rússia

  • A cidade russa de Oymyakon, localizada na Sibéria, é considerada a localidade mais fria de todo o mundo.

  • A Rússia possui o maior pico e o maior rio de toda a Europa. São eles o Monte Elbrus e o Rio Volga.

  • O território russo é o mais extenso dentre os países do planeta. Ele engloba um total de onze fusos horários.

  • A cidade de Moscou, capital russa, conta com um amplo sistema de metrôs que é considerado o mais movimentado da Europa.

  • As matrioscas, pequenas bonecas confeccionadas em madeira, são consideradas um símbolo da Rússia.

  • A Rússia, ainda como União Soviética, foi um dos países protagonistas na exploração do espaço.

  • A República da Crimeia é uma porção do território da Ucrânia que foi invadida pela Rússia em 2014. Esse é um dos litígios territoriais dos russos.

  

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Bandeira da Colômbia
Colômbia
Clique aqui e conheça as principais características territoriais, econômicas e sociais da Colômbia!
Bandeira da Crimeia.
Crimeia
Leia sobre os principais aspectos da Crimeia. Entenda a história dessa região situada na Europa Oriental. Veja alguns dados geográficos dessa península europeia.
Burj Khalifa Bin Zayid, localizado em Dubai, é o maior edifício do planeta
Emirados Árabes Unidos
País que abriga a maior obra de engenharia do mundo.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Visão aérea de Moscou com alguns dos prédios e das torres que compõem o Kremlin em destaque
História de Moscou
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a cidade de Moscou, capital da Rússia, ao longo da história.
Visão aérea da Ilha de Vassiliev, a maior ilha que faz parte do território de São Petersburgo
História de São Petersburgo
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a história da segunda maior cidade da Rússia, que foi fundada em 1703 e nomeada de São Petersburgo.
Visão de parte do Kremlin de Moscou. O rio na imagem é o Rio Moscou
História do Kremlin de Moscou
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a história do Kremlin da cidade de Moscou.
Anúncio da independência de Kosovo na cidade de Prístina.
Independência de Kosovo
Independência de Kosovo, As conseqüências da Independência de Kosovo, Como ocorreu a Independência de Kosovo, Quando ocorreu a Independência de Kosovo, Os principais motivos da Independência de Kosovo.
Bandeira do Iraque
Iraque
Saiba mais sobre as principais características do Iraque. Veja detalhes sobre a história e a cultura milenar desse país geopoliticamente estratégico.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Acima, bandeira com símbolo do Pacto de Varsóvia, criado em 1955
Pacto de Varsóvia
Fique sabendo em que consistiu o Pacto de Varsóvia e que importância ele teve no contexto da Guerra Fria.
Homem em tanque de guerra ucraniano, montando defesa contra a invasão russa.
Por que razão a Rússia invadiu a Ucrânia?
Saiba por que a Rússia invadiu a Ucrânia, deflagrando uma guerra. Leia sobre as motivações que levaram os russos a iniciarem o conflito.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
A Crimeia é uma península localizada entre os mares Negro e Azov.
Questão da Crimeia
Fique por dentro da questão da Crimeia. Saiba quais foram as principais causas e consequências da invasão e anexação desse território pela Rússia.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
A fronteira entre Rússia e Ucrânia é um dos principais focos de tensão da atualidade.
Tensão entre Rússia e Ucrânia
Saiba quais são as principais causas da tensão entre Rússia e Ucrânia. Leia informações sobre o contexto histórico, político e cultural desse conflito.
União Soviética
Clique e acesse para ler sobre a história da União Soviética. Entenda como ela se formou e como acabou, em 1991. Confira seus principais acontecimentos!
video icon
Sociologia
O que é justiça social?
O que é justiça social? Como podemos entender justiça em uma sociedade marcada pela desigualdade? Veja tudo isso e muito mais nesta videoaula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.