Whatsapp icon Whatsapp

Suriname

Bandeira do Suriname.
Bandeira do Suriname.

República do Suriname ou simplesmente Suriname é um país sul-americano, localizado no nordeste do subcontinente (América do Sul). O seu território se encontra no hemisfério norte, na zona intertropical do planeta do ocidente. O litoral do Suriname é banhado pelo oceano Atlântico e sua área litorânea é constituída por pântanos. Na medida em que se afasta do litoral, a configuração da paisagem vai se modificando. O interior do país abrange vegetações do tipo cerrado e também florestas tropicais.

A população nacional é constituída a partir da mistura entre descendentes de indianos, europeus e africanos. Em decorrência da diversidade étnica do país, não há religião predominante. São praticados o hinduismo ( 27%), o islamismo ( 20%) e o cristianismo (catolicismo 22% e protestantismo 25%).

Suriname possui um território que ocupa uma área de 163.821 km2, onde vivem cerca de 500 mil habitantes. Essa população é dirigida por um governo do tipo república parlamentarista. Sua independência em relação aos países baixos foi alcançada somente em 25 de novembro de 1975. O país apresenta um IDH médio (0,646) e a moeda corrente é o dólar do Suriname.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Bandeira da Bolívia
Bolívia
Leia sobre as principais informações da geografia boliviana. Veja os principais dados sobre a demografia, a economia, a política e a infraestrutura da Bolívia.
Apresentação militar na Coreia do Norte
Coreia do Norte
A Coreia do Norte é um país formado através da divisão da antiga Coreia. Confira!
Bandeira do Egito
Egito
Saiba mais sobre a história da civilização egípcia. Veja dados geográficos, demográficos e econômicos do Egito e leia sobre a diversidade cultural dos egípcios.
Bandeira da Indonésia na colina de Telang, Kalimantan do Sul, Indonésia
Indonésia
A Indonésia é o quarto país mais habitado do mundo, confira aqui suas características!
A queda do muro de Berlim simboliza o fim do mundo bipolar.
O fim da União Soviética
O fim da União Soviética, O inicio da insatisfação da população do leste Europeu, As mudanças ocorridas no Leste Europeu, Desestruturação do bloco socialista europeu, A queda do muro de Berlim e o fim da Guerra fria, A Rússia como principal território.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
video icon
Filosofia
A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard
Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a condição do ser humano na pós-modernidade não é tarefa fácil. Essa condição, marcada por estigmas linguísticos, pelo consumo e por um mundo que se viu polarizado durante a Guerra Fria (e cedido ao capitalismo financeiro e ao capitalismo consumista), levou a filosofia a repensar o que estaríamos vivendo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas