Whatsapp icon Whatsapp

Dinamarca

A Dinamarca é um país desenvolvido e industrializado que está localizado na porção norte da Europa. Os dinamarqueses são reconhecidos pelo seu elevado padrão de vida.
Bandeira da Dinamarca.
Bandeira da Dinamarca.

A Dinamarca é um país localizado na Europa. Essa nação é uma das mais desenvolvidas e industrializadas de todo o mundo, por isso a população local desfruta de um elevado padrão de vida. Historicamente, a formação da nação dinamarquesa é uma das mais antigas do planeta, com forte tradição das populações escandinavas.

A economia da Dinamarca tem como base a produção agropecuária, a fabricação de bens manufaturados e a oferta de serviços diversos. A adoção de fontes de energia e meios de transportes alternativos é característica do país.

Leia também: Austrália — outro país no qual a população desfruta de um elevado padrão de vida

Resumo sobre Dinamarca

  • A unificação de parte das populações que viveram na Escandinávia deu origem ao Reino da Dinamarca.

  • O território dinamarquês, formado pela parte continental e por diversas ilhas, é banhado pelo mar do Norte e pelo mar Báltico.

  • A Dinamarca possui uma pequena população absoluta, mas em razão do estreito território, registra uma elevada densidade demográfica.

  • A economia da Dinamarca é bastante desenvolvida, industrializada e muito diversificada, com grande participação de todos os setores econômicos.

  • Há um forte investimento em fontes de energia como a eólica e em meios de transportes como a bicicleta na Dinamarca.

  • A Dinamarca é uma referência na adoção de políticas de promoção dos direitos humanos e do meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Dinamarca

  • Nome oficial: Reino da Dinamarca.

  • Gentílico: dinamarquês.

  • Extensão territorial: 42.921 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa do Norte.

  • Capital: Copenhague.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia constitucional parlamentarista.

  • Idioma: dinamarquês.

  • Religiões:

    • 75% — cristianismo;

    • 5% — islamismo;

    • 20% — outras.

  • População: 5.792.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 136 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,940 (muito elevado).

  • Moeda: coroa dinamarquesa.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 392,57 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 67.220.

  • Gini: 28%.

  • Fuso horário: UTC+2.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: cinco regiões e duas dependências (Groenlândia e Ilhas Faroé). As cinco regiões da Dinamarca são:

Capital

Jutlândia do Norte

Jutlândia Central

Zelândia

Dinamarca do Sul

 

História da Dinamarca

O povoamento da região atual da Dinamarca, um dos países que compõem a Escandinávia, é muito antigo. Os vikings, população nativa local, ocupam essa região europeia desde tempos remotos, sendo que a unificação de parte dessas populações deu origem ao Reino da Dinamarca, considerado um dos mais antigos do mundo.

Ao longo do tempo, a Dinamarca fez diversas parcerias geopolíticas, especialmente com seus vizinhos, como Suécia e Noruega, e ainda perdeu parte dos seus territórios, em um contexto de diversos conflitos bélicos entre as nações norte-europeias. Já mais recentemente, a Dinamarca sofreu de maneira incisiva os efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando foi invadida pelo exército nazista.

O período mais moderno da história dinamarquesa é marcado ainda pela ascensão econômica e política dessa nação, como por meio da participação na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia (UE), sendo que na atualidade a Dinamarca é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo.

Etimologia de Dinamarca

diferentes versões para a origem do nome da Dinamarca, muitas ligadas às línguas antigas da região, assim como às tradições folclóricas da Escandinávia. As versões mais aceitas apontam que o termo Dinamarca refere-se a “terra plana” ou ainda “floresta da fronteira”.

Geografia da Dinamarca

A Dinamarca é um país localizado na Europa do Norte, em uma região conhecida como Escandinávia, que compreende os chamados países nórdicos. O território dinamarquês, formado pela parte continental e por diversas ilhas, é banhado pelo mar do Norte e pelo mar Báltico. A única fronteira terrestre da Dinamarca é com a Alemanha.

O relevo da Dinamarca é predominantemente plano, com elevações próximas ao nível do mar. A presença de fiordes é recorrente no território dinamarquês. A hidrografia da Dinamarca é bastante densa, com grande volume de rios e lagos, que inclusive congelam durante o inverno no país. O principal rio dinamarquês é o Guden.

A Dinamarca possui um clima tipicamente temperado, com forte influência da umidade proveniente do oceano, que gera chuvas frequentes e menores amplitudes térmicas. A ocorrência de neve é bastante comum no inverno. O país também possui uma vegetação do tipo temperado, com porções de florestas deciduais, também chamadas de coníferas.

Mapa da Dinamarca

Mapa da Dinamarca.
Legenda

Demografia da Dinamarca

A Dinamarca é um país que possui uma pequena população absoluta, mas em razão do estreito território, registra uma elevada densidade demográfica. A maior concentração populacional local dá-se nas regiões próximas à capital dinamarquesa. A referida capital, Copenhague, com cerca de meio milhão de habitantes, é a maior cidade em população do país.

Em termos demográficos, a Dinamarca apresenta uma população bastante envelhecida, resultado do elevado índice de longevidade. O país também possui uma taxa de natalidade considerada baixa. O crescimento populacional local dá-se especialmente por meio da imigração, com destaque para a minoria islâmica local. A população dinamarquesa desfruta de um elevado padrão de vida.

Economia da Dinamarca

A economia da Dinamarca é bastante desenvolvida, industrializada e muito diversificada, com forte participação de todos os setores econômicos. No setor primário, destaca-se a produção de alimentos como trigo, aveia, centeio, beterraba e batata, além da produção de laticínios e carne de porco. Entretanto, o país é dependente da exportação de recursos energéticos e minerais diversos.

Já no setor secundário, ressalta-se a produção de alta tecnologia, como de bens de transportes, comunicações, energia, farmacêuticos, entre outros manufaturados. A indústria dinamarquesa é reconhecida internacionalmente pela sua elevada automatização tecnológica. Em relação ao setor terciário, evidencia-se a participação do comércio, especialmente marítimo, além dos mercados financeiro e turístico.

Infraestrutura da Dinamarca

A Dinamarca possui uma infraestrutura muito moderna. O país é um exemplo na adoção de medidas de proteção social, como vultuosos investimentos em saúde e educação, além do investimento na qualidade de vida da população local. O atendimento nacional em termos de serviços, como água, energia e comunicações, é praticamente universal no país. Ressalta-se também o forte investimento em economia verde, como em fontes de energia como a eólica, e também em transportes alternativos, como a bicicleta.

Bicicletas estacionadas na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.
A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado na Dinamarca.

Veja também: Suíça — um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo

Governo da Dinamarca

O governo da Dinamarca é do tipo monarquia constitucional parlamentarista. Logo, a rainha exerce a figura de chefe de Estado, enquanto o primeiro-ministro é o chamado chefe de governo. A democracia dinamarquesa é uma das mais sólidas do mundo. No país, há ampla participação popular nas decisões governamentais, além de grande liberdade de expressão. Ademais, a Dinamarca é uma referência na adoção de políticas de promoção dos direitos humanos e do meio ambiente.

Cultura da Dinamarca

A Dinamarca possui uma cultura muito diversificada, com forte influência das populações escandinavas e também do amplo número de imigrantes que moram no país. Há diversos festivais folclóricos na Dinamarca, além de grande incentivo para manifestações artísticas. O país também possui grande liberdade religiosa e ampla diversidade de línguas faladas. Na culinária, ressalta-se o uso da carne de porco, além de vegetais como a batata. O consumo de chocolate também é tradicional no país. Já no esporte, destaca-se a prática do futebol e também do handebol.

Curiosidades da Dinamarca

  • O registro de crianças na Dinamarca é feito com base em uma lista de cerca de 7 mil nomes previamente estabelecidos pelas leis locais.

  • O consumo de produtos orgânicos é muito elevado na Dinamarca, com destaque para os alimentos produzidos nacionalmente.

  • O principal meio de transporte do país é a bicicleta. Há uma grande rede de ciclovias que cortam o plano território dinamarquês.

  • Na capital dinamarquesa, Copenhague, há uma comunidade alternativa, chamada Christiania, que abriga uma ampla população hippie. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bolívia
Leia sobre as principais informações da geografia boliviana. Veja os principais dados sobre a demografia, a economia, a política e a infraestrutura da Bolívia.
Costa Rica
Clique aqui e saiba quais são as principais características geográficas, econômicas e culturais da Costa Rica, um país localizado na América Central.
Croácia
Conheça detalhes sobre a Croácia. Saiba como se originou, quais os aspectos geográficos que movimentam o turismo no país e como é a vida dos croatas.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Jamaica
País da América Central com forte influência da cultura africana.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Escrito"O que é nacionalismo?" sobre a representação do que é nacionalismo.
Sociologia
O que é nacionalismo?
A ideologia do nacionalismo está presente em vários locais no mundo. Das guerras mundiais ao tempo contemporâneo, várias ações políticas foram moldadas pelo nacionalismo. Veja isso e muito mais nesta videoaula.