Dinamarca
A Dinamarca é um país localizado na Europa. Essa nação é uma das mais desenvolvidas e industrializadas de todo o mundo, por isso a população local desfruta de um elevado padrão de vida. Historicamente, a formação da nação dinamarquesa é uma das mais antigas do planeta, com forte tradição das populações escandinavas.
A economia da Dinamarca tem como base a produção agropecuária, a fabricação de bens manufaturados e a oferta de serviços diversos. A adoção de fontes de energia e meios de transportes alternativos é característica do país.
Leia também: Austrália — outro país no qual a população desfruta de um elevado padrão de vida
Resumo sobre Dinamarca
-
A unificação de parte das populações que viveram na Escandinávia deu origem ao Reino da Dinamarca.
-
O território dinamarquês, formado pela parte continental e por diversas ilhas, é banhado pelo mar do Norte e pelo mar Báltico.
-
A Dinamarca possui uma pequena população absoluta, mas em razão do estreito território, registra uma elevada densidade demográfica.
-
A economia da Dinamarca é bastante desenvolvida, industrializada e muito diversificada, com grande participação de todos os setores econômicos.
-
Há um forte investimento em fontes de energia como a eólica e em meios de transportes como a bicicleta na Dinamarca.
-
A Dinamarca é uma referência na adoção de políticas de promoção dos direitos humanos e do meio ambiente.
Dados gerais da Dinamarca
-
Nome oficial: Reino da Dinamarca.
-
Gentílico: dinamarquês.
-
Extensão territorial: 42.921 quilômetros quadrados.
-
Localização: Europa do Norte.
-
Capital: Copenhague.
-
Clima: temperado.
-
Governo: monarquia constitucional parlamentarista.
-
Idioma: dinamarquês.
-
Religiões:
-
75% — cristianismo;
-
5% — islamismo;
-
20% — outras.
-
-
População: 5.792.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 136 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,940 (muito elevado).
-
Moeda: coroa dinamarquesa.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 392,57 bilhões.
-
PIB per capita: US$ 67.220.
-
Gini: 28%.
-
Fuso horário: UTC+2.
-
Relações exteriores:
-
Divisão administrativa: cinco regiões e duas dependências (Groenlândia e Ilhas Faroé). As cinco regiões da Dinamarca são:
Capital |
Jutlândia do Norte |
Jutlândia Central |
Zelândia |
Dinamarca do Sul |
|
História da Dinamarca
O povoamento da região atual da Dinamarca, um dos países que compõem a Escandinávia, é muito antigo. Os vikings, população nativa local, ocupam essa região europeia desde tempos remotos, sendo que a unificação de parte dessas populações deu origem ao Reino da Dinamarca, considerado um dos mais antigos do mundo.
Ao longo do tempo, a Dinamarca fez diversas parcerias geopolíticas, especialmente com seus vizinhos, como Suécia e Noruega, e ainda perdeu parte dos seus territórios, em um contexto de diversos conflitos bélicos entre as nações norte-europeias. Já mais recentemente, a Dinamarca sofreu de maneira incisiva os efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando foi invadida pelo exército nazista.
O período mais moderno da história dinamarquesa é marcado ainda pela ascensão econômica e política dessa nação, como por meio da participação na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia (UE), sendo que na atualidade a Dinamarca é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo.
Etimologia de Dinamarca
Há diferentes versões para a origem do nome da Dinamarca, muitas ligadas às línguas antigas da região, assim como às tradições folclóricas da Escandinávia. As versões mais aceitas apontam que o termo Dinamarca refere-se a “terra plana” ou ainda “floresta da fronteira”.
Geografia da Dinamarca
A Dinamarca é um país localizado na Europa do Norte, em uma região conhecida como Escandinávia, que compreende os chamados países nórdicos. O território dinamarquês, formado pela parte continental e por diversas ilhas, é banhado pelo mar do Norte e pelo mar Báltico. A única fronteira terrestre da Dinamarca é com a Alemanha.
O relevo da Dinamarca é predominantemente plano, com elevações próximas ao nível do mar. A presença de fiordes é recorrente no território dinamarquês. A hidrografia da Dinamarca é bastante densa, com grande volume de rios e lagos, que inclusive congelam durante o inverno no país. O principal rio dinamarquês é o Guden.
A Dinamarca possui um clima tipicamente temperado, com forte influência da umidade proveniente do oceano, que gera chuvas frequentes e menores amplitudes térmicas. A ocorrência de neve é bastante comum no inverno. O país também possui uma vegetação do tipo temperado, com porções de florestas deciduais, também chamadas de coníferas.
Mapa da Dinamarca
Demografia da Dinamarca
A Dinamarca é um país que possui uma pequena população absoluta, mas em razão do estreito território, registra uma elevada densidade demográfica. A maior concentração populacional local dá-se nas regiões próximas à capital dinamarquesa. A referida capital, Copenhague, com cerca de meio milhão de habitantes, é a maior cidade em população do país.
Em termos demográficos, a Dinamarca apresenta uma população bastante envelhecida, resultado do elevado índice de longevidade. O país também possui uma taxa de natalidade considerada baixa. O crescimento populacional local dá-se especialmente por meio da imigração, com destaque para a minoria islâmica local. A população dinamarquesa desfruta de um elevado padrão de vida.
Economia da Dinamarca
A economia da Dinamarca é bastante desenvolvida, industrializada e muito diversificada, com forte participação de todos os setores econômicos. No setor primário, destaca-se a produção de alimentos como trigo, aveia, centeio, beterraba e batata, além da produção de laticínios e carne de porco. Entretanto, o país é dependente da exportação de recursos energéticos e minerais diversos.
Já no setor secundário, ressalta-se a produção de alta tecnologia, como de bens de transportes, comunicações, energia, farmacêuticos, entre outros manufaturados. A indústria dinamarquesa é reconhecida internacionalmente pela sua elevada automatização tecnológica. Em relação ao setor terciário, evidencia-se a participação do comércio, especialmente marítimo, além dos mercados financeiro e turístico.
Infraestrutura da Dinamarca
A Dinamarca possui uma infraestrutura muito moderna. O país é um exemplo na adoção de medidas de proteção social, como vultuosos investimentos em saúde e educação, além do investimento na qualidade de vida da população local. O atendimento nacional em termos de serviços, como água, energia e comunicações, é praticamente universal no país. Ressalta-se também o forte investimento em economia verde, como em fontes de energia como a eólica, e também em transportes alternativos, como a bicicleta.
Veja também: Suíça — um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo
Governo da Dinamarca
O governo da Dinamarca é do tipo monarquia constitucional parlamentarista. Logo, a rainha exerce a figura de chefe de Estado, enquanto o primeiro-ministro é o chamado chefe de governo. A democracia dinamarquesa é uma das mais sólidas do mundo. No país, há ampla participação popular nas decisões governamentais, além de grande liberdade de expressão. Ademais, a Dinamarca é uma referência na adoção de políticas de promoção dos direitos humanos e do meio ambiente.
Cultura da Dinamarca
A Dinamarca possui uma cultura muito diversificada, com forte influência das populações escandinavas e também do amplo número de imigrantes que moram no país. Há diversos festivais folclóricos na Dinamarca, além de grande incentivo para manifestações artísticas. O país também possui grande liberdade religiosa e ampla diversidade de línguas faladas. Na culinária, ressalta-se o uso da carne de porco, além de vegetais como a batata. O consumo de chocolate também é tradicional no país. Já no esporte, destaca-se a prática do futebol e também do handebol.
Curiosidades da Dinamarca
-
O registro de crianças na Dinamarca é feito com base em uma lista de cerca de 7 mil nomes previamente estabelecidos pelas leis locais.
-
O consumo de produtos orgânicos é muito elevado na Dinamarca, com destaque para os alimentos produzidos nacionalmente.
-
O principal meio de transporte do país é a bicicleta. Há uma grande rede de ciclovias que cortam o plano território dinamarquês.
-
Na capital dinamarquesa, Copenhague, há uma comunidade alternativa, chamada Christiania, que abriga uma ampla população hippie.