Whatsapp icon Whatsapp

Cúpula Sobre Mudanças Climáticas

Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15

Entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, será realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, a Cúpula Sobre Mudanças Climáticas, chamada de COP 15. Esse evento visa propor um acordo global para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Essas metas entrariam em vigor em 2012, ano em que termina o prazo do Protocolo de Kyoto.

O Protocolo de Kyoto estabeleceu a redução da emissão de gases poluentes de 8% para os países da União Europeia, 7% para os Estados Unidos e 6% para o Japão, não foi estabelecido metas para os países em desenvolvimento. No entanto, as medidas não foram suficientes para minimizar os problemas ambientais, pois a maioria dos países não reduziu a emissão de gases na atmosfera.

A consequência dessa omissão é a intensificação do aquecimento global, conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), a temperatura da Terra aumentou 0,7 °C desde a Revolução Industrial, essa quantia pode parecer pouca, mas é o suficiente para causar um desequilíbrio ecológico e desencadear catástrofes ambientais, como, por exemplo, furacões e derretimento das calotas polares.

Nesse contexto, os acordos internacionais são de fundamental importância na busca por soluções ambientais eficazes. Pensando nisso, o primeiro ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, convidou, através de uma carta formal, 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para participarem da cúpula.

Todos os países confirmaram a participação no evento, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao; e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Porém, a primeira má notícia, antes mesmo do início do evento, veio do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que deixou explícita a sua posição, afirmando que a China não irá reduzir sua produção para diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Barack Obama encontra problemas para tentar reduzir a emissão de gases estufa nos Estados Unidos, pois tem encontrado grande resistência no Congresso Nacional para aprovar uma legislação que reduza a emissão desses gases. Esse mesmo fato aconteceu com o ex-presidente Bill Clinton, que assinou o Protocolo de Kyoto, mas o projeto foi barrado no Congresso estadunidense.

Várias entidades ambientalistas e a população civil estão cobrando propostas com resultados concretos e imediatos nesse fórum internacional, pois não há mais tempo para burocracias e políticas econômicas que degradam o meio ambiente e intensificam o aquecimento global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
video icon
Frase "Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil" escrita ao lado da silhueta de uma mulher de cabelos soltos
Português
Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil
Quando a ciência não é valorizada em um país, pesquisadores tendem a buscar subsídios além das fronteiras. Nesta videoaula, discutiremos essa importante temática no cenário brasileiro e suas consequências para a sociedade. Fiquem ligados!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?