Whatsapp icon Whatsapp

Cúpula Sobre Mudanças Climáticas

Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15

Entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, será realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, a Cúpula Sobre Mudanças Climáticas, chamada de COP 15. Esse evento visa propor um acordo global para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Essas metas entrariam em vigor em 2012, ano em que termina o prazo do Protocolo de Kyoto.

O Protocolo de Kyoto estabeleceu a redução da emissão de gases poluentes de 8% para os países da União Europeia, 7% para os Estados Unidos e 6% para o Japão, não foi estabelecido metas para os países em desenvolvimento. No entanto, as medidas não foram suficientes para minimizar os problemas ambientais, pois a maioria dos países não reduziu a emissão de gases na atmosfera.

A consequência dessa omissão é a intensificação do aquecimento global, conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), a temperatura da Terra aumentou 0,7 °C desde a Revolução Industrial, essa quantia pode parecer pouca, mas é o suficiente para causar um desequilíbrio ecológico e desencadear catástrofes ambientais, como, por exemplo, furacões e derretimento das calotas polares.

Nesse contexto, os acordos internacionais são de fundamental importância na busca por soluções ambientais eficazes. Pensando nisso, o primeiro ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, convidou, através de uma carta formal, 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para participarem da cúpula.

Todos os países confirmaram a participação no evento, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao; e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Porém, a primeira má notícia, antes mesmo do início do evento, veio do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que deixou explícita a sua posição, afirmando que a China não irá reduzir sua produção para diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Barack Obama encontra problemas para tentar reduzir a emissão de gases estufa nos Estados Unidos, pois tem encontrado grande resistência no Congresso Nacional para aprovar uma legislação que reduza a emissão desses gases. Esse mesmo fato aconteceu com o ex-presidente Bill Clinton, que assinou o Protocolo de Kyoto, mas o projeto foi barrado no Congresso estadunidense.

Várias entidades ambientalistas e a população civil estão cobrando propostas com resultados concretos e imediatos nesse fórum internacional, pois não há mais tempo para burocracias e políticas econômicas que degradam o meio ambiente e intensificam o aquecimento global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Um dos símbolos da burocracia
A Burocracia no Stalinismo
A Burocracia no Stalinismo, O que é a Burocracia no Stalinismo, Como se desenvolve a Burocracia no Stalinismo, Quais os fatores da Burocracia no Stalinismo, Onde ocorre a Burocracia no Stalinismo, Qual é a finalidade da Burocracia no Stalinismo.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Agricultura intensiva.
Agropecuária extensiva e intensiva
Agricultura e Agropecuária extensiva e intensiva, O que é Agropecuária extensiva, O que é Agropecuária intensiva, Quais são as diferenças entre a Agropecuária extensiva e intensiva, Os níveis tecnológicos da Agropecuária extensiva e intensiva.
A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
Extremistas islâmicos
Extremistas islâmicos
Extremistas islâmicos, Os Extremistas islâmicos são grupos que se opõem à paz, O que são extremistas islâmicos, Quais são os principais extremistas islâmicos, Quais são os objetivos dos extremistas islâmicos.
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.
Hora do Planeta 2019
A Hora do Planeta é um movimento muito conhecido e em 2019 ocorrerá no dia 30 de março. Aproveite essa data para conhecer melhor essa ação e seu objetivo.
Hora do Planeta 2021
A Hora do Planeta é um movimento mundial e que ocorrerá, no ano de 2021, no dia 27 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
No mundo multipolar existem vários pólos mundiais de poder
O mundo multipolar
Você sabe o que é um mundo multipolar? Clique aqui e entenda!
George Marshall, idealizador do plano de recuperação europeia pós-guerra. [1]
Plano Marshall
Acesse o site e conheça mais sobre o Plano Marshall. Veja como esse plano colaborou para a reconstrução europeia e evitou o avanço da União Soviética no continente.
População Mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
Região do conflito entre Rússia e Geórgia.
Recente tensão entre Rússia e Geórgia
Recente tensão entre Rússia e Geórgia, Quando teve início o conflito entre Rússia e Geórgia, Os motivos que favoreceram a tensão entre Rússia e Geórgia, A Ossétia do Sul e sua independência.
A taxa de fecundidade está em constante declínio
Taxa de Fecundidade
O número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida.
video icon
Geografia
O que é o Hamas?
Assista à nossa videoaula e entenda o que é o Hamas. Conheça o histórico de formação desse grupo político palestino, bem como compreenda quais são os seus objetivos e suas formas de atuação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!