Floresta Equatorial

Floresta Equatorial é um tipo de vegetação que se desenvolveu nas áreas mais quentes e úmidas do planeta Terra, que são aquelas de baixa latitude próximas à Linha do Equador. Essa floresta tem como característica o dossel fechado e a presença de árvores muito antigas e altas, formadas por troncos espessos e folhas largas que não se perdem durante uma estação do ano. Em seu interior, são encontradas plantas nos mais diferentes estágios de sucessão ecológica, assim como um conjunto extenso de habitats naturais que abrigam uma biodiversidade imensa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Floresta Amazônica é a maior Floresta Equatorial do mundo. Além dela, existem outras Florestas Equatoriais bastante conhecidas, a exemplo da Floresta do Congo e da Floresta de Bornéu. Essas formações vegetais atuam no equilíbrio ecossistêmico e na manutenção do clima em escala local e em escala regional. A economia de cidades e de vilas, assim como de povoamentos tradicionais, que estão em área de Floresta Equatorial é igualmente impulsionada pelos elementos obtidos dela. Ainda em se tratando de povos tradicionais, a sua relação para com a Floresta Equatorial é de fundamental importância para a sua preservação.

Leia também: Afinal, o que são florestas?

Resumo sobre Floresta Equatorial

  • Floresta Equatorial é um tipo de vegetação que se desenvolveu em climas quentes e úmidos das áreas de baixa altitude, próximas à Linha do Equador.

  • As Florestas Equatoriais são formações vegetais muito antigas e que apresentam plantas em todos os estágios de sucessão no seu interior.

  • São caracterizadas pelo dossel fechado e pela presença de árvores perenifólias altas, com troncos largos e (sempre-verdes) de folhas amplas e resistentes (latifoliadas).

  • Desenvolvem-se em áreas de clima equatorial e de solo de baixa fertilidade, mas que possuem uma espessa camada superior de matéria orgânica depositada.

  • Elas são detentoras da maior biodiversidade do mundo, com milhões de espécies de plantas e de animais. Sua fauna é muito diversa e varia de acordo com a localidade.

  • Localizam-se em áreas como a América do Sul, a África Central e a Ásia Central, como as florestas do Congo, de Bornéu e da ilha da Nova Guiné.

  • A Floresta Equatorial do Brasil é, também, a maior do mundo: a Floresta Amazônica, localizada na região Norte do país.

  • A Floresta Equatorial é importante para a manutenção da biodiversidade do mundo. Ela atua, ainda, na regulação climática e auxilia na economia de cidades e de vilas situadas em áreas florestadas.

O que é a Floresta Equatorial?

Paisagem de uma Floresta Equatorial.
O dossel fechado e a elevada umidade são características das Florestas Equatoriais.

Floresta Equatorial é um tipo de Floresta Tropical que se desenvolveu em áreas quentes e úmidas do planeta Terra, motivo pelo qual também recebe o nome de Floresta Tropical Úmida. Essa vegetação distribui-se pelas regiões de baixa latitude entre o Trópico de Câncer (23º27’ N) e o Trópico de Capricórnio (23º27’ S), principalmente nas proximidades da Linha do Equador (0º). Por causa das condições naturais que ela encontra e, também, proporciona, a Floresta Equatorial abriga milhares de ecossistemas diferentes e pode ser descrita como a mais biodiversa do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características da Floresta Equatorial?

A Floresta Equatorial é uma floresta que se encontra em seu clímax, que é o seu ponto máximo de desenvolvimento. Como sendo formada por plantas nos seus mais diferentes estágios de sucessão, essas florestas têm como principal característica a presença de árvores muito altas, que superam 50 metros de altura, e também muito antigas, indicando, assim, o tempo que aquela vegetação demorou para adquirir seus aspectos atuais. Estima-se que as Florestas Equatoriais começaram a se instalar na superfície terrestre há mais de 60 milhões de anos.

Clima da Floresta Equatorial

A presença das árvores altas anteriormente descritas dá origem a um dossel fechado e quase homogêneo, formando um verdadeiro telhado verde quando observadas a partir de cima. Essa cobertura dificulta a passagem dos raios solares para os estágios intermediários e inferiores da floresta. Por causa da dificuldade da passagem de luz, o interior das Florestas Equatoriais tem temperatura menor do que seus arredores. Em contrapartida, a umidade nesse tipo de ecossistema é alta, proporcionada tanto pelo clima local quanto pelo processo de evapotranspiração das plantas. A propósito do clima das Florestas Equatoriais, ele também é chamado de clima equatorial.

Clima da cidade de Kisangani, na República Democrática do Congo, sendo ela a maior cidade na região da Floresta Equatorial.
Clima da cidade de Kisangani, na República Democrática do Congo, sendo ela a maior cidade na região da Floresta Equatorial. (Créditos: Gabriel Franco | Mundo Educação)

Trata-se de um clima quente e úmido, com temperaturas anuais que ficam em torno de 27º C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano, com volumes pluviométricos que variam entre 2.000 mm, como no Brasil, ou 3.000 e 4.000 mm, como é o caso de países da Ásia que estão sob a influência do sistema de monções (ventos úmidos que causam chuva quando sopram do oceano para o continente).

Solo da Floresta Equatorial

Quando observamos as Florestas Equatoriais, que apresentam árvores altas e frondosas, é comum associarmos a sua composição vegetal com um substrato de alta fertilidade. No entanto, isso não é verdade. As Florestas Equatoriais têm solo pobre, o que é devido à alta pluviosidade, que carrega os nutrientes que são depositados sobre ele (lixiviação). Apesar dessa condição aparentemente adversa, a vegetação consegue desenvolver-se graças ao enorme volume de matéria-prima, principalmente folhas, que se deposita sobre o solo e confere a ele a carga de nutrientes necessária para sustentar a Floresta Equatorial.

Vegetação e flora da Floresta Equatorial

Pelo menos a metade de toda a flora mundial pertence às Florestas Equatoriais, o que evidencia a sua biodiversidade. A maioria das plantas das florestas úmidas são perenifólias, o que significa que elas não perdem suas folhas durante o ano, e possuem folhas largas (latifoliadas) e resistentes. As árvores são altas e apresentam troncos espessos, apresentando idade de centenas de anos. Dentre as espécies vegetais encontradas, estão as seringueiras, as castanheiras e as paineiras, assim como as bromélias, as lianas, os cipós e as trepadeiras em outros estratos da floresta.

Fauna da Floresta Equatorial

A Floresta Equatorial é uma das mais diversas em termos de fauna. São milhões de espécies animais que vivem nos habitats que se formaram no interior dessa vegetação, existindo, ainda, uma quantidade ainda maior de espécies que não foram catalogadas pela ciência. É interessante notar que, apesar dos aspectos semelhantes que todas as Florestas Equatoriais compartilham, elas apresentam muitas individualidades que refletem na sua flora e, sobretudo, na sua fauna. Por isso, muitos animais que são encontrados nas florestas da Indonésia, por exemplo, não existem na floresta do Congo e vice-versa.

Rinoceronte, exemplo de animal encontrado nas Florestas Equatoriais.
Rinocerontes são exemplos de animais encontrados nas Florestas Equatoriais.

A seguir, veja alguns dos animais que podem ser observados nas Florestas Equatoriais ao redor do planeta:

rinoceronte

borboleta

capivara

gorila

porco-do-mato

búfalo-da-floresta

elefante

preguiça

morcego

boto

leopardo

arara

onça

tigre

tucano

Mapa da Floresta Equatorial

Mapa-múndi mostrando a localização das Florestas Equatoriais no mundo.
Localização das Florestas Equatoriais no mundo. [1]

Principais Florestas Equatoriais

A América do Sul, a África Central e a Ásia Central são as três regiões do planeta Terra que concentram as principais Florestas Equatoriais. São elas:

  • Floresta Amazônica, no norte do Brasil, considerada a maior Floresta Equatorial do mundo;

  • Floresta do Congo, que tem sua maior extensão localizada na República Democrática do Congo, na África Central, considerada a segunda maior Floresta Equatorial do mundo;

  • Floresta de Bornéu, na ilha localizada entre Malásia, Brunei e Indonésia, e Floresta da Ilha de Nova Guiné, ambas situadas na Ásia.

Floresta Equatorial x Floresta Tropical

A Floresta Equatorial pode ser denominada Floresta Tropical Úmida pelo clima onde ela se desenvolve, assim como pela sua localização. Entretanto, nem toda Floresta Tropical é uma Floresta Equatorial, motivo pelo qual devemos conhecer a diferença entre elas.

A Floresta Equatorial desenvolve-se em áreas úmidas que estão próximas à Linha do Equador. Elas se desenvolvem em clima equatorial, que tem como principal aspecto a elevada pluviosidade e a umidade do ar superior a 60% na maior parte do ano, podendo atingir 80% em algumas localidades.

Por sua vez, a Floresta Tropical desenvolve-se onde o clima, ainda que quente, tenha uma estação seca e a outra chuvosa. Por isso, é comum encontrarmos, nas Florestas tropicais, árvores e plantas decíduas, que perdem suas folhas no período de estiagem. Na Floresta Equatorial, em contrapartida, as plantas são tidas como sempre-verdes, já que elas não necessitam do mecanismo de perda de folhas por conta das chuvas abundantes e da elevada umidade relativa do ar.

Floresta Equatorial no Brasil

Rio Amazonas atravessando a Floresta Amazônica, a maior Floresta Equatorial do mundo.
A Floresta Amazônica é a maior Floresta Equatorial do mundo.

O Brasil abriga a maior Floresta Equatorial do mundo: a Floresta Amazônica. Ela se estende por 6,7 milhões de km² entre 9 países e territórios da América do Sul, tendo aproximadamente 62% de sua área no Brasil. Ela caracteriza a paisagem natural de 9 unidades federativas brasileiras, as quais integram as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, perfazendo, assim, uma fatia de 60% de toda a superfície do país.

A Floresta Amazônica é formada por dezenas de milhares de espécies de plantas e de animais, sendo a mais biodiversa do mundo. Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas vivem na área de abrangência dessa floresta, incluindo populações indígenas que habitam terras protegidas pela legislação nacional (as Terras Indígenas). Por isso, e por causa do seu papel na regulação do clima e na manutenção da biodiversidade, a Floresta Amazônica é importante tanto para o Brasil quanto para o restante do mundo. Ainda assim, essa floresta enfrenta problemas ambientais sérios como o desmatamento e as queimadas.

Acesse também: Floresta Amazônica — mais detalhes sobre a Floresta Equatorial do Brasil

Importância da Floresta Equatorial

A Floresta Equatorial detém a maior parte da biodiversidade do mundo. Portanto, ela é essencial para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico do planeta Terra e para a continuidade de ciclos biogeoquímicos importantes, como o da água e o do carbono. São essas florestas que auxiliam na regulação térmica tanto local quanto regional, atuando de maneira direta no clima e nos fenômenos atmosféricos. Elas são importantes, também, para a ocorrência de chuvas em várias partes do mundo, já que a sua umidade é carregada por longas distâncias através dos ventos (rios viadores).

Devido ao papel que possuem no ciclo do carbono, as Florestas Equatoriais são importantes estoques desse elemento, o que significa que elas impedem a liberação de um volume significativo de gases poluentes na atmosfera. Essa eliminação, principalmente por meio das queimadas, resulta, além dos problemas que o desmatamento acarreta para a biodiversidade e para os solos, em sérios danos à atmosfera e ao equilíbrio climático do planeta Terra, contribuindo para o aquecimento global.

Em muitas partes do planeta, incluindo o Brasil, as Florestas Equatoriais abrigam milhões de habitantes na sua área de ocorrência. Assim sendo, existem pessoas que retiram dela o seu sustento, seja o alimento direto, seja uma fonte de renda para a subsistência por meio de atividades como os extrativismos vegetal, animal e mineral. Comunidades tradicionais, como os indígenas brasileiros, têm também essas florestas como parte do seu modo de vida e da sua cultura. Além de serem importante para essas populações, a relação de respeito e de harmonia que essas comunidades mantêm para com a Floresta Equatorial tem sido de extrema relevância para a sua preservação.

Exercícios resolvidos sobre Floresta Equatorial

Questão 1

(Inaz do Pará - Adaptada) A Floresta Amazônica é a maior Floresta Equatorial do mundo. Considere as peculiaridades da Amazônia, avalie as alternativas e marque a opção que não está CORRETA sobre essas peculiaridades.

A) A Amazônia é considerada a floresta com o terceiro lugar de biodiversidade do planeta.

B) O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

C) Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também à Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

D) A flora da Amazônia é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas e trepadeiras.

E) Ela se estende por nove territórios da América do Sul.

Resolução:

Alternativa A.

Não é correto que a Amazônia ocupa a terceira posição em biodiversidade no mundo. Na verdade, ela é considerada a primeira com maior biodiversidade.

Questão 2

(Etec - Adaptada) Nas Florestas Tropicais Úmidas (Florestas Equatoriais), encontra-se mais da metade das espécies vivas do planeta Terra. Nos diversos estratos dessas florestas, criam-se diversos hábitats, onde convive um grande número das mais variadas espécies. Quando a quantidade de espécies é muito elevada, podemos dizer que se trata de uma área com megadiversidade.

Algumas das principais causas da elevada biodiversidade nas florestas citadas são

A) presença de tundra, solo fértil e vegetação xerófita exuberante.

B) grande luminosidade, muita umidade e elevada temperatura média.

C) baixa temperatura média, solos rasos e chuvas convectivas abundantes.

D) forma plana do terreno, baixa temperatura média e elevada amplitude térmica.

E) rios intermitentes, grande quantidade de vegetação rasteira e pequena luminosidade.

Resolução:

Alternativa B.

As Florestas Tropicais Úmidas, ou Florestas Equatoriais, desenvolvem-se em áreas de elevada luminosidade, que é na região equatorial do planeta Terra. O clima a que elas estão submetidas é quente e tem elevado teor de umidade (clima equatorial).

Crédito de imagem

[1] Beck, H.E. / Zimmermann, N. E. / McVicar, T. R. / Vergopolan, N. / Berg, A. / & Wood, E. F. / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

FAO. Forests. FAO, [2022]. Disponível em: https://www.fao.org/forests/en.

MONGABAY. The World’s Top 10 Biggest Rainforests. Earth.Org, 22 jun. 2021. Disponível em: https://earth.org/world-rainforest-day-worlds-great-rainforests/.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Rainforest. National Geographic, [S.I.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/rain-forest.

PESTER, Patrick. What are the largest rainforests in the world? Live Science, 01 jan. 2022. Disponível em: https://www.livescience.com/largest-rainforests-in-the-world#section-3-new-guinea-rainforest.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
Floresta Amazônica
Saiba quais são as principais características geográficas da Floresta Amazônica. Veja detalhes sobre a importância dessa vegetação florestal para o ambiente global.
Floresta tropical
Saiba quais são as principais características das florestas tropicais. Veja detalhes sobre sua fauna e flora. Confira outros aspectos geográficos dessas florestas.
Florestas
Clique aqui e descubra como as florestas são formadas. Veja quais são os tipos mais comuns. Saiba quais são as florestas brasileiras e mundiais.