Whatsapp icon Whatsapp

Ventos de monções

Chuvas torrenciais provocadas por ventos de monções
Chuvas torrenciais provocadas por ventos de monções
Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.

Esse tipo de vento ocorre por meio da disparidade de temperatura referente ao aquecimento e resfriamento, entre a massa continental e o oceano índico, além da influência do relevo. No decorrer do inverno e verão ocorre uma troca na ordem das zonas de alta e baixa pressão.

No hemisfério norte, na estação do verão acima do oceano índico, possui temperaturas inferiores ao ar existente no sul e no sudeste asiático, isso favorece o surgimento e a disseminação de ventos com grande concentração de umidade.

Nos períodos do ano em que ocorre esse fenômeno (junho e julho) desenvolve também precipitações de características torrenciais, com incidência de grandes tempestades acompanhadas de inundações no continente.

Na estação do inverno o centro de alta pressão se estabelece no continente, dessa forma as temperaturas são inferiores às áreas oceânicas, diante disso os ventos se dirigem da parte continental para o oceano, desencadeando períodos de seca.
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.