Whatsapp icon Whatsapp

Florestas

Florestas são ecossistemas formados predominantemente por vegetação lenhosa e ocupam vastas extensões de terra. Elas têm uma grande importância socioambiental.
Vista aérea de uma floresta.
As florestas são formadas especificamente por espécies de plantas lenhosas.

As florestas são formações de vegetação bastante diversas compostas predominantemente por espécies vegetais lenhosas. Elas são formadas ao longo do tempo por meio de estágios sucessivos de crescimento de suas plantas. Contudo, apresentam grande sensibilidade ambiental, estando sujeitas aos diversos impactos ambientais.

A classificação tipológica clássica de florestas, por meio da latitude, descreve três grandes tipos de formação vegetal: florestas tropicais, temperadas e boreais. No Brasil, destacam-se as formações florestais Floresta Amazônica, Mata Atlântica, mata de cocais e mata de araucárias.

Saiba mais: 21 de março — Dia Internacional das Florestas

Resumo sobre florestas

  • São um tipo de cobertura vegetal formado predominantemente por espécies lenhosas de plantas.

  • Sua formação dá-se mediante o crescimento natural da vegetação, desde gramíneas até árvores de grande porte, por meio de estágios sucessivos.

  • Em nível mundial, os principais tipos encontrados são as tropicais, as temperadas e as boreais.

  • Produzem grande importância na manutenção do equilíbrio ambiental global e no fornecimento de matérias-primas para a sociedade.

  • O mundo apresenta grande cobertura vegetal, apesar da recorrente ação humana nesses ecossistemas, com destaque para a ocorrência de desmatamentos e queimadas.

  • As quatro grandes formações de floresta brasileiras são Floresta Amazônica, Mata Atlântica, mata de cocais e mata de araucárias.

O que são as florestas?

As florestas são ecossistemas vegetacionais formados predominantemente por espécies de plantas lenhosas, como as árvores. Essas plantas formam um complexo sistema de relações ambientais marcado pela presença de um dossel que exprime as diversidades de espécies locais. As florestais ocupam, no geral, vastas extensões de terra e apresentam particularidades importantes, no que toca à distribuição geográfica e à caracterização climática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação das florestas

O processo de formação de uma floresta dá-se mediante o crescimento natural de uma vegetação até atingir a formação de um dossel, de certo modo uniforme, marcado pela presença de espécies de plantas lenhosas. Comumente, o processo de formação de uma floresta é classificado por meio de estágios, que indicam o crescimento das plantas em determinada área.

Nesse contexto, a formação de uma floresta inicia-se pela atuação das chamadas espécies pioneiras, especialmente gramíneas e arbustos, que contribuem para o enriquecimento do solo e o aumento da matéria orgânica. Posteriormente, tal formação vegetal adquire maior estatura e densidade por meio do estágio de formação de um bosque, já marcado pelo crescimento de espécies lenhosas, como as árvores, mesmo que de forma esparsa. Logo após, em razão do aumento do volume de espécies na área, originam-se as florestas, havendo a formação densa de um dossel, marcado especificamente por árvores de médio e grande porte.

Cabe destacar que tais estágios não acontecem de uma forma única ou linear, uma vez que a formação de florestas depende de diversas condições naturais do meio, como relevo, solo, clima e hidrografia. Ademais, qualquer intervenção humana no meio pode impactar negativamente na formação das florestas.

Quais são os tipos de florestas?

A classificação de florestas é bastante complexa uma vez que há inúmeras formas de caracterizá-las, especialmente por meio de critérios físicos, como tamanho, clima e densidade. Em termos geográficos, as florestas são classificadas mediante a sua espacialidade, especialmente por meio da adoção do critério latitude. Veja as classificações a seguir.

→ Florestas tropicais

Vista aérea do Rio Amazonas na Floresta Amazônica.
A Floresta Amazônica é um exemplo de formação vegetal do tipo tropical.

As florestas tropicais estão localizadas em áreas de latitude baixa, especificamente situadas na faixa tropical do globo, onde predominam o clima equatorial e o clima tropical. Essas florestas são caracterizadas pela ocorrência de elevadas temperaturas e pelo acentuado volume de chuvas. Em termos vegetacionais, as florestais tropicais são bastante densas e diversas, contando com uma grande biodiversidade. As árvores dessas formações apresentam, no geral, folhas perenes e verdes, troncos grossos e grande diversidade de formas, flores e frutos.

→ Florestas temperadas

Vista de uma floresta temperada.
As árvores das florestas temperadas perdem suas folhas características do outono no inverno.

As florestas temperadas são típicas da faixa de latitude intermediária do globo, marcada justamente pelo clima temperado. Essas zonas florestais, no geral, possuem climas mais frios, notadamente marcados pela divisão entre as estações do ano, com destaque para um período mais seco e outro mais úmido. A vegetação apresenta maior nível de uniformidade vegetal. Ademais, as árvores das florestas temperadas perdem as suas folhas durante o período mais frio e seco do ano, ou seja, o inverno.

→ Florestas boreais

Inverno em uma floresta de coníferas.
As coníferas, árvores características das florestas boreais, são adaptadas ao inverno da região onde ocorrem.

As florestas boreais estão situadas em faixas de latitude mais elevadas do globo. Essa formação vegetal recebe outros nomes, como Taiga ou floresta de coníferas. Essas florestas estão localizadas em zonas de clima frio ou subpolar, inclusive com intensa ocorrência de neve nos períodos mais frios do ano. Tais vegetações boreais são marcadas pela uniformidade vegetal, com a presença de árvores de grande porte, que possuem formato de cones. As florestas boreais apresentam árvores com folhas tipicamente aciculifoliadas.

Importância das florestas

As florestas são formações vegetacionais com enorme importância econômica e ambiental. Elas são responsáveis por parte importante do equilíbrio ambiental do planeta, além de fornecerem matérias-primas para diversos setores da economia.

Esses ecossistemas são importantes reservas de espécies de animais e plantas, além de contribuírem para o funcionamento de diversos sistemas ambientais, como o ciclo da água e a realização da fotossíntese. As florestas têm um impacto importante na manutenção do clima global, influenciam na formação do microclima regional e local, além de contribuírem para a absorção do gás carbônico da atmosfera.

As formações de florestas fornecem recursos ambientais importantes para a sociedade, com destaque para as indústrias madeireira, moveleira e farmacêutica. Elas também contribuem para o desenvolvimento de atividades como a agricultura e a pecuária.

Florestas brasileiras

O Brasil possui um território bastante extenso que compreende diversas condições geográficas, responsáveis pela diversidade vegetacional do país. Em termos florestais, ele apresenta quatro grandes formações, divididas entre suas regiões. Veja, a seguir, quais são elas.

→ Floresta Amazônica

A Amazônia, um dos principais biomas do mundo, forma a principal vegetação de floresta do Brasil. Esse tipo de formação vegetal tropical apresenta grande biodiversidade e cobre parte importante da porção Norte brasileira. Apresenta árvores de grande porte, grande diversidade vegetacional e elevado índice de espécies endêmicas. A Floresta Amazônica recebe impactos ambientais recorrentes, como as queimadas e os desmatamentos, frutos de atividades econômicas como a agropecuária e a mineração.

→ Mata Atlântica

Vista da Mata Atlântica, em Nova Lima, no estado de Minas Gerais, no Brasil.
A Mata Atlântica cobre vastas extensões do litoral brasileiro.

A Mata Atlântica é a segunda maior formação de floresta do Brasil e estende-se ao longo da faixa litorânea, perpassando por diversas latitudes. Essa vegetação florestal é do tipo tropical. Ela apresenta espécies de médio e grande porte, com grande diversidade de formas e cores, além de elevado índice de espécies endêmicas. A presença da umidade é uma variável importante nessa floresta brasileira. A Mata Atlântica foi amplamente destruída, especialmente a partir do processo de colonização e por meio do crescimento acelerado da urbanização, além do processo de industrialização do país.

→ Mata de cocais

Vista de uma região de mata de cocais, com palmácea do tipo carnaúba.
Carnaúba é uma das palmáceas características da mata de cocais.

A mata de cocais é uma vegetação florestal típica da porção nordestina do território brasileiro, especialmente dos estados de Maranhão e Piauí. Essa é uma floresta formada predominantemente por espécies de palmáceas. São árvores típicas dela a carnaúba e o babaçu. O principal impacto ambiental registrado na mata de cocais é o extrativismo vegetal, pois há grande utilização dessa vegetação para fabricação de bens industriais, como os óleos vegetais.

→ Mata de araucárias

Vista da mata de araucárias
A mata de araucárias é observada principalmente no estado do Paraná.

A mata de araucárias é uma formação florestal que ocorre especialmente na porção centro-sul do território brasileiro, com destaque para o estado do Paraná. É típica de zonas de clima subtropical, com forte influência da altitude e da umidade. A mata de araucária apresenta grande uniformidade vegetal, com baixa diversidade de espécies. A retirada da madeira é o principal impacto ambiental registrado nessa floresta.

Leia também: Principais biomas brasileiros — quais são eles?

Florestas do mundo

As florestas ocupam parte importante do território mundial, com destaque para faixas de latitudes baixas e médias, onde predominam florestas tropicais e temperadas. A cobertura florestal mundial apresenta grande diversidade vegetacional em razão das diferenças dos contextos geográficos de clima, solo, relevo e hidrografia, presentes entre as diferentes regiões do globo.

Em relação às áreas florestadas, destaca-se um pequeno grupo de países detentores da maior parte dessa cobertura vegetal. São eles:

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
O planeta Terra apresenta uma grande variedade de biomas
Biomas
Clique aqui e conheça os biomas aquáticos e terrestres do planeta Terra!
Aparentemente a floresta Amazônica é homogênea.
Floresta Amazônica
Floresta Amazônica, O que é a floresta Amazônica, Onde está localizada a floresta Amazônica na América do Sul, As características climáticas da floresta Amazônica, As classificações da floresta Amazônica.
Área de floresta tropical na Costa Rica
Floresta Tropical
Confira alguns aspectos básicos da floresta tropical e conheça melhor esse bioma que se faz presente no Brasil e em outras várias partes do mundo!
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
A Floresta Amazônica é a principal vegetação do Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.
video icon
Química
Funções orgânicas: aminas
Nesta videoaula, você aprenderá tudo a respeito das aminas, que são funções orgânicas nitrogenadas. Esses compostos são caracterizados pela substituição de pelo menos um dos hidrogênios da amônia por um radical orgânico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.