Floresta tropical
A floresta tropical é uma formação vegetal típica de regiões de clima quente e úmido que apresenta grande diversidade de espécies animais e vegetais. As florestas tropicais estão geograficamente localizadas na faixa tropical do globo, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
Elas apresentam clima tropical, solo empobrecido, hidrografia complexa e grande número de espécies animais e vegetais. Essas formações são muito importantes para o equilíbrio ecológico e ambiental do globo. No entanto, elas enfrentam graves problemas ambientais, como os desmatamentos.
Leia também: Quais são os tipos de florestas existentes?
Resumo sobre a floresta tropical
-
As florestas tropicais são caracterizadas pelo grande volume de espécies animais e vegetais dispersas em uma zona geográfica de clima quente e úmido.
-
Estão situadas na zona climática tropical do globo, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
-
A Floresta Amazônica e a Mata Atlântica são os dois principais exemplos de formações de florestas tropicais presentes no território brasileiro.
-
O clima, a hidrografia e o solo das florestas tropicais são influenciados pela elevada temperatura e pela acentuada umidade dessas zonas geográficas.
-
São exemplos de espécies animais encontradas nessas florestas: onça-pintada, anta, papagaio, sucuri e capivara.
-
São exemplos de espécies vegetais encontradas nessas formações: andiroba, castanheira, seringueira, cacaueiro e cupuaçuzeiro.
-
São fundamentais para a manutenção das formas de vida do globo em razão da regulação climática e da oferta de água.
-
A remoção da vegetação nativa das florestas tropicais em razão do desmatamento é um dos principais problemas ambientais dessas vegetações.
O que é uma floresta tropical?
A floresta tropical é um tipo de cobertura vegetal marcado pela existência de espécies de plantas de grande porte que ocorrem em zonas geográficas de clima quente e úmido. Essas formações vegetais são tipicamente associadas ao elevado número de espécies nativas e ao grande volume de precipitações anuais. O nome “florestas tropicais” está relacionado à localização delas, justamente na zona climática tropical do planeta, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
-
Exemplos de floresta tropical
Um exemplo típico de floresta tropical é a Floresta Amazônica, localizada na porção centro-norte sul-americana, com destaque para o território brasileiro. Ela é caracterizada pela elevada biodiversidade de espécies de animais e vegetais.
Outros exemplos de florestas tropicais existentes no planeta são: a Floresta do Congo, na África Central; e a Floresta de Bornéu, no Sudeste da Ásia.
Localização das florestas tropicais
As florestas tropicais estão localizadas ao longo da zona climática tropical do globo, ou seja, entre as linhas imaginárias Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Portanto, elas estão situadas principalmente nas faixas tropicais dos continentes América, África e Ásia.
Principais características da floresta tropical
-
Clima da floresta tropical
O clima das florestas tropicais é tipicamente tropical, com destaque para o registro de elevadas temperaturas ao longo de todo o ano e para a ocorrência de chuvas volumosas de forma recorrente. Esse tipo de clima é favorecido pela sua localização global em uma zona com forte atuação de elementos climáticos como temperatura e umidade. O clima das florestas tropicais favorece a existência de uma grande biodiversidade de espécies de animais e vegetais.
-
Fauna da floresta tropical
A fauna das florestas tropicais é bastante diversificada, logo, possui o registro de um grande número de espécies, muitas delas endêmicas e/ou ameaçadas de extinção, com destaque para mamíferos, répteis e aves. Os animais das florestas tropicais desfrutam de um ambiente adequado para o desenvolvimento de formas de vida, com vasta oferta de recursos em termos de comida e água.
Esses animais também são importantes para dispersão de sementes e conservação da vegetação dessas regiões. São espécies animais comumente encontradas nas florestas tropicais: onça-pintada, anta, papagaio, sucuri e capivara.
-
Hidrografia da floresta tropical
A hidrografia das florestas tropicais é caracterizada pela presença de grandes rios. Esse fator está relacionado à estrutura geomorfológica dessas regiões, marcada pela ocorrência de formas de planalto e planície, e pela existência de grandes volumes pluviométricos de chuvas registrados ao longo de todo o ano. Nas regiões de florestas tropicais, estão situadas grandes bacias hidrográficas, fundamentais para os processos ambientais e ecológicos dessas vegetações.
-
Flora da floresta tropical
A flora das florestas tropicais é composta por árvores de porte e vasto número de arbustos. Essa vegetação é caracterizada pelo grande número de espécies distribuídas ao longo do terreno, logo, é uma das formações vegetais com as maiores taxas de biodiversidade do planeta. A presença de um grande número de espécies nas florestas tropicais está associada à ocorrência de um clima quente e úmido, que favorece o crescimento das plantas. São espécies vegetais comumente encontradas nas florestas tropicais: andiroba, castanheira, seringueira, cacaueiro e cupuaçuzeiro.
-
Solo das florestas tropicais
O solo das florestas tropicais é bastante pobre em termos de nutrientes e demais características químicas. No entanto, em razão da presença da elevada umidade, da acentuada temperatura e da grande quantidade de matéria orgânica, há o desenvolvimento pleno de espécies vegetais.
A biomassa presente no terreno das florestas tropicais é um grande destaque em termos de favorecimento do crescimento das plantas. O solo local, contudo, não é adequado para o desenvolvimento de atividades agrícolas, sendo necessária sua correção por meio artificiais, como o uso de adubos químicos.
Floresta tropical no Brasil
O Brasil possui vastas áreas de vegetação tropical. As grandes florestas tropicais do país são a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Essas vegetações, guardadas suas respectivas singularidades, são marcadas pela ocorrência de um clima quente e úmido e pelo registro de grande diversidade de espécies.
Essas áreas de vegetação brasileira são reconhecidas pelo grande número de espécies nativas e pela diversidade de exemplares por hectare. Entretanto, enfrentam problemas relacionados ao desmatamento e à poluição, causados pela expansão da ocupação humana por meio da urbanização, da industrialização e das atividades agropecuárias.
Leia também: Quais são os biomas brasileiros?
Desmatamento nas florestas tropicais
As florestas tropicais sofrem com diferentes impactos ambientais, notadamente atrelados ao desenvolvimento das atividades produtivas. Um desses principais impactos é o desmatamento. Ele ocorre em razão da exploração da madeira da floresta e ou de outros recursos florestais, como seiva e sementes; e, ainda, devido à derrubada da mata para a expansão de atividades como agropecuária e urbanização.
O desmatamento das florestas tropicais implica graves problemas ambientais, como perda da cobertura vegetal, diminuição da biodiversidade local, queda da infiltração da água, aumento da poluição atmosférica, registro de processos erosivos, entre outros.
Importância da floresta tropical
A importância das florestas tropicais está especialmente vinculada à oferta de recursos ambientais para a sociedade. Essa cobertura vegetal guarda grande número de espécies de animais e vegetais que são utilizadas em diferentes atividades econômicas. As florestas tropicais ofertam grandes serviços ambientais, como a produção de oxigênio, a atenuação das temperaturas, a purificação do ar, a maior oferta de água, entre outros.
Ademais, as vegetações tropicais são cruciais para a manutenção das condições naturais locais, para a oferta de água e para a regulação climática global. Assim, esse tipo de cobertura vegetal é fundamental para a manutenção da vida no planeta.
Fontes:
AZEVEDO, J. Entenda a importância das florestas tropicais. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/florestas-tropicais/.
BIOIKA. A Importância das Florestas Tropicais. Revista Bioika. Disponível em: https://revistabioika.org/pt/editorial/post?id=6.
JORNAL HOJE. Brasil foi responsável por 40% da destruição de florestas tropicais no mundo em 2021. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2022/04/28/brasil-foi-responsavel-por-40percent-da-destruicao-de-florestas-tropicais-no-mundo-em-2021.ghtml.
MESQUITA, J. L. Florestas tropicais, conheça as maiores do mundo. Mar Sem Fim. Disponível em: https://marsemfim.com.br/florestas-tropicais-conheca-as-maiores-do-mundo/.