Whatsapp icon Whatsapp

Aquecimento global

O aquecimento global é um processo resultante de um conjunto de fenômenos que influenciam no aumento da temperatura média registrada na esfera terrestre nos últimos anos.
Bombeiros diante de incêndio florestal, um efeito do aquecimento global.
Os incêndios florestais estão mais frequentes devido ao aquecimento global.

O aquecimento global é um processo que indica o aumento das temperaturas registradas no planeta. Esse aumento das médias térmicas é fruto especialmente de ações de intervenção antrópica no meio. São exemplos das causas do aquecimento global as queimadas, os desmatamentos e as poluições. O aumento das temperaturas pode ocasionar o descongelamento das geleiras e o aumento dos oceanos.

Leia também: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

Resumo sobre o aquecimento global

  • O aquecimento global está diretamente ligado ao aumento geral da temperatura terrestre registrado ao longo dos últimos anos.

  • São exemplos de ações humanas que contribuem para o aumento das temperaturas terrestres: as queimadas, os desmatamentos e as poluições.

  • O desequilíbrio ambiental e a perda da biodiversidade são exemplos de consequências causadas pelo aquecimento do planeta.

  • Os chamados gases estufa estão envolvidos em uma série de ações humanas que contribuem para o aquecimento do planeta.

  • A substituição de fontes fósseis por fontes renováveis de energia é uma medida possível para atenuar o aquecimento global.

  • O Brasil é considerado um grande emissor dos gases do efeito estufa, especialmente em razão das atividades agropecuárias.

Videoaula sobre o aquecimento global

O que é aquecimento global?

O aquecimento global é um termo que designa um amplo processo de aquecimento do planeta, gerado, conforme estudos científicos diversos, pela ação antrópica no meio. Esse processo está diretamente ligado ao aumento geral da temperatura terrestre registrado ao longo dos últimos anos.

O aquecimento global é comumente ligado ao efeito estufa, que é o processo natural de retenção do calor da esfera terrestre, mas que pode ser potencializado pelas ações humanas, como por meio da poluição atmosférica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as causas do aquecimento global?

O aquecimento global envolve um conjunto de fenômenos que, no geral, causam o aumento da temperatura no planeta Terra. Nessa lógica, esse aumento exacerbado da temperatura global está atrelado aos impactos ambientais gerados especificamente pela ação humana, que transforma cada vez mais o ambiente natural.

Assim, o aquecimento global envolve causas antrópicas, ou seja, que são causadas pela ação do ser humano. São exemplos de ações humanas que contribuem para o aumento das temperaturas terrestres:

 Chaminés de indústria lançando poluentes na atmosfera.
A poluição atmosférica é um das causadoras do aquecimento global.

Quais são as consequências do aquecimento global?

O aquecimento global tem diversas consequências fortemente ligadas às modificações causadas pelas ações humanas no mundo, que, por meio do aumento médio das temperaturas, provocam graves impactos ambientais e grande desequilíbrio ecológico. São exemplos de consequências do aquecimento global:

  • O aumento das médias térmicas registradas na superfície terrestre.

  • O desequilíbrio ambiental e a perda da biodiversidade causados pelo aquecimento.

  • O descongelamento das reservas de água congelada nas regiões frias do globo.

  • A elevação gradual do nível dos mares e oceanos do planeta.

  • A mudança climática causada pela intervenção do ser humano na natureza.

  • A diminuição da oferta de recursos naturais diversos devido às mudanças climáticas.

Saiba mais: Como o aquecimento global pode afetar os seres vivos?

O aquecimento global e o efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pela manutenção das temperaturas médias da superfície terrestre. Essa espécie de camada protetora, que envolve toda a esfera terrestre, impede que parte importante do calor da atmosfera se dissipe, gerando assim condições ideais para o registro e a ocorrência de vida no planeta.

Porém, conforme a lógica do aquecimento global, esse processo vem sofrendo grande desequilíbrio, em especial pela intervenção humana, que, por meio de ações como desmatamentos, queimadas e poluições, vem aumentando a quantidade de calor retido na atmosfera em razão do chamado efeito estufa e, por conseguinte, da temperatura global.

Os chamados gases estufa estão envolvidos em uma série de ações humanas, como as citadas, que são contribuintes de forma ativa para o aquecimento do planeta. Esses gases ficam retidos na atmosfera mundial justamente por meio do fenômeno do efeito estufa, aumentando assim as temperaturas globais. São exemplos de gases estufa: gás metano, dióxido de carbono, hexafluoreto de enxofre e óxido nitroso.

 Esquema ilustrativo mostra a ocorrência do efeito estufa natural e do efeito estufa intensificado pela ação antrópica.
 Esquema ilustrativo mostra a ocorrência do efeito estufa natural e do efeito estufa intensificado pela ação antrópica.

Possíveis medidas para combater o aquecimento global

O aquecimento global é um processo essencialmente antrópico, ou seja, causado pelas ações humanas no ambiente natural. Assim, tornam-se fundamentais ações que atenuem a intervenção do ser humano no planeta, especialmente por meio da diminuição de fenômenos que causam grande interferência nas médias termais globais e no efeito estufa terrestre, como os desmatamentos, as queimadas e as poluições. Assim, são possíveis medidas para combater o aquecimento global:

  • A substituição de fontes fósseis de energia por fontes renováveis de energia.

  • O aumento da fiscalização ambiental e a aplicação de multas ambientais.

  • A diminuição do lançamento de poluentes atmosféricos pela sociedade.

  • A retração dos índices de desmatamento e queimadas registrados no globo.

  • A promoção de projetos de reflorestamento e a conservação de áreas vegetadas.

  • A conscientização da população sobre o papel da intervenção antrópica no meio.

  • A adoção de políticas sustentáveis, como a reciclagem de materiais diversos.

Aquecimento global e o Brasil

 Vista aérea da Floresta Amazônica no Brasil.
A conservação das florestas é fundamental para a atenuação do efeito estufa.

O Brasil é um importante ator global no que toca às mudanças climáticas e ao aquecimento global. O país é considerado um grande emissor dos gases do efeito estufa, especialmente por meio das atividades agropecuárias típicas da economia nacional, como a criação de animais e a plantação de monoculturas. Ademais, o país também registra grandes quantidades de desmatamentos e queimadas, além de diversos outros impactos negativos no ambiente natural.

O Brasil também é um importante ator no combate do aquecimento global, visto que é um território que possui vastas reservas florestais e grandes quantidades de recursos naturais. Além disso, o país é protagonista na adoção de matrizes renováveis de energia e de novas formas de produção alimentar e industrial de cunho sustentável.

Portanto, o papel do Brasil na conjuntura do aquecimento global atual é fundamental, visto que cabe ao país tanto diminuir suas emissões de gases do efeito estufa como promover ainda mais medidas consideradas ambientalmente sustentáveis. Para tal, são importantes as ações estatais de prevenção e promoção ligadas à conservação do meio ambiente local.

Leia também: Créditos de carbono — o mercado em torno da não emissão de gases estufa

Críticas ao aquecimento global

O aquecimento global enfrenta algumas críticas, notadamente relacionadas aos argumentos de determinados grupos científicos e econômicos, que defendem que o aumento das temperaturas médias do planeta é um processo natural que faz parte das dinâmicas da esfera terrestre. Esse grupo argumenta que não é possível afirmar que as ações antrópicas diversas são causadoras da elevação da temperatura planetária e, ainda, que não é possível verificar a interferência da ação humana nas mudanças climáticas locais.

No entanto, diversos estudiosos e organizações, com destaque para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), entidade da Organização das Nações Unidas (ONU), defendem, por meio de estudos técnicos diversos e evidências levantadas ao longo do tempo, que o aquecimento global é uma realidade.

Exercícios resolvidos sobre aquecimento global

Questão 1

(UEMG 2019) O relatório divulgado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), em 2007, apontou que, até ao final do século, a temperatura do planeta pode subir 4 graus e serão mais frequentes os fenômenos climáticos extremos. Em relação às fontes energéticas para conterem o aumento da temperatura global, tornou-se urgente

a) aplicar vultosas multas aos países que mais poluem.

b) investir em fontes limpas e em tecnologias alternativas.

c) pesquisar novas reservas de petróleo e de gás natural.

d) transferir as indústrias poluidoras para os países pobres.

Resolução: Alternativa B

Uma alternativa para atenuar o aquecimento do planeta é o investimento em fontes limpas de energia, como a solar, a eólica e a hidrelétrica, em oposição às fontes fósseis de energia, consideradas altamente poluentes.

Questão 2

(Uece) Em se tratando do meio ambiente e da conservação ambiental, é correto afirmar-se que

a) a expressão “qualidade de vida” tem exclusiva conotação com as condições econômicas.

b) conservacionismo e preservação ambiental são expressões sinônimas e presumem a não utilização dos recursos naturais.

c) a desertificação é a degradação generalizada dos recursos naturais renováveis, e afeta, principalmente, as regiões tropicais úmidas.

d) o aquecimento global é o principal condicionante do chamado “efeito estufa”.

Resolução: Alternativa D

O efeito estufa é um fenômeno natural, mas que é potencializado pelas ações humanas, como por meio da emissão de gases poluentes, contribuindo assim de forma ativa para o aumento das temperaturas planetárias.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Desmatamento
Descubra as principais causas e consequências do desmatamento. Conheça os biomas brasileiros mais atingidos nos últimos anos e quais são os países que mais desmatam.
Efeito Estufa
Entenda mais sobre o fenômeno natural conhecido como efeito estufa, responsável por manter a temperatura média no planeta, possibilitando a existência de vida na Terra.
Geodesia
A ciência que estuda as dimensões e o campo de gravidade da Terra.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Poluição
Você sabe o que é poluição? Clique aqui, entenda esse conceito, conheça os tipos de poluição existentes e medidas simples para evitá-la.
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Queimadas
Clique e veja quais as causas das queimadas, quais tipos de queimadas existem, seus efeitos no meio ambiente global, e como podemos solucionar esse problema.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
Professora ao lado do texto"Linha Internacional de Data (LID)".
Geografia
Linha Internacional de Data (LID)
Assista à videoaula e entenda o que é a Linha Internacional de Data (LID). Saiba como ela foi instituída e sua função no mundo

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?