Clima equatorial
O clima equatorial é um tipo climático caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas precipitações. Ele ocorre ao longo da Linha do Equador (linha imaginária que corta horizontalmente a porção central do globo). A umidade elevada é um dos principais elementos que influenciam esse tipo climático. No Brasil, o clima equatorial ocorre principalmente na região Norte do país.
Leia também: Clima temperado — o tipo climático presente em grande parte da porção temperada da superfície terrestre
Resumo sobre o clima equatorial
-
O clima equatorial é um tipo climático que ocorre em regiões geográficas ao longo da Linha do Equador.
-
Os países que são cortados pela Linha do Equador são aqueles que possuem uma ampla ocorrência do clima equatorial.
-
O clima equatorial é um tipo climático caracterizado pela ocorrência de elevadas temperaturas e volumosas precipitações.
-
São exemplos de formações vegetais típicas do clima equatorial a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo.
-
Alguns exemplos de espécies da flora presente em regiões de clima equatorial são: seringueira, pupunha, andiroba e cupuaçu.
-
Alguns exemplos de espécies da fauna presente em regiões de clima equatorial são: onça-pintada, anta, sucuri e jacaré.
-
O clima equatorial é dividido em equatorial úmido e equatorial semiúmido.
-
O Brasil possui parte do seu território, especialmente sua porção extremo norte, caracterizada pela ocorrência do clima equatorial.
O que é clima equatorial?
O clima equatorial é o tipo climático cuja ocorrência está limitada às zonas de pequena latitude. Portanto, ele ocorre em regiões geográficas ao longo da Linha do Equador, na zona climática equatorial do globo. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas precipitações.
Localização do clima equatorial
O clima equatorial ocorre nos países e regiões que são cortadas ou estão bastante próximo da Linha do Equador. Essa linha imaginária terrestre marca as regiões de menor latitude do planeta. Os países que são cortados pela Linha do Equador e, consequentemente, possuem maior ocorrência de clima equatorial no seu território são:
América |
África |
Ásia |
Oceania |
Brasil Colômbia Equador |
São Tomé e Príncipe Gabão Congo República Democrática do Congo Uganda Quênia Somália |
Maldivas Indonésia |
Kiribati |
Importante: Destaca-se que há ainda vários outros países situados em zonas de baixa latitude que registram, pelo menos em uma pequena parte do seu território, variações do clima equatorial. No mesmo sentido, os países listados acima possuem outras tipologias climáticas em seus territórios, além do clima equatorial propriamente dito.
Quais são as características do clima equatorial?
O clima equatorial é um tipo climático caracterizado pela ocorrência de elevadas temperaturas e volumosas precipitações. Esse clima é típico de zonas com elevada umidade, que, por sua vez, geram chuvas fortes recorrentes.
As temperaturas nessa faixa climática permanecem elevadas ao longo de todo o ano. Na mesma lógica, a amplitude térmica local, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima registradas, é bastante baixa. Assim, há uma certa homogeneidade climática ao longo de todo o ano, em razão da ausência de uma estação seca. A atuação de outros fatores climáticos, como as massas de ar úmidas, também explica a acentuada umidade e temperatura do clima equatorial.
→ Vegetação do clima equatorial
A vegetação do clima equatorial é tipicamente formada por florestas equatoriais. Essa zona geográfica recebe muita radiação solar e possui forte incidência de umidade, logo são fatores que potencializam o crescimento das vegetações e a diversidade botânica. São exemplos de formações vegetais típicas do clima equatorial a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo.
→ Flora do clima equatorial
A flora equatorial é caracterizada pela presença de árvores frondosas, com troncos grossos, copas volumosas e folhas perenes. É uma vegetação que apresenta grande diversidade de espécies por hectare. São espécies de flora encontradas em zonas de clima equatorial:
-
seringueira;
-
pupunha;
-
andiroba;
-
cupuaçu.
→ Fauna do clima equatorial
A fauna equatorial é caracteriza pela grande diversidade de espécies de animais, que possuem hábitos adaptados ao clima quente e úmido dessa região. Destaca-se a grande presença de animais endêmicos e, ainda, de espécies ameaçadas de extinção. São espécies da fauna encontradas em zonas de clima equatorial:
-
onça-pintada;
-
anta;
-
sucuri;
-
jacaré.
Quais são os tipos de clima equatorial?
O clima equatorial, conforme suas características primárias, é frequentemente dividido em dois tipos. São eles:
-
Clima equatorial semiúmido: é o tipo climático das zonas equatoriais um pouco mais secas, ou seja, em que há certa dualidade climática, logo a presença de precipitações apenas em uma parte do ano.
-
Clima equatorial úmido: é o tipo clássico de clima equatorial, ou seja, fortemente marcado pela ocorrência de precipitações ao longo de todo o ano, não havendo assim uma estação propriamente seca.
Clima equatorial no Brasil
O Brasil possui parte do seu território, essencialmente sua porção extremo norte, cortada pela Linha do Equador. Portanto, possui a ocorrência do clima equatorial, especialmente nos estados da região Norte do país. São eles: Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Rondônia. Há ainda variações do clima equatorial que ocorrem em estados de outras regiões brasileiras, como no caso do Maranhão (Nordeste) e do Mato Grosso (Centro-Oeste).
O clima equatorial do Brasil é fortemente marcado pelo registro de elevadas temperaturas e pela ocorrência de fortes chuvas. A Floresta Amazônica é a principal formação vegetal brasileira que ocorre nessa faixa climática.
Veja também: Clima tropical — o tipo climático presente nas zonas intertropicais do planeta
Exercícios resolvidos sobre clima equatorial
Questão 1
(Uece) Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa equatorial continental e atlântica e pela zona de convergência intertropical é o clima
A) equatorial.
B) tropical litorâneo do Nordeste oriental.
C) subtropical úmido.
D) tropical úmido-seco.
Resolução:
Alternativa A.
O clima equatorial é o que ocorre predominantemente na região Norte do Brasil. Ele é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas precipitações.
Questão 2
(Uece) Sobre os biomas brasileiros é INCORRETO afirmar-se que
A) a floresta tropical tem associações arbóreas de grande porte relacionadas a climas úmidos e quentes, sendo localizada nas regiões intertropicais.
B) a floresta de araucárias comporta padrões de associações arbóreas diversificadas e está associada ao clima subtropical.
C) a floresta equatorial tem porte arbóreo denso, é muito rica em biodiversidade e está situada entre 30° e 50° de latitude N.
E) a Caatinga é o bioma típico do domínio das depressões interplanálticas semiáridas.
Resolução:
Alternativa C.
A floresta equatorial, associada ao clima equatorial, na verdade ocorre em zonas de latitude muito baixas, próximo à Linha do Equador.