Whatsapp icon Whatsapp

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é uma das principais formações de vegetação tropical do mundo. Ela está situada na América do Sul e engloba parte importante do território brasileiro.
Vista da Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica é uma das principais vegetações tropicais do mundo.

A Floresta Amazônica é uma vegetação tropical localizada na América do Sul. Ela está situada, entre outros países, em parte significativa do Brasil. Essa formação vegetal tem um clima equatorial, um solo arenoso e uma hidrografia densa. Ela conta com uma grande biodiversidade de espécies animais e vegetais.

Essa floresta é importante para a manutenção do equilíbrio ambiental e climático do mundo. Ela fornece diversos recursos naturais para a sociedade, mas sofre com vários problemas ambientais, como os desmatamentos, as queimadas e a biopirataria.

Leia também: Mata Atlântica — um dos mais ricos biomas brasileiros

Resumo sobre a Floresta Amazônica

  • A Floresta Amazônica está localizada em parte do território dos seguintes países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

  • Essa região do planeta possui um clima equatorial úmido, com a presença de rios muito caudalosos e solos com grande disponibilidade de matéria orgânica.

  • São exemplos de espécies de flora da Floresta Amazônica: seringueira, açaí, pupunha, andiroba, guaraná e cupuaçu.

  • São exemplos de espécies de fauna da Floresta Amazônica: onça-pintada, anta, sucuri, jacaré, capivara, arara e papagaio.

  • A Floresta Amazônica é considerada um dos principais centros da biodiversidade de todo o mundo.

  • A Amazônia Legal é uma delimitação territorial criada pelo governo do Brasil para promover ações específicas para esse bioma.

  • São problemas ambientais comuns na Floresta Amazônica as queimadas, os desmatamentos e a poluição da água e do ar.

Videoaula: Florestas do Brasil — Amazônia

Quais são as características da Floresta Amazônica?

  • Localização da Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica está localizada na América do Sul. Ela engloba parte dos territórios dos seguintes países:

Brasil;

Bolívia;

Colômbia;

Equador;

Guiana;

◦ Guiana Francesa;

Peru;

Suriname;

Venezuela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Clima da Floresta Amazônica

O clima da Floresta Amazônica é tipicamente equatorial. Ele é caracterizado pela ocorrência de elevadas temperaturas e precipitações ao longo de todo o ano. A umidade relativa do ar é muito elevada nesse tipo climático.

Área inundada em consequência de cheia de rio amazônico.
As cheias dos rios amazônicos são provocadas pelo elevado volume de precipitações.
  • Solo da Floresta Amazônica

O solo da Floresta Amazônica é basicamente arenoso, muito permeável e com poucos nutrientes. A camada superficial do solo local, formada por restos de matéria orgânica, é fundamental para a manutenção da fertilidade do solo amazônico.

  • Hidrografia da Floresta Amazônica

A hidrografia da Floresta Amazônica é bastante densa, formada por rios de grande vazão e extensão, sendo perenes ao longo de todo o ano. Os principais rios da Floresta Amazônica são: rio Amazonas, rio Negro e rio Solimões.

Vista aérea de rio na Amazônia
Os rios da Floresta Amazônica são bastante caudalosos.
  • Flora da Floresta Amazônica

A flora da Floresta Amazônica é composta por espécies tropicais, principalmente de grande porte, que se adaptam com facilidade ao clima quente e úmido da região. São exemplos de espécies de flora da Floresta Amazônica: seringueira, açaí, pupunha, andiroba, guaraná e cupuaçu.

  • Fauna da Floresta Amazônica

A fauna da Floresta Amazônica é formada por um grande número de espécies de animais, com destaque para peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves. São exemplos de espécies de fauna da Floresta Amazônica:

Onça-pintada em árvore, um animal típico da Floresta Amazônica.
A onça-pintada é um exemplar típico da Floresta Amazônica.

Biodiversidade da Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é um dos principais biomas do planeta. Ela abriga um grande volume de espécies, tanto vegetais quanto animais, muitas delas consideradas endêmicas, ou seja, que só existem nessa porção florestal do globo. A biodiversidade local é fruto de condições geográficas e climáticas favoráveis, além da grande disponibilidade de água e comida, que facilita a sobrevivência de animais e plantas.

Tradicionalmente, o bioma amazônico é reconhecido por abrigar números superlativos de animais e plantas, além de ampla densidade dessas populações, sendo uma parte significativa ainda desconhecida pela ciência.

Por que a Floresta Amazônica é importante?

A importância da Floresta Amazônica está atrelada aos importantes serviços florestais ofertados por essa vegetação, com destaque para a contribuição nos balanços de umidade e oxigênio. Essa floresta serve como proteção para reservatórios ambientais estratégicos de solo, água e grande biodiversidade. A Floresta Amazônica abriga ainda diversas populações tradicionais que possuem modos de vida aliados à conservação da floresta. Essa vegetação é importante também para a manutenção do equilíbrio ambiental do globo, assim como para a manutenção das temperaturas terrestres.

Leia também: Rios voadores — a umidade gerada pela Amazônia que se dispersa por toda a América do Sul

Problemas ambientais na Floresta Amazônica

Os problemas ambientais na Floresta Amazônica estão atrelados à atuação do ser humano no espaço natural, mais especificamente na exploração dos recursos da natureza pelas atividades produtivas. São problemas ambientais comuns na Floresta Amazônica:

  • ocorrência de desmatamentos e queimadas;

  • instalação de atividades de mineração;

  • poluição das fontes de água e de ar;

  • biopirataria de espécies nativas;

  • implementação de atividades agropecuárias;

  • desgaste e empobrecimento dos solos.

Queimada em área florestal
As queimadas são um problema ambiental típico da Floresta Amazônica.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é uma delimitação territorial promovida pelo governo brasileiro que visa a estabelecer ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental no território amazônico. Ela engloba a totalidade ou ainda parte do território de nove estados brasileiros. São eles:

Essa delimitação indica a importância para o Brasil do bioma Amazônia, que ocupa quase metade do território brasileiro, em diversas áreas de importância geoestratégica, como economia, política e meio ambiente.

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

  • A sazonalidade das cheias na Floresta Amazônica modifica a paisagem local por meio da subida significativa do leito dos rios amazônicos.

  • A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, em termos de extensão territorial e volume de água.

  • O guaraná, o açaí e o cupuaçu são exemplos de frutos amazônicos que são amplamente utilizados pela sociedade.

  • A Floresta Amazônica conta com a presença de diversas tribos indígenas, muitas delas ainda isoladas.

  • O Dia da Amazônia, comemorado na data de 5 de setembro, é um marco temporal para a divulgação da importância desse bioma.

  • Os rios voadores são um conceito geográfico que busca explicar a elevada presença de umidade na atmosfera da Floresta Amazônica. 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

05 de setembro – Dia da Amazônia
Entenda por que o dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e aprenda um pouco mais sobre esse importante bioma. Neste texto falaremos a respeito da escolha da data do Dia da Amazônia, as consequências da destruição dessa importante riqueza natural e a necessidade de preservação.
Amazonas
Clique e veja aspectos históricos, econômicos, demográficos e geográficos do Amazonas. Entenda também como é a hidrografia, o relevo e a vegetação do estado.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica é de imensa importância para o Brasil e para o mundo. Confira!
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Domínio Morfoclimático da Amazônia
Conheça as características gerais do domínio morfoclimático da Amazônia, incluindo dados sobre relevo, vegetação, clima, hidrografia e solos.
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
Mata de Araucária
Mata de Araucária, O que é mata de Araucária, Onde está localizada a mata de Araucária, O clima predominante da mata de Araucária, A característica da vegetação da mata de Araucária, Os riscos de extinção da mata de Araucária.
Queimadas na Amazônia
Entenda o perigo das queimadas na Amazônia. Saiba as consequências desses eventos no bioma nortista. Conheça os motivos das queimadas.
Rio Amazonas
Saiba quais são as principais características geográficas do Rio Amazonas. Veja detalhes sobre a nascente e a foz desse importante curso de água que corta o Brasil.
Rios Voadores
Descubra o que são os rios voadores e qual a sua importância para o clima no Brasil!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.