Floresta Amazônica

A floresta Amazônica corresponde a uma cobertura vegetal equatorial que ocupa cerca de 40% do território brasileiro, além de abranger porções dos territórios da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

No Brasil, a floresta Amazônica ocupa praticamente toda a região norte, especialmente nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima e Rondônia, além do norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão.

Na região da floresta Amazônica o clima predominante é o equatorial, devido à proximidade com a linha do equador, em plena zona intertropical da Terra. Essa característica climática resulta em temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e praticamente não apresenta período de estiagem.

Fatores como calor e umidade são determinantes para explicar a enorme biodiversidade presente na floresta Amazônica.

A floresta em questão aparentemente é homogênea, no entanto, são identificadas certas particularidades vegetativas, além do relevo no qual está estabelecida.

A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mata igapó compreende uma cobertura vegetal que ocorre nas áreas de relevo suave (planícies) que se encontram às margens de rios, portanto, sofre inundações freqüentes. A mata de igapó possui aspecto de difícil acesso devido à incidência de árvores baixas que não supera 20 metros de altura, além de cipós, epífitas e plantas aquáticas.

Mata de várzea se estabelece em áreas um pouco mais elevadas que as planícies, dessa forma sofrem inundações, no entanto, ocasionais. Em virtude da umidade as árvores possuem alturas que oscilam entre 25 e 30 metros.

Mata de terra firme se desenvolve em áreas que não estão sujeitas a inundações por estarem situadas em relevos mais elevados. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 50 metros de altura. Nesse aspecto vegetativo as folhas das árvores se entrelaçam impedindo a penetração de luz solar no seu interior, por isso não desenvolvem grande quantidade de plantas rasteiras.

Aparentemente a floresta Amazônica é homogênea.
Aparentemente a floresta Amazônica é homogênea.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A vegetação desse importante bioma (domínio) brasileiro pode ser subdividida em: Igapó, Várzea e Mata de terra firma. Trata-se do:

a) Bioma Pantanal

b) Bioma Cerrado

c) Bioma Amazônico

d) Bioma Mata Atlântica

Questão 2

A Amazônia é considerada uma floresta tropical. Entre as suas principais características, podemos destacar:

a) Clima quente e seco / elevada precipitação / vegetação rasteira

b) Clima quente e úmido / baixa precipitação / vegetação arbustiva

c) Clima frio e úmido / elevada precipitação / vegetação gramínea

d) Clima quente e úmido / elevada precipitação / vegetação arbórea

Mais Questões
Assuntos relacionados
Mata atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
Vegetação caducifólia da Caatinga, que perde as suas folhas no período da seca
Principais biomas brasileiros
Clique e conheça as características dos principais biomas brasileiros.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
O Aquífero Alter do Chão encontra-se entre os recursos hídricos da Região Amazônica
Aquífero Alter do Chão
Confira os aspectos gerais do Aquífero Alter do Chão, como localização, utilização e as medidas necessárias para a sua conservação.
A Amazônia é um importantíssimo patrimônio natural.
05 de setembro – Dia da Amazônia
Entenda por que o dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e aprenda um pouco mais sobre esse importante bioma. Neste texto falaremos a respeito da escolha da data do Dia da Amazônia, as consequências da destruição dessa importante riqueza natural e a necessidade de preservação.
O Domínio Morfoclimático da Amazônia possui grande diversidade e é o maior do Brasil
Domínio Morfoclimático da Amazônia
Conheça as características gerais do domínio morfoclimático da Amazônia, incluindo dados sobre relevo, vegetação, clima, hidrografia e solos.
O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Paisagem composta por araucária.
Mata de Araucária
Mata de Araucária, O que é mata de Araucária, Onde está localizada a mata de Araucária, O clima predominante da mata de Araucária, A característica da vegetação da mata de Araucária, Os riscos de extinção da mata de Araucária.