Whatsapp icon Whatsapp

Linha do Equador

A Linha do Equador é a principal linha imaginária do planeta. Ela serve como referência fundamental em termos de localização geográfica e deslocamento.
A Linha do Equador corta vários países, dentre eles, o Equador.
A Linha do Equador corta vários países, dentre eles, o Equador.

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul. Ela está localizada na porção central da esfera terrestre, mais especificamente no centro da zona climática tropical. A Linha do Equador tem grande extensão e corta um total de 12 países, incluindo o Brasil, na região Norte.

Essa linha possui função relacionada à localização no planeta. A Linha do Equador é um paralelo, ou seja, uma linha imaginária horizontal. Já os meridianos são linhas verticais. O principal meridiano é o de Greenwich. O posicionamento conjunto de paralelos e meridianos na superfície do planeta forma as coordenadas geográficas.

Leia também: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que marca a mudança da data

Resumo sobre a Linha do Equador

  • A Linha do Equador está localizada na porção central do planeta. Ela corta um total de 12 países, localizados em quatro continentes.
  • Os países da América, mais precisamente da América Latina, cortados pela Linha do Equador são: Equador, Colômbia e Brasil.
  • No Brasil, a linha passa pela região Norte, especificamente pelos seguintes estados:
    • Amazonas;
    • Roraima;
    • Pará;
    • Amapá.
  • A Linha do Equador tem como função principal definir a localização de pontos no espaço geográfico mundial.
  • É importante para deslocamentos diversos e para o zoneamento climático do planeta.
  • É o principal paralelo da Terra. Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta horizontante.
  • Os paralelos, em conjunto com os meridianos, formam as chamadas coordenadas geográficas, que são fundamentais para a espacialidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Localização da Linha do Equador

Localizada na porção central do planeta, no chamado paralelo 0°, a Linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: norte e sul. Ela corta o planeta de leste a oeste e perpassa o território de 12 países, em quatro continentes (América, África, Ásia e Oceania).

→ Países em que a Linha do Equador está presente

Equador

Gabão

Somália

Colômbia

República Democrática do Congo

Maldivas

Brasil

Uganda

Indonésia

São Tomé e Príncipe

Quênia

Kiribati

Qual a extensão da Linha do Equador?

Com uma extensão aproximada de 40.000 quilômetros, a Linha do Equador perpassa grande parte da superfície terrestre, especialmente sua porção central, onde o diâmetro do planeta é mais elevado. O raio aproximado dessa linha é de 6.380 quilômetros. É uma das maiores linhas imaginárias em extensão.

Saiba também: Projeções cartográficas — representações da superfície esférica da Terra em um plano

Qual é a função da Linha do Equador?

A Linha do Equador tem funções importantes em termos políticos e geográficos, pois:

  • divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul);
  • auxilia na localização de um objeto no espaço por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Além de um singular referencial espacial, a Linha do Equador é essencial para a regionalização climática e vegetacional do planeta. Nesse contexto, a Linha do Equador indica as características físicas predominantes dos territórios cortados por ela, que são a presença de:

  • temperaturas elevadas;
  • chuvas volumosas;
  • vegetação tipicamente equatorial.

Linha do Equador no Brasil

Monumento da Linha do Equador em Macapá, no Amapá.
A cidade brasileira de Macapá é cortada pela Linha do Equador.

No Brasil, a Linha do Equador corta a região Norte, especificamente os seguintes estados:

A capital do Amapá, Macapá, é a única capital estadual brasileira cortada pela Linha do Equador. É importante destacar que as regiões próximas à Linha do Equador no Brasil são caracterizadas pelo clima equatorial, marcado pelas altas temperaturas e pelos grandes volumes de chuvas. Além disso, essa linha imaginária corta o bioma Amazônico, conhecido pela sua grande biodiversidade.

Paralelos, meridianos e a Linha do Equador

Os paralelos são linhas imaginárias que atravessam o planeta horizontante. Elas variam entre 0° e 90° no sentido norte e sul. A Linha do Equador é um dos vários paralelos que compõem o planeta. Ela é o principal paralelo em termos políticos e geográficos do mundo.

A Linha do Equador define a divisão entre as porções norte e sul do planeta e auxilia no cálculo da latitude. Há ainda outros paralelos importantes em nível mundial, como:

  • Círculo Polar Ártico;
  • Trópico de Câncer;
  • Trópico de Capricórnio;
  • Círculo Polar Antártico.
Monumento Metade do Mundo, em Quito, no Equador.
O monumento Metade do Mundo está localizado em Quito, no Equador.

Por sua vez, os meridianos também são linhas imaginárias, mas que cortam o planeta verticalmente. Eles variam de 0° a 180° no sentido leste e oeste. Os meridianos são fundamentais para a definição de localização espacial, por meio da longitude, e também do estabelecimento das horas, a partir do estabelecimento dos fusos horários. O principal meridiano é o de Greenwich. Para saber mais sobre essas linhas imaginárias, acesse: Paralelos e meridianos.

Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

  • A Linha do Equador é o principal paralelo do planeta.
  • O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta.

Essas linhas imaginárias são fundamentais para a definição da localização de um ponto no espaço mundial. Por meio delas, há o estabelecimento das coordenadas geográficas, sistema de localização espacial baseado em uma grade de linhas imaginárias horizontais e verticais.

Veja também: Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais — qual a diferença?

Latitude, longitude e a Linha do Equador

Latitude e longitude são medidas de localização espacial originadas de uma grade de coordenadas geográficas formadas por linhas imaginárias horizontais (paralelos) e verticais (meridianos).

  • Latitude: a distância em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a Linha do Equador. Varia de 0° a 90° no sentido norte-sul.
  • Longitude: a distância entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Varia de 0° a 180° no sentido leste-oeste.

Sendo assim, a Linha do Equador é uma das linhas imaginárias que possibilita o cálculo da latitude e, consequentemente, das coordenadas geográficas. A sua definição é fundamental para a localização espacial no planeta.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Como sobreviver no mercado de trabalho
A difícil tarefa de manter um emprego em um mercado cada vez mais competitivo.
Coordenadas geográficas
Clique aqui e saiba o que são as coordenadas geográficas e quais são seus tipos. Entenda como as linhas imaginárias do planeta se relacionam com os seus cálculos.
Fusos horários
Os fatores que fazem o mundo possuir horários distintos.
Guerra multimídia
Guerra multimídia, O que é Guerra multimídia, O que levou a Guerra multimídia, A partir de década surgiu a Guerra multimídia, A Guerra multimídia está a serviço de quem, Alguns instrumentos utilizados na Guerra multimídia.
Latitude e longitude
Clique aqui, saiba a diferença entre latitude e longitude e conheça suas funções na localização de um determinado ponto da superfície terrestre.
Meridiano de Greenwich
Você sabe por que o Meridiano de Greenwich tem esse nome? Clique aqui e saiba mais sobre o meridiano de 0°. Entenda o que levou à sua determinação e as suas funções.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Conheça os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, além da importância deles para a nossa orientação no espaço geográfico.
Segunda Revolução Industrial
Saiba o que foi a Segunda Revolução Industrial e conheça suas principais invenções. Leia a respeito de suas causas, consequências e como o processo deu-se no Brasil.
Sistemas agrícolas
Você sabe o que são sistemas agrícolas? Clique aqui, veja como funcionam os modelos extensivo e intensivo e qual deles é usado na agropecuária brasileira.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).