Whatsapp icon Whatsapp

G 20 – Grupo Financeiro

Representantes dos países do G20
Representantes dos países do G20

O G20 é formado por ministros de finanças e chefes dos bancos centrais de 19 nações: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. No G8 estão: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os outros países membros do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também participam das reuniões do G20.

O grupo foi criado em 1999 com o intuito de promover o fortalecimento da economia mundial. Sua criação ocorreu ao final de uma década marcada por crises financeiras e instabilidade econômica, principalmente na Ásia, México e Rússia.

A representatividade do G20 financeiro é muito expressiva, pois somados os países membros, eles são responsáveis por, aproximadamente, 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta.

É importante citar a existência de outro G20, denominado G20 - países emergentes, que é composto apenas por países em desenvolvimento, cujo objetivo principal é a elaboração e discussão de projetos para defender os interesses agrícolas das nações integrantes. Já o G20 que está sendo abordado nesse contexto, é conhecido pela imprensa como G20 financeiro, que reúne representantes de países desenvolvidos e países em desenvolvimento, para abordar aspectos econômicos mundiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A formação desse grupo proporcionou o reconhecimento da importância dos países em desenvolvimento para a construção de uma economia mundial sólida, pois, em razão da instabilidade do mercado, a participação desses países se torna extremamente necessária para o fortalecimento econômico global.

O G20 financeiro busca desenvolver projetos que levem a unificação das economias avançadas e emergentes para fortalecer a economia mundial, proporcionando uma estabilidade financeira no mercado global, garantindo um futuro sustentado para todos os países. Isso é de fundamental importância diante de um cenário econômico onde são desencadeadas várias crises e incertezas.

As nações emergentes estão tendo maior participação nas decisões econômicas mundiais através das reuniões do G 20, a expansão dos poderes do grupo e a possível tendência de ser o substituto do G8 nas discussões sobre as políticas econômicas do mundo possibilitará maior evidência aos países emergentes. No entanto, alguns países europeus, principalmente a Alemanha, têm apresentado resistência ao fato de os países em desenvolvimento terem suas participações políticas ampliadas no cenário mundial.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

 Bandeira do Reino Unido
Comunidade Britânica
Grupo formado pelo Reino Unido e suas ex-colônias.
Logomarca da Organização Mundial do Comércio
OMC — Organização Mundial do Comércio
A origem, os objetivos, a estruturação e as funções da OMC, a Organização Mundial do Comércio.
video icon
Geografia
Os 10 países mais pobres do mundo
Assista à nossa aula sobre os 10 países mais pobres do mundo e conheça as causas da pobreza. Entenda o processo histórico que dificulta o desenvolvimento econômico dessas nações.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.