Whatsapp icon Whatsapp

Globalização no Brasil

A globalização no Brasil se intensificou a partir da década de 1990
A globalização no Brasil se intensificou a partir da década de 1990

A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos). O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava.

Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, observou-se também a instalação de indústrias denominadas “maquiladoras”, uma vez que todo o processo produtivo se fazia em outros países e apenas a montagem dos produtos era feita nacionalmente. O intuito das empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costuma ser mais barata que nos países desenvolvidos.

Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos anos 2000.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.
A população do Nordeste
Clique aqui e conheça alguns aspectos da população do Nordeste!
O Agreste se localiza entre o litoral e o sertão
Agreste
Conheça as características gerais do Agreste, sub-região do nordeste brasileiro.
O globalismo aborda as perspectivas totalizantes em face aos aspectos regionais
Conceito de globalismo
Entenda o que é globalismo, as principais características dessa teoria, suas variações e as principais críticas direcionadas.
A globalização passou por consecutivas fases até a sua total consolidação
Fases da Globalização
Entenda e conheça as quatro fases da globalização e compreenda como esse processo consolidou-se no espaço geográfico ao longo da história!
video icon
Português
Nós matamos o Cão-Tinhoso, de Luís Bernardo Honwana
Assista a nossa videoaula para aprender um pouco mais sobre o conto “Nós matamos o Cão-Tinhoso”, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!