Whatsapp icon Whatsapp

Mar Mediterrâneo

O mar Mediterrâneo é o mar do oceano Atlântico, que banha a Península Ibérica, Itálica e os Bálcãs.
Mar Mediterrâneo
Mar Mediterrâneo

O mar Mediterrâneo é um mar do oceano Atlântico localizado ao norte da África, sul da Europa e oeste da Ásia. A área ocupada por esse mar é de aproximadamente 2,5 milhões de km².

O Mediterrâneo é o maior mar interior do mundo, banha a Península Ibérica, Itálica e os Bálcãs. As únicas ligações marinhas desse mar são com o oceano Atlântico, através do Estreito de Gibraltar; e com o mar Vermelho, pelo Canal de Suez. Em geral, suas águas possuem temperaturas mais altas em decorrência do calor oriundo do Deserto do Saara.

Na Europa, os países banhados pelo Mediterrâneo são Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Hezergovina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia. Na Ásia, Síria, Líbano, Israel e Palestina; e na África, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Os principais rios que deságuam no Mediterrâneo são o Ebro, Ródano, Pó e o Nilo, incluindo mais sessenta e cinco. Esse mar possui uma profundidade média de 1.400 metros, e pode atingir até 5.200 metros, como na Fossa de Matapan (Grécia).

O Mediterrâneo abriga mares menores como Baleares, Tirreno, Jônico, Adriático, Egeu, Mármara e Negro. O ritmo de evaporação é muito intenso, o que faz com que o mar perca muita água, por essa razão as águas do Atlântico repõem o volume perdido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Uso econômico das rochas
Conheça a importância da utilização das rochas tanto na atualidade quanto ao longo da história.