Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. O que é Geografia

O que é Geografia

A Geografia é muito complexa e bastante abrangente, uma vez que está envolvida em inúmeros assuntos humanos e naturais.

Para grande parte da sociedade, a Geografia figura como uma disciplina didática que integra o currículo escolar em todos os sistemas de ensino; considerando que essa ciência é “decorativa”, isto é, os alunos são obrigados a decorar nomes de países, rios, cidades, capitais, Estados, entre outros. O que não passa de uma conclusão errônea em relação a essa importante ciência.

A Geografia é muito complexa e bastante abrangente, uma vez que está envolvida em inúmeros assuntos humanos e naturais. A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Um dos estudiosos mais lembrados é Heródoto (484-420 a.C), conhecido como “pai da história e da geografia”, sendo um dos primeiros a realizar viagens “científicas”. Os primórdios da Geografia contribuíram grandiosamente para o seu desenvolvimento, no entanto, sua efetivação e reconhecimento como ciência sucedeu somente no século XIX, na Alemanha. Fato desencadeado pela Revolução Industrial iniciada na Inglaterra que impulsionou o desenvolvimento tecnológico e científico da época.

O momento histórico vivido na Europa proporcionou uma situação favorável para o estudo científico geográfico, formando então, na Alemanha, a Escola Geográfica Alemã, denominada também de Escola Determinista.
Os “geógrafos” da referida escola eram: Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel. Todos eles afirmavam que o meio determinava o homem, por isso eram chamados de deterministas, uma vez que não levavam em conta outros fatores.

Pouco tempo depois surgiu outra corrente de pensamento geográfico, agora na França, a chamada Escola Francesa ou Escola Possibilista, para os seus defensores “o meio não determina o homem, pelo contrário, o que acontece é uma constante influência do homem sobre a natureza e vice-versa”. O grande representante dessa escola é, sem dúvida, Vidal De La Blache.

As duas correntes de pensamento apresentadas tinham como finalidade justificar as manobras políticas dos países aos quais estavam subordinados, ambas consideradas “Geografia Tradicional”.

Em todo transcorrer do século XIX, a Geografia atraiu novos temas de abordagem, o que a tornou mais abrangente, reformulando e adaptando a novos objetos e objetivos, oscilando de acordo com o momento histórico e os ideais dos pesquisadores. Nessa perspectiva, muitos geógrafos da atualidade consideram que há muitas geografias, tendo em vista que a ciência está cada vez mais especializada. Hoje, temos a Geografia Humana que atua em diferentes seguimentos, dentre eles: Geografia turística, Estatística, Geografia agrária, Geografia Cultural, Geografia Econômica, Geografia Política, Geografia Social, Geografia Urbana, Recenseamento. A Geografia Matemática atua na Cartografia, Geografia Astronômica, Topografia, Geomática, Orografia, Sistemas de Informação Geográfica. Já na Geografia Física há uma grande subdivisão de atuações, as principais são: Biogeografia (Fitogeografía Zoogeografia), Climatologia (Climas: Clima árido, Clima polar, Clima semi-árido, subtropical, Clima tropical, Clima tropical úmido, Clima tropical seco), Geomorfologia (Geomorfologia fluvial, Geomorfologia eólica, Geomorfologia dinâmica, Geomorfologia climática), além de outras especialidades, como a Paleogeografia, Pedologia, Oceanografia, Hidrologia, Glaciologia, Geografia litorânea, Hidrografia, Hidrologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Karl Ritter, um dos Geógrafos da Escola Geográfica Alemã ou Escola Determinista.
Karl Ritter, um dos Geógrafos da Escola Geográfica Alemã ou Escola Determinista.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
O aquecimento é um problema de todos os países
Posicionamento de importantes países em relação ao Protocolo de Kyoto
Posicionamento de importantes países em relação ao Protocolo de Kyoto, Quando teve início o Protocolo de Kyoto, Qual é a finalidade do Protocolo de Kyoto, EUA e o Protocolo de Kyoto, Brasil e o Protocolo de Kyoto, UE e o Protocolo de Kyoto, Rússia e o Protocolo de Kyoto.
Produto do narcotráfico.
Narcotráfico na América do Sul
Narcotráfico na América do Sul, O que é narcotráfico, Qual o volume de dinheiro gerado pelo narcotráfico, As etapas de produção da droga, A distribuição de drogas, A lavagem de dinheiro.
Há países em todos os continentes que falam português.
Países que falam português
Descubra quais são os países que falam português e quais outras regiões parte da população também adota o idioma. Veja em quais continentes esses países encontram-se.
O capitalismo financeiro estende-se, atualmente, por todo o mundo
Capitalismo financeiro
As principais características e transformações provocadas pela difusão do Capitalismo Financeiro, a terceira fase do sistema capitalista.
Uma das metas propostas pela ONU é a diminuição da miséria no mundo.
Projeto do Milênio proposto pela ONU
Objetivos a serem alcançados no mundo até 2015.
Plataforma petrolífera no Brasil
Principais países produtores de petróleo
Conheça os maiores produtores mundiais de petróleo.
Noruega: país que detém o maior IDH do planeta
Países com IDH elevadíssimo
As nações que apresentam os melhores indicadores socioeconômicos do planeta.