Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Cartografia
  4. Os símbolos dos mapas

Os símbolos dos mapas

Sabemos que os mapas são importantes formas de comunicação. Sendo assim, eles possuem a sua própria linguagem, usada para transmitir informações de forma simples, prática e direta. Essas linguagens são os símbolos dos mapas, e seus significados estão disponíveis nas legendas.

Diferentemente de fotografias aéreas e imagens de satélite, os mapas são representações seletivas do espaço, pois neles são escolhidas apenas aquelas informações necessárias para o entendimento de determinados aspectos de uma área. Por exemplo, se eu quero estudar a espacialidade dos focos de dengue em São Paulo, eu posso utilizar um mapa de São Paulo que contenha símbolos que me indiquem apenas onde houveram casos de dengue registrados na cidade.

A escolha dos símbolos cartográficos não é aleatória. Ela obedece a uma lógica previamente sistematizada. Existem três tipos principais: pontual, linear e zonal.

Os três tipos de símbolos cartográficos
Os três tipos de símbolos cartográficos

Pontual: Os símbolos cartográficos pontuais são utilizados para representar localidades ou elementos cujas áreas totais são muito pequenas ou até insignificantes perante o tamanho total da área representada. Exemplos: aeroporto em uma cidade; cidade em um país; pontos de ônibus em um bairro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Linear: Os símbolos lineares são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Exemplos: rodovias, rios e ferrovias.

Zonal: Os símbolos zonais são utilizados para representar objetos ou áreas de grande extensão com relação à área representada. Exemplos: reservas florestais, tipos de relevo, campos de cultivo, entre outros.

Além disso, esses três tipos de símbolos podem variar conforme a suas cores, os seus tamanhos ou a direção para onde apontam. De modo que, para alguns elementos, já existem algumas cores previamente definidas, como o azul para a água e o verde para florestas e coberturas vegetais.

De modo geral, os símbolos de um mapa precisam estar de acordo com o que é representado – não podemos, por exemplo, utilizar a figura de um avião para representar uma estação de trem. Também deve estar de acordo com o título e tema nele tratados. Ter conhecimento sobre esses critérios é muito importante para facilitar a leitura de mapas de todos os tipos.

Os símbolos dos mapas são fundamentais para a compreensão do espaço representado
Os símbolos dos mapas são fundamentais para a compreensão do espaço representado
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
A cartografia é uma ciência repleta de conceitos técnicos e noções basilares que permitem o seu entendimento
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Sistema de coordenadas geográficas: latitude e longitude
Coordenadas Geográficas
Coordenadas geográficas, O que são as Coordenadas geográficas, quais as influências das Coordenadas geográficas, longitude, latitude, quais são as suas utilidades.
Exemplo de curva de nível.
Curva de nível
Meio para avaliar as características do relevo de um terreno.
O geoprocessamento facilita a rápida observação e o adequado tratamento de informações do espaço terrestre
Geoprocessamento
Descubra o que é o geoprocessamento e compreenda a sua importância.
Imagens de Satélites são importantes na elaboração de mapas.
Mapas
Mapas, O que são Mapas, O ramo da Geografia que produz Mapas, Como se cria um Mapa, A produção de um mapa, A fotografia aérea na produção de Mapas, As imagens de satélite na elaboração de mapas.
Ferramentas que compõem um SIG
Sistema de Informações Geográficas - SIG
Entenda o que é o Sistema de Informações Geográficas e as suas principais funções.