Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Cartografia
  4. Sistema de Informações Geográficas - SIG

Sistema de Informações Geográficas - SIG

O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas. Esses produtos são importantes para a análise de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais.

Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano de uma cidade, o planejamento ambiental, citando como exemplo o controle e o monitoramento do desmatamento na Amazônia.

O SIG é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados, pois permitem a maximização de informações coletadas. O último Censo, de 2010, realizado pelo IBGE utilizou-se do SIG para a coleta, armazenamento e tratamento dos dados colhidos.

Exemplos de SIG são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e o GPS. Cada uma dessas três ferramentas tem uma função específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Sensoriamento Remoto é um conjunto de técnicas utilizado para a captação de imagens por meio de sensores de satélites, acoplados de equipamentos fotográficos e scanners.  É uma técnica que permite obter informações de um determinado objeto sem entrar em contato físico com ele.

O GPS é o Sistema de Posicionamento Global (sigla derivada do inglês Global Positioning System), um instrumento que permite a localização de uma pessoa ou um objeto espacial a partir de suas coordenadas geográficas, latitude e longitude. Atualmente, vem sendo utilizado em diversos setores econômicos, como na agricultura e no rastreamento de carga de veículos. Com os problemas de trânsito enfrentados nas grandes cidades, vem se tornando um item indispensável para navegação e orientação aos motoristas de carro.

O Geoprocessamento é a técnica de coleta e processamento de dados espaciais. Esse processo envolve informações coletadas tanto pelo Sensoriamento Remoto quanto pelo GPS.

Ferramentas que compõem um SIG
Ferramentas que compõem um SIG
Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos
Atlas geográfico
Clique aqui e saiba mais sobre o Atlas Geográfico, um importante conjunto de mapas.
A cartografia é uma ciência repleta de conceitos técnicos e noções basilares que permitem o seu entendimento
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Sistema de coordenadas geográficas: latitude e longitude
Coordenadas Geográficas
Coordenadas geográficas, O que são as Coordenadas geográficas, quais as influências das Coordenadas geográficas, longitude, latitude, quais são as suas utilidades.
Exemplo de curva de nível.
Curva de nível
Meio para avaliar as características do relevo de um terreno.
O geoprocessamento facilita a rápida observação e o adequado tratamento de informações do espaço terrestre
Geoprocessamento
Descubra o que é o geoprocessamento e compreenda a sua importância.
Os símbolos dos mapas são fundamentais para a compreensão do espaço representado
Os símbolos dos mapas
Os símbolos dos mapas, os seus tipos e os critérios utilizados para adotar cada um deles.
Os relógios atômicos atuais utilizam a contagem de pequenas transições de energia em átomos de césio ou rubídio, por exemplo.
Relógio atômico
Que tal saber mais sobre o funcionamento dos relógios atômicos? Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre esses dispositivos que realizam medições do tempo de forma muito precisa. Saiba aqui como ele funciona, quem inventou esse relógio e onde ele pode ser usado!
Os satélites são as principais ferramentas do sensoriamento remoto
Sensoriamento remoto
Conheça como funciona e quais são as principais utilidades do Sensoriamento Remoto.