Whatsapp icon Whatsapp

Poluição das águas oceânicas

Animal marinho coberto por petróleo.
Animal marinho coberto por petróleo.

Na sociedade moderna fala-se muito a respeito dos impactos ambientais que o homem tem promovido na natureza e que vêm modificando negativamente a atmosfera, a litosfera e também a hidrosfera.
A hidrosfera é um elemento da biosfera que se divide, especialmente, em águas continentais e oceânicas.

Os oceanos e mares sempre serviram o homem, e continuam desempenhando um importante papel nas sociedades modernas. Apesar de sua suma importância, os oceanos não são preservados pelo homem, pelo contrário, o que se percebe é um enorme descaso com os ambientes marinhos. Os oceanos possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, conseguem diluir a poluição. No entanto, a quantidade de poluição (esgotos, produtos químicos, petróleo, entre outros) lançada nas águas marinhas nas últimas décadas é maior que a capacidade de regeneração. Estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes atingem os oceanos anualmente.

Diante da enorme quantidade de dejetos despejados nas águas marinhas, o litoral passa a concentrar um grande volume de elementos orgânicos. Isso propicia um aumento na quantidade de microrganismos que são altamente prejudiciais aos animais marinhos, além de comprometer o ciclo da cadeia alimentar.

Diariamente são lançados nos oceanos milhões de toneladas de lixo (oriundos dos centros urbanos e também da zona rural). Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas.

A contaminação das águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turísticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto. Outro caso grave de poluição oceânica é contaminação das águas por petróleo, que acontece por vazamentos ou mesmo quando se lava os tanques dos navios petroleiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

A degradação dos cursos d'água é um problema social e ambiental
Degradação dos cursos d'água
Entenda como ocorre a degradação dos cursos d'água tanto pela poluição fluvial quanto pelo processo de assoreamento do leito dos rios.
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida
O cálculo do número médio que um indivíduo poderá viver.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
Poluição Sonora e Visual
O que é Poluição sonora e visual, Onde a Poluição sonora e visual é mais evidente, Quais são os principais agentes de emissão da Poluição sonora e visual, Quais os problemas provocados pela Poluição sonora e visual.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
A água poluída pode causar doenças, sendo, nesse caso, chamada de água contaminada
Água contaminada
Entenda o que é água contaminada e os riscos que ela representa à saúde humana.
video icon
Filosofia
Iluminismo Enciclopédia: Diderot e D'Alembert
Denis Diderot e Jean le Rond D’Alembert foram os criadores de uma verdadeira revolução iluminista: a Enciclopédia. Com a megalomaníaca intenção de condensar todos os saberes possíveis em uma única publicação, os autores pretenderam levar a cabo o projeto iluminista de disseminação do conhecimento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.