Whatsapp icon Whatsapp

Expectativa de vida

Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens

A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver. Esse dado é muito importante, visto que é um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar.

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

Portanto, o aumento da expectativa de vida está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população. Os avanços nesses dados estão sendo obtidos desde 1950, em que se constatou, em 2010, um aumento de mais de 20 anos na expectativa de vida da população mundial nesse período (1950 – 2010). No entanto, esse aumento ocorreu de forma desigual entre os países desenvolvidos, em desenvolvimento e as nações subdesenvolvidas.

Outra discrepância nos dados da expectativa de vida se refere aos sexos: as mulheres, na maioria dos países, vivem mais que os homens. Alguns possíveis fatores responsáveis por esse fenômeno:

- A mortalidade infantil é mais comum entre os bebês do sexo masculino.
- As mulheres são mais cuidadosas com a saúde.
- A maioria dos trabalhos de grande periculosidade é exercida por homens.

Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 76 anos e os homens, 69 anos. Confira os países que apresentam as maiores e as menores expectativas de vida do planeta.

Países com as maiores expectativas de vida:

Japão: 86,3 anos.

Mônaco: 85 anos.

França: 84,5 anos.

Espanha: 84,3 anos.

Suíça: 84,2 anos.

Itália: 83,9 anos.

Austrália: 83,9 anos.

Islândia: 83,5 anos.

Liechtenstein: 83,5 anos.

Suécia: 83,2 anos.


Países com as menores expectativas de vida:

Suazilândia: 42,4 anos.

Lesoto: 43,9 anos.

Zimbábue: 44,2 anos.

Afeganistão: 44,2 anos.

Zâmbia: 44,7 anos.

Moçambique: 45,6 anos.

Serra Leoa: 46,7 anos.

Angola: 47 anos.

República Centro-Africana: 47,4 anos.

República Democrática do Congo: 48,6 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Mundo multipolar
Clique aqui, entenda a formação histórica e geográfica da multipolaridade no globo e saiba quais são as principais características de um mundo multipolar.
Narcotráfico na América do Sul
Narcotráfico na América do Sul, O que é narcotráfico, Qual o volume de dinheiro gerado pelo narcotráfico, As etapas de produção da droga, A distribuição de drogas, A lavagem de dinheiro.
Os problemas derivados do capitalismo
Os problemas derivados do capitalismo, O que é o capitalismo, Quando teve início o capitalismo, O capitalismo e a luta entre proletário e donos dos meios de produção, O capitalismo e a natureza, O capitalismo e as desigualdades sociais, O capitalismo e a perda de valores.
Paisagem natural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem natural. Entenda a diferença entre paisagem natural e cultural. Veja exemplos de paisagens naturais presentes no mundo.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Razões trigonométricas no triângulo retângulo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos como calcular as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente.