Whatsapp icon Whatsapp

Poluição Visual

Fatores impedem ou dificultam a percepção dos espaços da cidade, caracterizam a poluição visual
Fatores impedem ou dificultam a percepção dos espaços da cidade, caracterizam a poluição visual

As cidades, como principais centros das relações comerciais, acabam se tornado espaços essenciais para a propagação de elementos destinados à comunicação visual que promovem o consumismo, são cartazes publicitários, anúncios, banners, placas, outdoors, entre outros. Algumas ações, sem estar propriamente ligadas à publicidade, tais como o grafite, pichações, fios de eletricidade e telefônicos, lixo, entre outros resíduos, também geram desconforto visual. Todos esses fatores impedem ou dificultam a percepção dos espaços da cidade, caracterizando a poluição visual.

Esses elementos que promovem a poluição visual, quando dispostos em grande quantidade, geram uma sensação de mal-estar para a população urbana, pois a cidade assume um espaço apenas de relações comerciais capitalistas, escondendo a sua arquitetura original, geram cansaço visual, além de transtornos no trânsito, onde acidentes são ocasionados em razão do desvio de atenção dos motoristas e pedestres.


Cartazes sem nenhuma harmonia

Apesar de tantos transtornos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população muitas vezes não percebe os prejuízos causados por esse processo. Diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, hídrica, do solo e sonora, que geram problemas mais perceptíveis, a poluição visual ocasiona transtornos, principalmente psicológicos, que muitas vezes não são notados pelas pessoas.

Alguns municípios aplicam normas que proíbem a excessiva quantidade de anúncios espalhados pela cidade, determinando que lojas e outros pontos comerciais adéquem suas fachadas de forma que proporcionem um local agradável para a população que transita por esses espaços.

Diz o ditado popular que a propaganda é a alma do negócio, mas conforme uma parte da letra da música Propaganda, do grupo Nação Zumbi, isso é bem diferente “... como pode a propaganda ser a alma do negócio se esse negócio que engana não tem alma, vendam, comprem, você é a alma do negócio”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A importância dos rios para a geração de energia
As características da energia oriunda da força das águas.
Globalização econômica e exclusão social
Entenda o que é Globalização econômica e exclusão social e descubra qual é a relação entre esses dois processos.
O que é subdesenvolvimento?
O subdesenvolvimento, seus conceitos, suas causas e características.
video icon
Frase "Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil" escrita ao lado da silhueta de uma mulher de cabelos soltos
Português
Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil
Quando a ciência não é valorizada em um país, pesquisadores tendem a buscar subsídios além das fronteiras. Nesta videoaula, discutiremos essa importante temática no cenário brasileiro e suas consequências para a sociedade. Fiquem ligados!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?