Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. A importância dos rios para a geração de energia

A importância dos rios para a geração de energia

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. É deles que retiramos a água que usamos para beber, lavar, irrigar, cozinhar, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações importantes.

A produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas é outra importante contribuição dos rios. A utilização dos rios na geração de energia ocorre com a construção de usinas hidrelétricas em determinados trechos de seu curso. Nem todos os rios são propícios a abrigar tais usinas, isso porque é necessária a existência de desníveis, fator que favorece a implantação de quedas artificiais. Por essa razão, os rios escolhidos para serem usados como força hidráulica nas usinas são aqueles que cortam áreas de relevo do tipo planalto, com superfície acidentada.

Em relação à geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, os maiores produtores são dois países da América do Norte: Estados Unidos e Canadá. Esse destaque se deve ao enorme potencial que os rios desses países possuem, especialmente nas bacias hidrográficas situadas na parte ocidental dos respectivos territórios, como por exemplo, a Bacia do Columbia (Canadá) e do Colorado (Estados Unidos).

A França é o país europeu que mais usufrui da força hidráulica de seus rios, por isso existem várias usinas hidrelétricas instaladas ao longo dos cursos de água, com destaque para os mananciais que escoam das montanhas alpinas. A China é o principal destaque na Ásia, a Usina de Três Gargantas (Rio Yang-tse), ainda em construção, se tornará a maior do mundo. Ainda na Ásia, a Rússia aproveita ao máximo a força das águas de seus rios na produção de energia, por isso são diversas usinas construídas, especialmente, nos rios Obi e Lenissei.

O Brasil passou a produzir energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas somente na primeira metade do século XX. Desde então foram construídas várias, são delas que vêm grande parte da energia elétrica gerada no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Trabalhos Informais
Clique e veja o que é o trabalho informal, os tipos de trabalho desenvolvidos em uma sociedade e também as vantagens e desvantagens para um trabalhador autônomo.
Os gráficos são importantes formas de representação e comunicação
Tipos de Gráficos
Confira alguns exemplos dos principais tipos de gráficos e melhore seu desempenho na produção e na interpretação de informações estatísticas e geográficas!
Fatores impedem ou dificultam a percepção dos espaços da cidade, caracterizam a poluição visual
Poluição Visual
Problemas causados pelo excesso de elementos destinados à comunicação visual.
Rio Yangtzé, na China. Perene, de planalto e de águas claras
Tipos de rios
Aprenda mais sobre a natureza conhecendo os diferentes tipos de rios que existem no meio físico do planeta.
A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes
População Mundial
Conheça alguns aspectos principais da população mundial, como a distribuição, os países mais populosos e outros fatores.
Em tempos de Globalização, o contraste entre riqueza e pobreza é visível no espaço das cidades
Globalização econômica e exclusão social
Entenda o que é Globalização econômica e exclusão social e descubra qual é a relação entre esses dois processos.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.