Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Processos erosivos

Processos erosivos

Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Trata-se de um fenômeno natural, responsável pela dinâmica constante dos solos. No entanto, a ação antrópica pode intensificar tal processo, provocando o surgimento de inúmeros problemas. Esses problemas podem ser originários da utilização incorreta dos solos, a exemplo da agricultura intensiva, e da remoção da vegetação, responsável, muitas vezes, por garantir a coesão dos sedimentos em áreas com elevada declividade, além de proteger a superfície de agentes de transformação como a água e o vento.

Os processos erosivos costumam se iniciar com a lixiviação (lavagem da camada superior dos solos), que é responsável pela retirada da cobertura superficial dos solos e pela formação de pequenas rugosidades externas, chamadas de sulcos. Se expostas à ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, essas rugosidades podem aumentar e transformarem-se em ravinas, que são tipos erosivos mais profundos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda existe um estágio mais avançado nos processos de formação de erosões, que são as voçorocas. Elas possuem maiores proporções e provocam verdadeiros estragos sobre áreas agricultáveis ou habitáveis, alcançando até mesmo o lençol freático.

Muitas vezes, a ocorrência de processos erosivos pode estar ligada ao fenômeno do intemperismo, que é um conjunto de elementos que ocasionam a fragmentação ou destruição da camada superficial da Terra em virtude da ação de agentes químicos, físicos e biológicos. Tal processo provoca o deslocamento de sedimentos para outras localidades, onde se reagrupam em um processo chamado de acúmulo ou sedimentação, podendo gerar novas erosões.

Para que haja um controle sobre a ocorrência e proliferações sobre o solo, é preciso planejar e regulamentar a ação humana, além de desenvolver técnicas de manejo que não prejudiquem a superfície terrestre.

Os processos erosivos podem causar sérios danos aos solos
Os processos erosivos podem causar sérios danos aos solos
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Os solos possuem diferentes formas de classificação
Classificação dos solos
Conheça os principais tipos de classificação dos solos.
Mar Cáspio, localizado entre o continente europeu e o continente asiático, é um exemplo de depressão.
Depressões
Aprenda um pouco mais sobre o tipo de relevo conhecido como depressão. No conteúdo do texto a seguir, você poderá encontrar não só a definição de depressão, como também as suas classificações, processos que a originam, as principais curiosidades sobre esse tipo de relevo e onde se localizam no Brasil e no mundo.
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Uma jazida de minérios
Os Minerais são Recursos da Natureza
Os Minerais são Recursos da Natureza, O que são minerais, Como estão classificados os minerais, Qual a importância dos minerais para as sociedades, O minérios e as indústrias, Os impactos ambientais provocados pela exploração de minerais.
Orvalho
Sereno
Sereno, orvalho, rocio, o que é sereno, como se forma o sereno, condensação, evaporação, temperatura, ar, ponto de orvalho, vapor d’água.
Construção destruída por um terremoto na Turquia
Terremotos
O conceito, os níveis de intensidade e as causas possíveis dos terremotos.
Floresta mediterrânea primitiva da Era Terciária.
Vegetação mediterrânea
Formação vegetal típica de clima mediterrâneo.