Whatsapp icon Whatsapp

Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são um complexo sistema de localização espacial utilizado para apontar um determinado objeto situado em qualquer ponto da superfície terrestre.
Mapa-múndi com as linhas imaginárias do planeta traçadas.
As coordenadas geográficas são baseadas em um sistema de linhas imaginárias.

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias que permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A localização de uma determinada coordenada geográfica ocorre por meio do ponto de encontro entre um paralelo um meridiano. Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que cortam o planeta no sentido leste-oeste e dão origem à latitude. Já os paralelos são linhas imaginárias verticais que cortam o planeta no sentido norte-sul e dão origem à longitude. Os pontos cardeais auxiliam na leitura da direção correta das coordenadas geográficas.

Leia também: Projeções cartográficas — as representações de uma superfície esférica em uma superfície plana

Videoaula sobre o sistema de coordenadas geográficas

O que são as coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas são um sistema de localização utilizado para situar qualquer ponto da superfície terrestre. Tal sistema é formado por meio de uma grade de coordenadas, que correspondem a um conjunto de linhas imaginárias indicando a posição de um determinado objeto no espaço global.

Paralelos e meridianos

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O paralelo mais importante é a Linha do Equador, localizada no meio da Terra, dividindo o planeta nos hemisférios Norte e Sul. Além da Linha do Equador, outros paralelos importantes são:

  • Círculo Polar Ártico;

  • Trópico de Câncer;

  • Trópico de Capricórnio;

  • Círculo Polar Antártico.

Por sua vez, os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul. O meridiano mais importante é o Meridiano de Greenwich, que divide o planeta nos hemisférios oriental e ocidental. Os meridianos são importantes também para a definição dos fusos horários da Terra. Para saber mais, acesse: Paralelos e meridianos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de coordenadas geográficas

A grade de coordenadas geográficas é formada por linhas imaginárias distintas, horizontais e verticais, de forma que o encontro das linhas indica a localização exata de um determinado ponto na superfície terrestre. Portanto, há dois tipos de coordenadas geográficas:

  • Latitude: é definida pelos paralelos, por meio da distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que varia de 0° até 90° norte ou sul.

  • Longitude: é definida pelos meridianos, por meio da distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, que varia de 0° até 180° leste ou oeste.

Como localizar as coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas correspondem ao conjunto de linhas imaginárias traçadas nas posições horizontal e vertical. Tendo em vista que os paralelos (linhas horizontais) definem a latitude de um local e que os meridianos (linhas verticais) definem a longitude de um local, para encontrar a coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície terrestre, basta localizar o respectivo ponto no encontro de um paralelo com um meridiano, obtendo assim a medida exata da coordenada geográfica do lugar em questão.

Exemplos de coordenadas geográficas

Cidade

Latitude

Longitude

Macapá

0°2'4'' Norte

51°3'60'' Oeste

Brasília

15°47'42" Sul

48°8'40" Oeste

Rio de Janeiro

22º54'23" Sul

43º10'21" Oeste

São Paulo

23°32'56'' Sul

46°38'20'' Oeste

Porto Alegre

30°01'58" Sul

51°13'48" Oeste

Pontos cardeais

Os pontos cardeais são referenciais de localização geográfica, definidos com base no ponto de nascença do Sol (leste). Portanto, por meio desse referencial, temos as outras direções cardeais: oeste, norte e sul. Os pontos cardeais são comumente representados por uma rosa dos ventos.

A rosa dos ventos representa os pontos cardeais.
A rosa dos ventos representa os pontos cardeais.

Os pontos cardeais são empregados em documentos cartográficos, como mapas, além de instrumentos de localização, como bússolas, com o objetivo de referenciar determinada localização espacial. Os pontos cardeais servem de orientação ao definirmos a localização das coordenadas geográficas. A tabela abaixo apresenta os quatro pontos cardeais:

Ponto cardeal

Abreviação

Leste

L ou E

Oeste

O ou W

Norte

N

Sul

S

Saiba mais: Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais — quais são eles?

Exercícios resolvidos sobre coordenadas geográficas

Questão 1

(UFT 2010) Em 2010, pela primeira vez um país africano será a sede da Copa do Mundo de Futebol da Fifa. Trata-se da África do Sul, conhecida pelos desafios enfrentados em sua história recente contra o apartheid e tendo sua representação política concentrada em Nelson Mandela. No que diz respeito à localização geográfica da África do Sul na projeção cartográfica de Mercator, podemos afirmar que ela

A) situa-se a latitude N e longitude E.

B) situa-se a latitude S e longitude E.

C) situa-se a latitude S e longitude W.

D) situa-se a latitude N e longitude W.

E) situa-se sobre o meridiano e o paralelo principais (0°).

Resolução:

Alternativa B

A África do Sul é um país localizado no Hemisfério Sul, ou seja, ao sul da Linha do Equador, portanto possui latitude sul (S). O país está localizado ao leste do Meridiano de Greenwich, no hemisfério oriental, ou seja, na longitude leste (E).

Questão 2

(UFRGS 2019) Um homem sai da sua casa e caminha 50 metros na direção norte. Vira à esquerda e caminha 20 metros. Vira 45° à esquerda novamente e caminha mais 17 metros. Ao parar, ele olha para trás. Para que direção esse homem está olhando?

A) Norte.

B) Noroeste.

C) Nordeste.

D) Sul.

E) Sudoeste.

Resolução:

Alternativa C

O indivíduo da questão caminha primeiramente para o norte. Em seguida, ele caminha para a esquerda (oeste) e depois ele vira 45° à esquerda (sudoeste). Logo, ao olhar para trás, o personagem olha para o nordeste, que é o ponto colateral oposto ao sudoeste.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A escala dos mapas
As diversas variações de representação dos mapas.
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Linha Internacional da Data
Você sabe a importância da Linha Internacional da Data? Entenda o funcionamento dessa linha imaginária que marca a passagem da data no planeta.
Mapas
Mapas, O que são Mapas, O ramo da Geografia que produz Mapas, Como se cria um Mapa, A produção de um mapa, A fotografia aérea na produção de Mapas, As imagens de satélite na elaboração de mapas.
Os símbolos dos mapas
Os símbolos dos mapas, os seus tipos e os critérios utilizados para adotar cada um deles.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Conheça os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, além da importância deles para a nossa orientação no espaço geográfico.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.