Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Solo e Produção Agrícola

Solo e Produção Agrícola

O solo é um dos poucos recursos naturais renováveis, com isso é possível afirmar que o solo é a principal matéria-prima da agricultura, pois ele é um dos principais elementos que dá condições de germinação aos vegetais, no entanto sofre uma série de impactos na prática agrícola.

O solo na produção agrícola sofre, dentre outros, compactação provocada pelas máquinas (tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pivôs etc.), sem contar o uso indiscriminado de fertilizantes e inseticidas químicos, favorecendo assim os grandes proprietários de terras que aumentam as áreas cultiváveis e de certa forma expulsam os pequenos proprietários que geralmente praticam agricultura familiar de subsistência.

Os grandes fazendeiros e as empresas agropecuárias, com grandes recursos financeiros, investem na produção monocultora de exportação, essa prática tem contribuído fortemente para diminuir as propriedades físico-químicas presentes no solo. A agricultura monocultora remete alguns impactos determinantes, como retirada de grandes áreas de vegetação nativa, assoreamento dos mananciais, perca de solo, processo de desertificação, poluição dos córregos e rios, além do lençol freático pela utilização de variados insumos agrícola, aumento da temperatura nessas áreas devido à irradiação, morte de animais silvestres que consomem sementes a serem germinadas ou o próprio fruto da planta, entre outros.

O uso de fertilizantes sistematicamente altera o equilíbrio dos processos ecológicos do solo que se rompe, a quantidade de matéria orgânica diminui, além da capacidade do solo de reter umidade, mudança na textura da terra provocam conseqüências nocivas, perda de húmus, solo seco e estéril, favorece a erosão provocada pelo vento e pela água.

As tecnologias químicas das agroindústrias vão continuar colocando em risco o equilíbrio ecológico do nosso ambiente natural, embora existam hoje soluções comprovadas para essa questão, é a chamada agricultura orgânica.

Nesse tipo de produção, que faz aumentar o rendimento, controlar as pragas e fazer crescer a fertilidade do solo, o agricultor usa tecnologia baseada no conhecimento ecológico. Planta várias espécies de vegetais num esquema rotativo, de modo que os insetos atraídos por uma espécie desaparecem com a próxima.
Em vez de fertilizantes químicos, ele aduba os campos com esterco e com resíduos vegetais, devolvendo assim a matéria orgânica ao solo para que entre de novo no ciclo biológico.

Quando o solo é cultivado organicamente, o seu conteúdo de carbono aumenta, e assim a agricultura orgânica contribui para o aquecimento global entre outras contribuições positivas.
A preparação do solo para o plantio
A preparação do solo para o plantio
Publicado por: Eliene
Assuntos relacionados
Diferentes meios de transporte
Meios de Transporte
Características dos diferentes meios de transporte.
Neoliberalismo
Clique aqui para entender o que é neoliberalismo, como surgiu, quais são as suas aplicações e quais as críticas possíveis sobre essa doutrina econômica.
Produto do narcotráfico.
Narcotráfico na América do Sul
Narcotráfico na América do Sul, O que é narcotráfico, Qual o volume de dinheiro gerado pelo narcotráfico, As etapas de produção da droga, A distribuição de drogas, A lavagem de dinheiro.
O processo de globalização tem contribuído para o aumento das desigualdades sociais.
Reflexos da globalização no mundo
Como esse processo tem interferido na vida das pessoas?
Você sabia?
Informações Globais
Algumas características políticas, físicas e econômicas da Terra.
Muralha da China: um exemplo da interposição entre paisagem natural e paisagem cultural
Paisagem natural e paisagem cultural
Conheça a dinâmica das paisagens em suas manifestações naturais e culturais.
Exemplo de práticas agrárias no meio rural
Diferença entre rural e agrário
Aprenda a diferenciar o espaço rural e agrário conhecendo as suas principais características!
A plantação de soja é um dos principais exemplos de monocultura no Brasil.
Monocultura
Entenda mais a respeito da monocultura, uma prática de cultivo agrícola de um único produto realizada, normalmente, em latifúndios. Saiba como é desenvolvida essa prática agrícola, suas consequências para o solo e para o meio ambiente, suas principais vantagens e desvantagens, além dos problemas associados a esse plantio.
Brasil, um país com potencial turístico
Turismo
Turismo, O que é Turismo, Como surgiu o Turismo no mundo, Como se desenvolve o Turismo, Qual é a principal finalidade do Turismo, A indústria do Turismo, O Turismo no mundo, Turismo e renda.
Plataforma petrolífera no Brasil
Principais países produtores de petróleo
Conheça os maiores produtores mundiais de petróleo.