Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. O setor agropecuário da Argentina

O setor agropecuário da Argentina

A Argentina é um país sul-americano, atualmente figura como uma economia emergente. Dentre os setores da economia que compõe o PIB da nação, está a agropecuária, que responde por aproximadamente 7%. No território argentino habitam cerca de 39 milhões de pessoas, desse total, 10% trabalha no setor agropecuário.

A estrutura fundiária argentina acompanha a mesma realidade dos países latinos, isto é, uma profunda concentração de terras nas mãos de uma minoria da população. Os produtos oriundos da agropecuária respondem por cerca de 50% de tudo que é exportado, isso mostra a importância do setor para a economia. Dentre os produtos mais exportados estão o trigo, o milho e a carne.

Ao longo do território argentino existem duas zonas agropecuárias de grande relevância: a região pampeana e a extrapampeana. Na região pampeana são encontradas extensas terras de grande fertilidade, a área abrange cidades como Buenos Aires, Santa Fé, Rosário e Baía Blanca.

Essa região se destaca principalmente na produção de trigo e milho. Na pecuária, as principais criações são de gado e ovinos. A grande produção se deve, especialmente, pela característica topográfica plana, que favorece a mecanização plena e eleva a produtividade da agricultura e da pecuária. A região pampeana responde por 50% dos produtos oriundos da agricultura; 66%, do gado e 50%, do ovino.
Além dos produtos agropecuários citados, a Argentina produz também algodão, cana-de-açúcar, vinha e oliveira, frutas, uva e erva-mate.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Bandeira do Suriname.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.
Bandeira da República da Índia.
Índia
As características do segundo país mais populoso do mundo.
Moscou, capital da Rússia.
Rússia
Clique aqui e conheça as principais características da Federação da Rússia!
Bandeira da Bolívia
Bolívia
O país que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano da América do Sul.
Burj Khalifa Bin Zayid, localizado em Dubai, é o maior edifício do planeta
Emirados Árabes Unidos
País que abriga a maior obra de engenharia do mundo.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
Manifestação de Tibetanos para a criação de um território próprio
Nações sem território
Os principais grupos populacionais sem país próprio.
Madri, capital espanhola
Espanha
Espanha apresenta grande diversidade étnica em sua população, clique e confira!
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.