Whatsapp icon Whatsapp

Transporte por dutos

Transporte de líquidos e gases por meio de tubulações.
Transporte de líquidos e gases por meio de tubulações.

O transporte por dutos e tubulações é um tipo de transporte pelo qual o produto, geralmente líquido ou gasoso, desloca de um determino local para outro por meio de tubulações. A infra-estrutura desse sistema é fixa, pode ser instalada sobre o solo, no subsolo e submarina.
Os primeiros oleodutos surgiram nos Estados Unidos, por volta de 1885, o incremento dessa tecnologia intensificou-se a partir do século XX. Esse meio de transporte tem se propagado, pois nesse sistema permite-se conduzir produtos a enormes distâncias. Em muitos casos o que acontece é o transporte de produtos que saem de uma área produtora em direção a outra área consumidora ou exportadora (como os portos).

Os produtos mais transportados nesse seguimento são: minérios, petróleo e gás natural. A implantação do transporte em questão apresenta duas vertentes, sendo uma positiva e outra negativa.
A positiva é que o valor investido na construção de dutos e tubulações tem rápido retorno em relação ao capital investido, por meio da economia gerada por esse tipo de transporte, além de causar poucos impactos ambientais. A negativa é em razão do alto valor da implantação dos sistemas de tubulações e dutos.
Os dutos são confeccionados com tubos metálicos de 76 cm de diâmetro, para o deslocamento dos produtos são necessárias bombas, uma instalada no local de partida e outra no meio do percurso (caso a distância seja longa).

Em suma, verifica-se que o transporte em destaque pode fazer frente a meios tradicionais, como rodoviário e hidroviário. Uma particularidade desse tipo de transporte em relação aos demais (hidroviário, ferroviário, rodoviário e aéreo) é que não ocorre o deslocamento de pessoas, apenas de produtos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.