Whatsapp icon Whatsapp

Determinante

O determinante é representado por alguns termos que compõem o adjunto adnominal
O determinante é representado por alguns termos que compõem o adjunto adnominal

Mediante os estudos dos fatos que norteiam a língua, deparamo-nos, não raras as vezes, com algumas terminologias um tanto quanto incompreensíveis – o que torna ainda mais difícil nosso aprendizado. O termo “determinante”, no entanto, não deve soar para você como algo assim tão inédito, dada a recorrência desse em muitos postulados didáticos.

No entanto, ainda que recorrente, no que tange ao significado ele é um fato novo e, como tal, é necessário à nossa compreensão. Em face dessa realidade, o objetivo a que se presta o artigo em questão é elucidar algumas características que norteiam o termo antes mencionado – determinante. Assim, precisamos fazer uma retomada de conhecimentos antes vistos, sobretudo no que se refere ao adjunto adnominal, que pode ser acessado por meio do texto “Adjunto adnominal e Complemento nominal”.

Considerações atestadas, cumpre afirmar que o determinante se caracteriza pelo termo que acompanha o substantivo, sendo esse (o substantivo) definido por “nome”. Assim, dito em outras palavras, afirmamos que o determinante acompanha o nome. Dessa forma, ilustraremos as ocorrências linguísticas por meio de exemplos. Veja:

O garoto se encontrava radiante.

Aquele garoto se encontrava radiante.

Muitos garotos se encontravam radiantes.

Quatro garotos se encontravam radiantes.


Os termos em destaque nos enunciados se caracterizam, respectivamente, por artigo, pronome demonstrativo, pronome indefinido e numeral cardinal.

Portanto, a conclusão a que chegamos se refere ao fato de que o determinante pode ser representado por essas classes que se fizeram evidentes nos enunciados em questão.  

Quando não se constata a presença de um determinante antes de um nome, ele se encontra em elipse, isto é, subentendido. Vejamos, pois, um exemplo:

Garotos se encontravam radiantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, os pronomes indefinidos substantivos assumem o papel de “nome” – razão pela qual não se constituem de nenhum determinante. Como exemplo, podemos citar:

Ninguém compareceu à reunião.

O sujeito aqui é representado pelo pronome indefinido substantivo “ninguém”.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

As funções morfossintáticas da partícula se
Como e quando usar o "se".
Interjeição
Por meio desta subseção, passe a conhecer um pouco mais acerca de uma das dez classes gramaticais: a interjeição!
Numerais
Clique aqui, conheça a classe dos numerais e entenda como são classificados e quando são usados. Tenha acesso também a uma tabela de numerais!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.