Whatsapp icon Whatsapp

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

Nas formas rizotônicas o acento tônico recai no radical; e nas arrizotônicas, ele recai nas terminações
Nas formas rizotônicas o acento tônico recai no radical; e nas arrizotônicas, ele recai nas terminações

Desta vez, o foco principal é abordar acerca das formas rizotônicas e das formas arrizotônicas. Dessa maneira, eis algumas evidências que tão logo nos permitirão concluir o porquê de uma forma e o porquê de outra. Vejamos:

 

Denominam-se formas rizotônicas aquelas formas verbais cujo acento recai no radical, ou seja, naquela parte estática do verbo. Assim, de forma a compreendermos melhor, conjuguemos o verbo cantar no presente do indicativo e no presento do subjuntivo:

Algumas formas do verbo cantar

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tais conjugações permitem-nos concluir que para cada verbo existem apenas oito formas rizotônicas: eu, tu, ele e eles do presente do indicativo e eu, tu, ele e eles do presente do subjuntivo.

As denominadas formas arrizotônicas são aquelas em que o acento tônico recai na terminação, ou seja, fora do radical. A título de ilustração, tomemos como exemplos as formas abaixo elucidadas:

Cantamos   
Cantais

Cantemos
Canteis

Cantou
Cantava
Cantará...

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.