Whatsapp icon Whatsapp

Grafia dos verbos terminados em –gredir, –mitir e –ceder

Os substantivos derivados de verbos que terminam em –gredir, -mitir e –ceder causam dúvidas, mas, pela regra, devem terminar em –ssão, portanto, progressão, omissão e concessão.
Agressão, admissão e cessão são alguns dos substantivos derivados de verbos que terminam em -gredir, -mitir e -ceder
Agressão, admissão e cessão são alguns dos substantivos derivados de verbos que terminam em -gredir, -mitir e -ceder

A gramática é dividida em partes e cada uma fica responsável por estudar um aspecto da língua. A ortografia é a parte da gramática que se preocupa com a grafia correta das palavras. Inclusive esse conceito encontra-se na própria palavra ortografia, que foi formada a partir de dois elementos gregos: orto, que significa correto”, e grafia, que significa “escrita”.

Todas as vezes que uma palavra é grafada corretamente significa que ela está adequada a um padrão que foi estabelecido. Esse padrão é também conhecido por regras.  Em português, algumas palavras são formadas por derivação, logo, é essencial conhecer a palavra primitiva, ou as de mesma família, para não ter dúvidas no momento da escrita. Por exemplo, o g e o j antes das vogais e, i possuem sons semelhantes. Por isso, no momento de escrever laranjeira, para não errar e grafá-la com g, é preciso analisar a família da palavra: laranja, laranjal, laranjada.

O processo de formação de palavras por derivação não está restrito à classe gramatical, por isso, há palavras que são derivadas de classes gramaticais diferentes, um exemplo disso é o substantivo agressão. Muitos têm dificuldade em sua grafia, pois não sabem se devem usar ss ou ç, mas há aqueles que escrevem corretamente, mas desconhecem as regras de sua formação, o que pode prejudicar a grafia de outras palavras que sigam o mesmo padrão. A seguir, discutiremos os padrões que determinam a grafia da palavra agressão e de outros substantivos, que também são derivados de verbos.  Leia as palavras abaixo:

Agressão

Progressão

Regressão

Admissão

Omissão

Sucessão

Concessão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível perceber que elas possuem algo em comum, não é mesmo? Seguramente, o que é mais fácil de visualizar é que todas terminam em - ssão. Outro aspecto é que todas as palavras pertencem à classe dos substantivos: a agressão, a progressão, a admissão etc. A partir desses aspectos, é possível formular uma regra? Será que posso afirmar que todo substantivo é terminado em - ssão? Claro que não, pois há muitos substantivos que possuem outra terminação.  Então, o que falta “descobrir” para que seja possível formular uma regra para as palavras que terminem em -ssão?  Leia as palavras a seguir:

Agredir

Progredir

Regredir

Admitir

Omitir

Suceder

Conceder

E agora, o que essas palavras têm em comum?  É correto afirmar que algumas possuem terminação semelhante? É possível afirmar que todas elas designam uma ação? Vejamos:

  1. As palavras terminam em –gredir, -mitir, -ceder, ou seja, é possível afirmar que  a terminação pode influenciar nas regras que regem a grafia dessas palavras, pois algumas possuem terminação semelhante;
  2. Todas elas designam uma ação, logo, pertencem à classe gramatical dos verbos.

Tomando como base as conclusões anteriores, acompanhe as regras usadas para a grafia da palavra agressão e de outros substantivos.

  • Substantivos formados a partir de verbos que terminem em: -gredir, -mitir, -ceder → devem ser grafados com –ssão.

A partir de agora, fique atento à grafia dos substantivos que são formados a partir desses verbos. Não decore, aprenda! Assim, independente da palavra, será possível escrevê-la corretamente. É só analisar sua origem e terminação.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Artigos Relacionados

As terminações “-IZAR” e “-ISAR” – características relevantes
Constate acerca de alguns pressupostos a elas relacionados!
Mais ou mais? Onde ou aonde? Essas e outras expressões geralmente são alvo de questionamentos por parte dos usuários da língua.
Mas ou mais: dúvidas de ortografia
Mas ou mais e onde ou aonde representam os muitos questionamentos acerca da ortografia. Clique e confira importantes dicas acerca do uso dessas e de outras expressões!
Um estudo acerca das expressões (para) trás, atrás e traz
Aprenda a empregá-las corretamente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas