Whatsapp icon Whatsapp

Verbo Precaver: defectivo ou não?

O verbo “precaver” se demarca como defectivo, pois não é conjugado em todas as pessoas gramaticais
O verbo “precaver” se demarca como defectivo, pois não é conjugado em todas as pessoas gramaticais

Se, porventura, você já teve dúvidas acerca do verbo precaver, deve ter se perguntado: seria ele defectivo ou não? 

Questionamentos dessa natureza somente comprovam que essa classe gramatical torna-se muitas vezes alvo de dúvidas e mais dúvidas.

Assim, um dos aspectos peculiares aos verbos diz respeito às flexões e, consequentemente, às mudanças que se operam no momento em que um determinado verbo se encontra conjugado. Momento esse perfeitamente propício para identificar se esse verbo se apresenta como irregular e defectivo. Irregular porque há mudanças nas formas das pessoas gramaticais; e defectivo porque nem todas elas se mostram evidentes, pois às vezes nem ao menos existem.

Portanto, confira a forma com que o verbo em questão se apresenta conjugado: 

Modo indicativo

Presente: Nós precavemos/vós precaveis. (Nota-se a ausência das primeiras pessoas do singular e da terceira do plural);

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pretérito imperfeito: precavia, precavias, precavia, precavíamos, precavíeis, precaviam;

Pretérito perfeito: precavi, precaveste, precaveu, precavemos, precavestes, precaveram;

Pretérito mais-que-perfeito: precavera, precaveras, precaver, precavêramos, precavêreis, precaveram;

Futuro do presente: precaverei, precaverás, precaverá, precaveremos, precavereis, precaverão;

Futuro do pretérito: precaveria, precaverias, precaveria, precaveríamos, precaveríeis, precaveriam.

Modo subjuntivo

Presente: não possui

Pretérito imperfeito: precavesse, precavesses, precavesse, precavêssemos, precavêsseis, precavessem;

Futuro: precaver, precaveres, precaver, precavermos, precaverdes, precaverem.

Formas nominais

Infinitivo impessoal: precaver;

Infinitivo pessoal: precaver, precaveres, precaver, precavermos, precaverdes, precaverem;

Gerúndio: precavendo;

Particípio: precavido.

Modo imperativo

Precavei vós (única forma existente). 

Por meio do exposto, cabe ressaltar que, diante desses aspectos, é possível optar pelo uso de outro verbo, sinônimo, como é o caso do verbo “prevenir”, que em nada altera o sentido de “precaver”.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?