Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História da América
  3. Mudanças que provocaram as lutas pela Independência dos Estados Unidos

Mudanças que provocaram as lutas pela Independência dos Estados Unidos

A partir da segunda metade do século XVIII, após a vitória dos ingleses na Guerra dos Sete Anos, a economia inglesa ficou extremamente abalada pelas despesas com a guerra. Com isso, os olhos da Coroa Inglesa voltaram-se para suas 13 colônias na América. A Coroa Inglesa visava à aplicação urgente da legislação mercantilista nas colônias inglesas. 

Além disso, com o advento da Revolução Industrial, a Inglaterra precisou de mercados, mas, por conta da relativa autonomia colonial (negligência salutar) que sempre tiveram, as colônias nunca foram consumidoras da produção metropolitana.

Assim, a Coroa baixou inúmeros decretos restringindo consideravelmente a relativa autonomia, tanto das colônias do Norte quanto das colônias do Sul. Era fundamental para a Inglaterra transformar suas colônias em mercados consumidores da produção inglesa. Essa situação levou a metrópole a fechar o cerco através da fiscalização das colônias, instituindo uma série de tributos. Como:

A Lei do Açúcar (1764): alta taxação do açúcar e de seus derivados, sobretudo do melaço. Essas medidas buscavam inibir o contrabando do açúcar que não fosse proveniente das Antilhas Britânicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lei do Selo (1765): a Inglaterra ordenou que todo documento oficial, jornais, livros, certidões, que circulassem na Colônia, fossem selados. Essa selagem implicava no pagamento de taxas à metrópole.

A lei do Chá (1767): estabeleceu impostos elevados para esse produto, que por sinal era bastante consumido pelos colonos.

Leis Intoleráveis (1774): a Coroa Inglesa fechou o Porto de Boston e ocupou militarmente a colônia de Massachussetts.

Revoltados, os colonos não aceitaram as imposições adotadas pela Coroa Inglesa. Nesse clima de insatisfação e revolta entre os colonos, surgiram os ideais libertários influenciados pelos pensadores iluministas. Conscientes de sua força, recusaram-se a pagar as taxas e fizeram vista grossa aos produtos taxados. A Inglaterra não estava disposta a negociar e o embate entre os colonos e a metrópole foi inevitável. Esses fatores desencadearam a guerra da independência das 13 colônias inglesas.

Os colonos da América não aceitaram as imposições da Coroa Inglesa
Os colonos da América não aceitaram as imposições da Coroa Inglesa
Publicado por: Lilian Maria Martins de Aguiar
Assuntos relacionados
Representação do esquartejamento de Túpac Amaru II.
Rebelião Túpac Amaru
Rebelião Túpac Amaru, Túpac Amaru II, curacas, dominação colonial espanhola, movimento emancipacionista, José Gabriel Condorcanqui, Universidade de São Marcos, Peru, Lima.
Jefferson Davis (Sul) e Abraham Lincoln (Norte): representantes de visões políticas distintas.
Estados do Norte x Estados do Sul
As divergências que motivaram os conflitos da guerra civil americana.
<i>Da colonização ao processo de independência</i>
Antecedentes históricos da Independência dos Estados Unidos
O estudo dos antecedentes históricos da independência dos Estados Unidos é importante para entender os fatos que culminaram na libertação das treze colônias.
Bill Clinton sofreu um processo de impeachment em 1998*
Impeachment de Bill Clinton
Conheça os motivos que levaram ao impeachment de Bill Clinton, que ocorreu entre o fim de 1998 e o início de 1999.
Nos Estados Unidos, há uma polarização entre os partidos Democrata e Republicano
Partido Republicano e Partido Democrata nos EUA
Saiba quais são as características definidoras, bem como a origem dos dois grandes partidos dos EUA, Partido Republicano e Partido Democrata.
A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica.
Formas de trabalho na América Hispânica
Os sistemas que organizaram o uso da mão-de-obra indígena na América Espanhola.