Whatsapp icon Whatsapp

Iris Rezende

Iris Rezende é um político goiano que, ao longo de sua carreira, assumiu diversas funções públicas, tais como de vereador, deputado estadual, prefeito, governador etc.
Iris Rezende é influente na política goiana, tendo sido prefeito de Goiânia e governador de Goiás.[1]
Iris Rezende é influente na política goiana, tendo sido prefeito de Goiânia e governador de Goiás.[1]

Iris Rezende é um conhecido político que seguiu carreira em seu estado, Goiás. Mudou-se para Goiânia no final da década de 1940, e, na década de 1950, optou por seguir carreira na política. Tornou-se um dos grandes políticos de Goiás, sendo eleito para vereador, deputado estadual, prefeito de Goiânia e governador de Goiás. Também foi ministro em dois governos da Nova República.

Acesse também: Tancredo Neves, figura-chave da redemocratização do Brasil

Resumo sobre Iris Rezende

  • Iris Rezende é originário de Cristianópolis e nasceu em 1933.

  • Ele e sua família mudaram-se para Goiânia em 1949.

  • Ele ingressou na política por conta da experiência que teve como líder do movimento estudantil.

  • Ao longo de sua vida, foi vereador, deputado estadual, prefeito, governador, além de ministro de dois governos diferentes.

  • Aposentou-se da política no final de 2020.

Primeiros anos na vida de Iris Rezende

Iris Rezende Machado nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, no estado de Goiás. Ele era filho de Filostro Machado Carneiro, que trabalhava como agricultor, e de Genoveva Resende Machado, dona de casa. Também teve quatro irmãos, chamados: Orlando, Jairo, Otoniel e Iracema. Dos cinco, Iris Rezende foi o segundo a nascer.

Na época do seu nascimento, seu pai ainda não possuía nenhuma terra e o sustento da família vinha do trabalho de Filostro Carneiro como fabricante de tijolos e telhas. Dessa ocupação, ele conseguiu os meios para comprar terras para formar uma fazenda, e isso aconteceu quando Iris tinha sete anos.

A Fazenda Canastra foi onde Iris Rezende passou bons anos de sua vida, permanecendo lá dos sete aos 16 anos. Foi um período duro porque ele e seus irmãos tinham de ajudar nos trabalhos da fazenda. Em 1949, sua família decidiu vender a propriedade e mudar-se para Goiânia, capital de Goiás, para investir em negócios e na educação dos filhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entrada na política de Iris Rezende

Em Goiânia, a família de Iris Rezende se estabeleceu em Campinas, um bairro que havia sido uma cidade, mas que foi absorvido com o crescimento da capital goiana. Em Goiânia, o futuro político teve acesso à educação formal, estudando em colégios como a Escola Técnica de Goiânia e o Colégio Liceu. Foi nessas instituições que ele teve suas primeiras experiências políticas.

da Universidade Federal de Goiás.Direito ao tornar-se presidente dos grêmios estudantis dos dois colégios. Foram essas experiências que o convenceram de tornar-se político, e, para alcançar esse objetivo, ele se matriculou no curso de estudantis movimentosIsso porque Iris engajou-se nos

Seu pai foi contra essa decisão de entrar na política, pois desejava que o filho assumisse alguns dos negócios que a família tinha em Goiás. O primeiro partido ao qual Iris Rezende se filiou foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Por essa sigla, ele realizou sua primeira conquista política: ser eleito vereador de Goiânia, em 1958.

Nessa eleição, Iris Rezende obteve 1548 votos, sendo eleito como o candidato a vereador mais votado na capital. Ele assumiu o posto em 1959 e permaneceu nele até o ano de 1962. Nesse mesmo ano, ele migrou para o Partido Social Democrático (PSD) e concorreu a deputado estadual de Goiás.

O resultado, novamente, foi surpreendente, e ele foi eleito com 10.188 votos, sendo o candidato mais votado em todo o estado. Iris Rezende se estabeleceu como uma potência política no estado pela sua rápida ascensão. Ele próprio relata à historiadora Cileide Alves que ele já pensava em concorrer à prefeitura de Goiânia quando foi eleito deputado estadual.|1|

  • Iris Rezende como prefeito de Goiânia

Como mencionado, a rápida ascensão de Iris Rezende na política alimentou suas ambições, e um dos passos que ele almejava dar era o de se tornar prefeito de Goiânia. Até então, filiado ao PSD, ele não contava com o apoio do grupo hegemônico na política do estado. No começo da década de 1960, Goiás era governado por Mauro Borges, filho de Pedro Ludovico Teixeira, um dos idealizadores de Goiânia.

Iris passou a contar com o apoio de Mauro Borges em 1964, quando o deputado estadual se recusou a se envolver com os militares para conspirar a deposição do governador. Isso garantiu a Iris Rezende o apoio do PSD para sua candidatura à prefeitura de Goiânia. Ele concorreu por essa sigla contra Juca Ludovico, candidato apoiado pelo marechal Humberto Castello Branco.

Iris Rezende venceu essa disputa obtendo quase 30 mil votos e, portanto, foi eleito prefeito de Goiânia. Seu mandato foi desafiador pelo contexto que o país passava — o de implantação de um regime autoritário. Sua gestão ficou marcada por suas iniciativas populares, como os mutirões, em que ele mobilizava a prefeitura para construir casas populares.

Iris Rezende participava pessoalmente da construção das casas, e essas ações eram enxergadas como uma estratégia para garantir o apoio da população. De fato, ele se tornou uma figura bem-aceita por ela, e isso preocupava os seus adversários e os militares. Assim, foi convidado a filiar-se à Arena, o partido militar, mas rejeitou o convite. Isso resultou na sua cassação, em 1969, perdendo seu mandato, sendo destituído da prefeitura e tendo os seus direitos políticos suspensos por 10 anos.

Acesse também: A trajetória de Fernando Henrique Cardoso

Outros feitos de Iris Rezende

Depois de ser cassado, Iris Rezende trabalhou por 10 anos como advogado, permanecendo afastado da política nesse período. Com a abertura política, ele se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, atuando nos movimentos que lutaram pela redemocratização do Brasil durante a década de 1980.

Um desses movimentos foi a Diretas Já, em 1984. Nesse período ele era governador de Goiás — foi eleito em 1982 e assumiu em 1983 — e foi escolhido para discursar em um comício das Diretas Já que foi realizado em Goiânia. Esse movimento lutava pelo direito da população de votar para presidente.

Iris Rezende ainda foi governador em outra ocasião. Em 1990, ele foi eleito governador de Goiás pela segunda vez, assumiu em 1991 e permaneceu no cargo até 1994, quando renunciou para concorrer ao Senado. Foi eleito senador e permaneceu na função de 1995 a 2003, não sendo eleito em 2002 por uma margem de votos mínima. Iris Rezende também foi ministro dos governos de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

Suas últimas experiências políticas se deram na prefeitura de Goiânia, quando foi eleito em 2004, reeleito em 2008 e eleito novamente em 2016. Ele cumpriu seu mandato até o dia 1º de janeiro de 2021 e transmitiu o cargo para seu sucessor. Isso aconteceu porque ele decidiu aposentar-se da política.

O sucessor de Iris Rezende na prefeitura de Goiânia foi Maguito Vilela, político do PMDB que saiu vitorioso na eleição de 2020. Maguito, entretanto, assumiu a prefeitura por apenas 12 dias e acabou falecendo, vítima de complicações da covid-19. Seu sucessor foi o vice, Rogério Cruz.

Falecimento de Iris Rezende

Iris Rezende faleceu na madrugada do dia 9 de novembro de 2021, após ficar três meses internado em hospitais de Goiânia e São Paulo. Ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Goiânia, em agosto de 2021. Foi submetido a uma cirurgia, e seu estado de saúde oscilou durante esse período de internação.

Notas

|1| CUNHA, Cileide Alves. Aval do passado: Iris Rezende – memória e política (1958-1982). Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, 2008. p. 76.

Créditos da imagem:

[1] Reprodução Instagram Prefeitura de Goiânia

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

O Césio 137 é um elemento altamente radioativo
Césio 137
O que é Césio 137, acidente do Césio em Goiânia, isótopo radioativo, fissão de urânio ou plutônio, equipamentos de radiografia, emitir radiações gama, fiscalização do lixo radioativo, Comissão Nacional de Energia Nuclear, conseqüências do Césio 137.
Ditadura Militar no Brasil
Veja de que forma os militares tomaram o poder em 1964, instaurando uma ditadura militar no país, e os principais acontecimentos que marcaram esse regime.
Bandeira de Goiânia
Goiânia
Saiba mais sobre a cidade de Goiânia e a história da construção da capital de Goiás. Veja também dados demográficos e econômicos sobre o território goianiense.
Sarney (dir.), problemas econômicos e a redemocratização do país.
Governo José Sarney
História do Brasil, Nova República, Plano Cruzado, Plano Verão, Plano Bresser, Constituição de 1988, inflação, redemocratização, Fernando Collor de Mello, democracia.
FHC, além de criador do plano real, foi presidente brasileiro por dois mandatos.*
Primeiro Governo de Fernando Henrique Cardoso
Situe-se sobre as principais características políticas do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso.
video icon
Geografia
Alerta vermelho do clima: aquecimento global e mudanças climáticas em 2021
Assista à videoaula e descubra o que é IPCC. Conheça os principais pontos do relatório divulgado pelas Nações Unidas sobre a questão climática em 2021. Entenda quais são as maiores preocupações, o que pode ser feito e o que é irreversível em relação às mudanças climáticas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!