Césio 137

O Césio 137 é um elemento altamente radioativo

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama. Os raios gama possuem um grande poder de penetração, sendo nocivos ao ser humano.

O maior acidente já ocorrido com o Césio 137 foi na cidade de Goiânia, em 13 de setembro de 1987. Toda a tragédia foi decorrente de um descuido na fiscalização do lixo radioativo, onde catadores de sucata retiraram de um aparelho de radioterapia abandonado aquilo que seria fatal: a cápsula misteriosa. Dentro desta cápsula encontraram algo jamais visto, tinha aspecto brilhante e encantava a todos, este material foi distribuído entre curiosos, inclusive crianças. A beleza radiante fez com que passassem o material até pelo próprio corpo: era o brilho da morte.

Esse material era o Bário e se desintegrava em um pó azulado e fosforescente, altamente tóxico. Somente após 16 dias da abertura da cápsula é que foi acionada a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) e o caso foi controlado. As conseqüências deste acidente são vistas até hoje, muitos sobreviventes sofrem doenças como câncer, hipertensão e distúrbios variados, e recebem tratamento médico contra estes males.

O acidente com Césio-137 que aconteceu em Goiânia, em 1987, é até hoje o maior acidente radiológico da história.
Acidente com Césio-137 em Goiânia
Clique o link e acesse este texto sobre o acidente com Césio-137 em Goiânia. Entenda como ele aconteceu e qual trabalho foi realizado para conter seus danos.
Profissionais da saúde estão expostos a diversos riscos em suas profissões, devendo seguir sempre as medidas de biossegurança
Biossegurança em saúde
Entenda por que a biossegurança é extremamente importante para os profissionais de saúde.
Bomba atômica
Entenda como funcionam as bombas atômicas, descubra a diferença entre as bombas de fissão e fusão nuclear e conheça os efeitos causados por elas.
Fórmula utilizada em cálculos que envolvem meia-vida
Cálculos envolvendo meia-vida
Aprenda a realizar os cálculos que envolvem o estudo da meia-vida com a ajuda de exemplos que aplicam fórmulas e gráficos relacionados a esse conteúdo.
Qual a idade deste fóssil?
Datação radiométrica
Clique aqui e entenda como funciona o processo de datação radiométrica!
Partícula Alfa sendo emitida
Emissão Alfa
Saiba sobre os emissores Alfa.
A emissão radioativa natural mais prejudicial aos seres vivos, podendo trazer danos irreparáveis, é a radiação gama
Emissões Radioativas Naturais
Conheça as principais características das emissões radioativas naturais alfa, beta e gama, como a sua constituição, poder de penetração e possíveis danos aos seres vivos.
Iris Rezende é influente na política goiana, tendo sido prefeito de Goiânia e governador de Goiás.[1]
Iris Rezende
Conheça detalhes da vida de Iris Rezende, um político goiano. Entenda como se deu sua formação, e veja como vem sendo sua carreira na vida pública.
O clímax da produção de neutrinos (tipos de léptons) ocorre quando as estrelas morrem, como na explosão da supernova acima
Os léptons
Conheça a classe de partículas subatômicas dos léptons, que envolve o elétron, o muon, o tau e os neutrinos de cada um deles.
Frederic Soddy estudou as emissões alfa e criou a primeira lei da radioatividade, que leva seu nome
Primeira Lei de Soddy
Conheça a lei de Soddy, que constitui a primeira lei da radioatividade, cujo enunciado explica a transformação que ocorre quando um átomo emite partículas alfa.
Um dos acidentes mais marcantes do Brasil foi com o Césio-137 em Goiânia
Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil
Conheça os principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil!
Explosão de raios Gama no espaço.
Radiação Gama
Radiação eletromagnética, raios gama, elementos radioativos, alta energia, radiação alfa ou beta, Salmonella Typhimurium, descontaminação de alimentos, eliminação de microrganismos patogênicos, esterilizar equipamentos médicos.
Frederick Soddy, cientista que deu nome à segunda lei da radioatividade
Segunda Lei de Soddy
Veja qual foi a segunda lei de Soddy da radioatividade, que explica, juntamente com a hipótese de Fermi, a mudança que ocorre no átomo que emite uma partícula beta.
Tsar Bomba (réplica) no Museu de Bombas Atômicas de Sarov
Variantes da bomba atômica
Conheça os tipos de reação nuclear
Biotecnologia no Enem: como esse tema é cobrado?
A biotecnologia está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. Por meio de várias técnicas de manipulação genética, alguns medicamentos são produzidos, alguns alimentos foram geneticamente modificados para resistir a pragas e não necessitarem de agrotóxicos. Além disso, a resolução de crimes torna-se cada vez mais precisa com a identificação de acusados por análise de DNA. A biotecnologia faz parte do nosso cotidiano e, por isso, é muito recorrente nas avaliações do Enem.