Whatsapp icon Whatsapp

Goiânia

A cidade de Goiânia é uma das mais arborizadas do Brasil. Está situada no Planalto Central, em uma zona geográfica de clima tropical e marcada pela vegetação de Cerrado.
Bandeira de Goiânia
Bandeira de Goiânia

Goiânia é a capital do estado de Goiás. Está localizada na Região Centro-Oeste do Brasil, em uma zona planáltica de relevo suave. A cidade foi planejada, ou seja, foi construída a partir de um projeto urbanístico específico. A sua construção ocorreu entre 1933 e 1942 e foi um importante marco para o povoamento do estado de Goiás.

 Na atualidade, Goiânia possui mais de 1,4 milhão de habitantes. É um importante centro de comércio e serviços do Brasil, além de possuir uma infraestrutura moderna e ser muito arborizada. Além disso, é bastante representativa no que toca aos elementos da cultura de Goiás, como a culinária.  

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo

  • A cidade de Goiânia foi planejada como a capital do estado de Goiás. Ela foi construída entre 1933 e 1942, em um contexto histórico marcado pelo incentivo governamental para a ocupação da porção Centro-Oeste do território brasileiro.

  • A construção de Brasília, cidade também planejada e atual capital do Brasil, contribuiu para o crescimento econômico e populacional de Goiânia, uma vez que ambas as cidades são geograficamente próximas.

  • A geografia de Goiânia é caracterizada pelo relevo de planalto, pela vegetação de Cerrado e pelo clima tropical.

  • Em termos populacionais, a cidade conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes. Goiânia, junto com a sua região metropolitana, forma um dos principais aglomerados populacionais da Região Centro-Oeste e também do Brasil.

  • A economia de Goiânia está ancorada nas atividades terciárias, como comércio e serviços. A cidade possui uma infraestrutura moderna. Além disso, possui muitos parques urbanos e zonas arborizadas.

  • A cultura goianiense é bastante diversificada. A cidade oferece muitas opções de lazer e cultura. São pratos típicos da cidade o arroz com pequi e a pamonha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Goiânia

Localização de Goiânia

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Goiás.

  • Região intermediária: Goiânia.

  • Região imediata: Goiânia.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Goiânia.

  • Municípios limítrofes: Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia, Goianápolis, Goianira, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Trindade.

Geografia de Goiânia

  • Área total: 728,841 quilômetros quadrados.

  • População total: 1.466.105 habitantes.

  • Densidade demográfica: 2.011,6 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: goianiense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 749 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico de Goiânia

  • Fundação: 24 de outubro de 1933.

Leia também: Construção de Brasília — o contexto de criação da nova capital federal

História de Goiânia

A cidade de Goiânia foi idealizada como a nova capital do estado de Goiás desde séculos passados, sendo oficialmente construída a partir de 1933, em um contexto de incentivo estatal para a ocupação da porção Centro-Oeste do território brasileiro.

A ideia da construção de uma nova capital para Goiás estava ancorada na necessidade de estabelecimento de um centro urbano moderno, mais adequado as anseios de crescimento econômico do estado. A antiga capital de Goiás, também chamada Goiás, era um núcleo urbano pequeno, considerado espacialmente isolado, com características naturais inapropriadas para o desenvolvimento de um sítio urbano de maior complexidade.

Dessa maneira, o representante político goiano, Pedro Ludovico Teixeira, junto com o presidente do Brasil na época, Getúlio Vargas, capitaneou a construção da nova capital, que durou entre 1933 e 1942, sendo o projeto urbanístico assinado por Atílio Correia Lima.

A construção de Goiânia foi um importante marco para o desenvolvimento de Goiás, assim como para toda a Região Centro-Oeste do Brasil, em razão da centralidade implementada pela nova capital, em termos políticos e econômicos. A cidade de Goiânia foi construída de maneira planejada, com áreas residenciais, comerciais, industriais e administrativas bem delimitadas. Além disso, o centro urbano foi concebido com inúmeros parques e áreas verdes.

A partir do crescimento da mancha urbana da cidade, foram surgindo áreas de ocupação que não estavam previstas no projeto original, sendo inclusive notável na cidade, nos dias atuais, o fenômeno de conurbação com municípios vizinhos. A construção de Goiânia gerou ainda um intenso processo de migração para a região, e os vários grupos de imigrantes assentados na cidade possibilitaram o desenvolvimento local e o enriquecimento cultural goianiense.

Goiânia é uma cidade planejada. O município conta com inúmeras áreas verdes, uma característica presente no planejamento urbano local.

Vista panorâmica de um parque em Goiânia, cercado por muitos edifícios modernos e árvores.
Vista panorâmica de um parque em Goiânia, cercado por muitos edifícios modernos e árvores.

Geografia de Goiânia

A cidade de Goiânia é capital de Goiás, estado do Brasil localizado na Região Centro-Oeste do país. O território goianiense está situado na região geomorfológica denominada Planalto Central do Brasil, caracterizada pela estrutura de relevo planáltica, em uma área predominantemente plana.

A cidade possui uma altitude média de 700 metros, sendo o ponto mais elevado do município o Morro do Mendanha, com cerca de 841 metros de altitude. Situa-se em seu território um único rio, o Meia Ponte, um dos afluentes do Rio Paranaíba. Há também um conjunto de pequenos cursos de água que banham diversas partes da cidade.

Em termos climáticos, o município de Goiânia está localizado em uma zona tipicamente tropical. Portanto, o clima local é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas: uma quente e úmida e outra mais amena e seca. Entre os meses de outubro a abril, há o registro de grandes volumes de chuva. Já nos meses mais secos, entre maio e setembro, a cidade registra baixíssimos índices de umidade relativa do ar.

Em relação à vegetação, em Goiânia o tipo vegetacional é totalmente de Cerrado, vegetação típica dessa porção do Centro-Oeste do Brasil. A cidade possui poucas regiões de vegetação nativa, porém tem vários parques ambientais urbanos e muitas áreas arborizadas.

Leia também: Cerrado e a água no Brasil — entenda por que o bioma é considerado o berço das águas brasileiras

Mapa de Goiânia

Mapa do estado de Goiânia, com destaque para a localização de Goiânia.
Mapa do estado de Goiânia, com destaque para a localização de Goiânia.

Demografia de Goiânia

A cidade de Goiânia possui cerca de 1.466.105 habitantes. O município é a segunda maior aglomeração urbana do Centro-Oeste do Brasil, logo atrás da capital federal, a cidade de Brasília. O crescimento urbano goianiense é caraterizado pelos movimentos migratórios, uma vez que, desde a sua construção, Goiânia recebeu várias levas de imigrantes.

A primeira onda de migração para o município ocorreu logo após a sua construção, como resposta aos incentivos empregados pelo governo central para a ocupação da região. Por sua vez, a construção de Brasília, em 1950, resultou em uma segunda onda de imigrantes para a cidade, que está localizada relativamente próximo da capital federal. Já no fim do século XX, predominou-se a imigração de população do interior de Goiás para a capital. Na atualidade, a cidade ainda recebe muitos imigrantes, internos e também de outros estados brasileiros, em especial das regiões Norte e Nordeste.

Em termos demográficos, Goiânia é a principal cidade em população de Goiás, sendo a sua região metropolitana a maior zona de concentração populacional do estado. O crescimento da cidade culminou na expansão da mancha urbana e, por consequência, no processo de conurbação com cidades vizinhas, como Aparecida de Goiânia.

A população local, descendente de grupos de índios, europeus e africanos, apresenta aspectos demográficos satisfatórios, como baixa mortalidade infantil e expectativa de vida em expansão. Ademais, o nível de desenvolvimento humano é considerado elevado. Porém, a cidade apresenta um grande índice de desigualdade social. O crescimento urbano exacerbado resultou em problemas relacionados à construção de bairros irregulares, ao crescimento da violência e ao aumento do trânsito e da poluição.

Economia de Goiânia

A cidade de Goiânia é o maior polo econômico do estado de Goiás, principalmente no setor de serviços. Dessa maneira, o setor terciário é o principal da cidade. O município é o centro das atividades da esfera pública de Goiás. Além disso, é o principal centro comercial do estado.

A indústria e a construção civil também são ramos de destaque de Goiânia. O setor secundário é composto por indústrias alimentícias, farmacêuticas, têxteis, gráficas e metalúrgicas. O beneficiamento de produtos agrícolas também é uma atividade industrial muito presente na cidade. Por sua vez, o setor primário é muito restrito, sendo caracterizado por pequenos cultivos agrícolas e pecuários, voltados para abastecimento do mercado local.

Vista aérea da cidade de Goiânia, sendo possível visualizar monumento em viaduto no Setor Bueno e vários prédios ao redor.
A cidade de Goiânia é o principal centro comercial e de serviços de Goiás. [1]

Infraestrutura de Goiânia

A infraestrutura de Goiânia é considerada muito desenvolvida, em especial devido ao fato de que a cidade foi planejada. Dessa maneira, o município oferta uma boa estrutura de transportes e telecomunicações.

O município está localizado em um entroncamento rodoviário importante do Brasil, que permite a ligação terrestre da cidade com diversas regiões brasileiras. Já no caso do transporte aeroviário, a cidade conta com o Aeroporto Santa Genoveva, equipamento utilizado para viagens de maior distância.

Ademais, destaca-se ainda o acesso da população ao saneamento básico. A cidade conta com uma ampla cobertura de água potável, tratamento de esgoto e também de tratamento correto dos resíduos sólidos, por meio de aterro sanitário. Os serviços públicos de saúde e educação também oferecem uma boa cobertura para a população, assim como os de transporte público. A cidade de Goiânia é o principal centro de saúde e educação do estado de Goiás, cenário que atrai grande fluxo de população para o município.

Por sua vez, Goiânia é conhecida nacionalmente como sendo uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Há na cidade mais de 20 parques urbanos, que se constituem como grandes áreas verdes, voltadas também para o lazer da população.

A estrutura administrativa da cidade de Goiânia é formada por 7 regiões, que são compostas por 641 bairros oficiais. O grande número de bairros é resultado do crescimento do município nas últimas décadas, fato que gerou problemas de infraestrutura pontuais, principalmente nas zonas periféricas da cidade.

Leia também: Metrópoles brasileiras — descubra quais são as cidades do Brasil enquadradas nessa classificação

Governo de Goiânia

A estrutura governamental da cidade de Goiânia é composta pelos Três Poderes, mais precisamente Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe, e o Legislativo, pelo conjunto de 35 vereadores. Os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador são escolhidos por meio do voto direto da população, nas eleições municipais, realizadas de quatro em quatro anos. O Poder Judiciário é formado pelas unidades de Justiça.

Cultura de Goiânia

A cena cultural de Goiânia é considerada moderna e diversificada, em razão da história da cidade, considerada um centro urbano de origem recente. O município é um polo de produção cultural do estado de Goiás e concentra importantes equipamentos de cultura, como cinemas, teatros e espaços de formação artística.

A cena musical goianiense é muito diversa, vai do rock até o sertanejo, além de vários ritmos urbanos. O entretenimento noturno é muito forte na cidade, por meio de uma boa estrutura de bares e centros de eventos. Já durante o dia, a cidade oferece muitas feiras, além dos parques urbanos, que são muito apreciados pela população local.

O esporte mais praticado é o futebol, e Goiânia possui três clubes futebolísticos de destaque nacional, além do Estádio Serra Dourada, um dos principais estádios do Centro-Oeste brasileiro. Por sua vez, a culinária local é bastante representativa do estado de Goiás, sendo pratos tradicionais goianienses o arroz com pequi, a pamonha, a galinhada e o empadão goiano.

Créditos da imagem

[1] Erich Sacco / Shutterstock.com   

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O acidente com Césio-137 que aconteceu em Goiânia, em 1987, é até hoje o maior acidente radiológico da história.
Acidente com Césio-137 em Goiânia
Clique o link e acesse este texto sobre o acidente com Césio-137 em Goiânia. Entenda como ele aconteceu e qual trabalho foi realizado para conter seus danos.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.
Goiás
Conheça a história do estado de Goiás. Veja os principais elementos constitutivos da geografia goiana e saiba mais sobre a dinâmica econômica e demográfica local.
Iris Rezende é influente na política goiana, tendo sido prefeito de Goiânia e governador de Goiás.[1]
Iris Rezende
Conheça detalhes da vida de Iris Rezende, um político goiano. Entenda como se deu sua formação, e veja como vem sendo sua carreira na vida pública.
Bandeira de Porto Alegre.
Porto Alegre
Conheças as principais características geográficas de Porto Alegre. Entenda o processo de formação do município. Veja os dados demográficos e econômicos da cidade.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.
video icon
Português
Peço ou pesso?
Pedir é um verbo irregular, e, diante disso, muitas dúvidas surgem quanto à ortografia em sua conjugação. Afinal, peço, com “ç”, ou pesso, com “ss”? Confira a forma de escrita mais adequada dessa palavra!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.