Whatsapp icon Whatsapp

Antecedentes da Revolução Francesa

Luis XVI: o rei que vivenciou algumas das tensões que antecederam a Revolução Francesa.
Luis XVI: o rei que vivenciou algumas das tensões que antecederam a Revolução Francesa.

Para compreendermos as causas da Revolução Francesa, é necessário que, antes de qualquer coisa, estabeleçamos um breve quadro sobre as transformações ideológicas experimentadas nesse período. Durante o século XVIII uma série de pensadores contribuiu para a consolidação do movimento iluminista, que no conjunto de suas idéias, realizava uma consistente crítica contra os privilégios e problemas causados pelo modelo centralizador das monarquias nacionais.

Muitos desses pensadores viam na figura do rei uma situação política contrária ao exercício das liberdades e legitimadora da desigualdade que atingia o homem em sociedade. Dessa forma, estes pensadores iriam propor um novo regime fragmentado em três novos poderes que poderiam exercer justiça através de um conjunto de leis válido a qualquer indivíduo, independente de sua posição política, condição econômica ou prática religiosa.

Sem dúvida, é por meio dessa argumentação que compreendemos as origens do bordão revolucionário francês “Liberte, Egalité, Fraternité” (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). No entanto, não podemos nos limitar em conceder à “força das idéias” toda a motivação desse acontecimento histórico. As questões políticas e sociais devem ser igualmente consideradas para que possamos compreender o meio em que o ideário iluminista teria encontrado terreno fértil.

De fato, a França vivia uma situação bastante contraditória no período em que antecede a sua revolução liberal. A burguesia, responsável pelo desenvolvimento financeiro e comercial do país, passou a encontrar sérias dificuldades para garantir o atendimento de seus interesses particulares. A nobreza e o clero se sustentavam por meio da cobrança de pesados impostos que comprometiam seriamente a expansão da atividade comercial burguesa do país.

Paralelamente, retrocedendo algumas décadas do século XVIII, vemos que a derrota na Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763) e os gastos na guerra de independência dos EUA (1776 - 1781) gerou uma expressiva quantia de gastos que enfraqueceram a economia francesa. Em resposta a difícil situação, a monarquia francesa decidiu aumentar os tributos e a fiscalização visando ampliar as fontes de arrecadação que sustentavam o regime monárquico.

Como se não bastassem tais problemas com relação à burguesia, a França ainda tinha grande parte de sua população vivendo no campo, sob antigas tradições e exigências medievais. A opressão dos nobres proprietários de terra (protegidos pela monarquia) contra a classe campesina abriu outro foco de tensões que viria a ser agravado com a crise de abastecimento que atingiu a França um pouco antes da revolução. A partir de 1787, as más colheitas provocaram um grande aumento no valor dos alimentos.

Dessa maneira, percebemos que o grupo social mais numeroso (camponeses) e o mais próspero (burguesia) se encontravam insatisfeitos com o regime. Apesar da insatisfação, estes dois grupos não tinham condições de ter suas demandas atendidas pelo governo. Somente os membros do chamado Primeiro Estado (clero) e o Segundo Estado (nobreza) tinham influência suficiente para ter seus interesses atendidos pela figura do rei. Com isso, uma grande possibilidade de mudança viria a tomar conta de toda a França, no final do século XVIII.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

21 de abril – Dia de Tiradentes
Saiba por que se comemora o Dia de Tiradentes em 21 de abril e conheça um pouco mais sobre essa importante figura da história brasileira.
A “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”: uma das conquistas da Assembleia Nacional Constituinte
Assembleia Nacional
As primeiras mudanças legais promovidas pela França revolucionária.
Utilizado para marcar o surgimento de uma nova era, o calendário revolucionário francês pretendia acabar com a influência cristã na marcação do tempo
Calendário revolucionário francês
O calendário revolucionário adotado pelos republicanos jacobinos extinguiu o calendário gregoriano e instaurou outro modo de contagem do tempo.
Apesar da divisão tríplice, Napoleão já concentrava poderes durante o período do Consulado.
Consulado
Os primeiros passos da ascensão política de Napoleão.
Os sans-culottes e Robespierre: figuras centrais do cenário político composto durante a Convenção Nacional.
Convenção Nacional
O período de radicalização da Revolução Francesa.
Coroação de Napoleão Bonaparte
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804. Entenda o contexto e veja a coroação representada em imagens.
A reunião no Salão da Péla e a Queda da Bastilha: dois momentos cruciais da Revolução Francesa.
Crise pré-Revolução Francesa
Entenda a crise que deu espaço para o desenrolar da Revolução Francesa!
Babeuf e Conspiração dos Iguais: último suspiro dos setores populares dentro da Revolução Francesa.
Diretório
O momento em que a burguesia reassume a Revolução Francesa.
Maria Antonieta foi rainha francesa de 1774 a 1792. Foi executada em 1793 como desdobramento da Revolução Francesa.
Maria Antonieta
Clique aqui e conheça detalhes da vida de Maria Antonieta, rainha francesa guilhotinada no final do século XVIII.
Napoleão Bonaparte
Clique para conhecer a vida de Napoleão Bonaparte, militar francês. Veja aqui as origens de Napoleão, assim como sua trajetória no poder.
Queda da Bastilha
Acesse o site e conheça mais sobre a queda da Bastilha. Veja por que esse evento foi tão importante para a Revolução Francesa. Conheça as consequências da queda da Bastilha.
Com a Revolução Gloriosa, Maria Stuart, filha de Jaime II, foi coroada rainha da Inglaterra.
Revolução Gloriosa
Clique e acesse este texto para ter informações sobre a Revolução Gloriosa, a primeira revolução burguesa da história e que marcou a queda da dinastia Stuart.
Jean-Jacques Dessalines assumiu a liderança da Revolução após a prisão e morte de Toussaint Louverture
Revolução Haitiana
Neste link você terá acesso a informações sobre os principais acontecimentos da Revolução Haitiana, que conduziu São Domingos à independência.
Os sans-culottes eram assim chamados pelo uso das calças compridas, diferentemente das vestimentas dos ricos.*
Sans-culottes e as sociedades fraternais
Saiba quem foram os sans-culottes e como se organizaram durante a Revolução Francesa com o objetivo de transformar a ordem da sociedade.
video icon
Química
Ligações Químicas no Enem
As ligações químicas podem ocorrer de duas formas: entre átomos/íons ou moléculas. Elas resultam em características e propriedades que são bastante exploradas nas provas do Enem. Se liga na aula de hoje, que consiste em uma breve revisão sobre as ligações químicas, além de mostrar como elas já foram cobradas nas edições anteriores do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!