Whatsapp icon Whatsapp

Cerco a Leningrado

Com quase 900 dias de duração, o cerco a Leningrado deixou a cidade inacessível a alimentos, o que provocou a morte de milhares de pessoas em decorrência da fome e doenças.
Monumento em homenagem aos defensores de Leningrado *
Monumento em homenagem aos defensores de Leningrado *

O cerco a Leningrado, que aconteceu de setembro de 1941 a janeiro de 1944, foi uma das batalhas-símbolo do confronto entre a Alemanha nazista e a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial e foi caracterizada pela violência e pela alta mortalidade. Esse cerco feito pelo exército alemão durou quase 900 dias e privou o acesso da população à água, energia e, principalmente, comida, o que resultou em mais de 1,5 milhão de mortes, entre civis e militares.

Contexto

Durante os finais da década de 1930, a tensão era grande e a possibilidade de um confronto em nível mundial era evidente. Hitler e Stálin, líderes da Alemanha Nazista e da União Soviética, respectivamente, surpreenderam o mundo ao assinarem um pacto de não agressão em 23 de agosto de 1939, em que ambas as nações comprometiam-se a manter a paz caso um conflito fosse iniciado na Europa.

O pacto foi assinado poucos dias antes do início da guerra, no entanto, representou apenas uma jogada dos dois países, pois a rivalidade e a possibilidade de um confronto no futuro entre Alemanha e União Soviética eram praticamente inevitáveis.

Após uma série de triunfos na fase inicial do conflito (1939-1941), Hitler planejou e autorizou o ataque à União Soviética, que se iniciou a partir da Operação Barbarossa, em 22 de junho de 1941, quando aproximadamente 3,6 milhões de soldados alemães cruzaram as fronteiras e iniciaram o maior dos confrontos de toda a Segunda Guerra, responsável por milhões de mortos e por uma grande destruição.

Operação Barbarossa e o cerco a Leningrado

A Operação Barbarossa, que iniciou o ataque à União Soviética em junho de 1941, foi desastrosa para os soviéticos. Em questão de meses, o exército vermelho acumulava derrotas e mortes, e o avanço dos nazistas parecia inevitável, a ponto de o exército alemão ter conseguido ficar a 40 quilômetros de Moscou, capital da Rússia. Entretanto, a resistência soviética conseguiu afastar os alemães da capital russa, o que fez os alemães, então, voltarem-se a outras importantes cidades: Leningrado e Stalingrado.

Naquela época, Leningrado era um importante centro industrial soviético; além disso, sua captura seria um golpe muito grande para o moral do exército vermelho. O bloqueio alemão iniciou-se oficialmente em 8 de setembro, e a cidade ficou completamente cercada pelas tropas nazistas: ninguém entrava nem saía.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Soldados alemães durante a Operação Barbarossa, em 1941
Soldados alemães durante a Operação Barbarossa, em 1941

A princípio, o exército soviético esperava um ataque alemão sobre a cidade, entretanto, os objetivos dos nazistas eram outros: deixariam Leningrado morrer de fome. Ao longo dos quase 900 dias, os relatos contam o sofrimento da população sitiada para obter comida e água e o desespero em meio ao frio, epidemias e mortes. No auge do cerco, estima-se que cerca de 20 mil pessoas morreram diariamente em Leningrado|1|. A comida tornou-se escassa, e a população dessa cidade chegou a receber menos de 100 gramas de alimento por dia. Para conseguirem alimentar-se, as pessoas fizeram de tudo:

passou-se a ferver papel de parede para extrair sua cola e a cozinhar e mastigar o couro. Conforme o escorbuto se tornava endêmico, produzia-se um extrato de pinho a partir de agulhas de pinheiro para se obter vitamina C. […] Pombos desapareceram das praças, caçados como alimento, assim como corvos e gaivotas; depois, ratazanas e animais de estimação.|2|

Além da fome, a população teve de suportar o frio – que chegava a trinta graus negativos no inverno–, pois não havia energia elétrica para ligar os aquecedores depois de os alemães terem destruído as redes de transmissão. A água, muitas vezes, também estava contaminada, e, em meio ao desespero por alimento, registravam-se casos de canibalismo.

O cerco só foi quebrado em janeiro de 1944, com o recuo das tropas alemãs, que, a partir de meados de 1943, entraram em colapso total e começaram a ser derrotadas pelo exército vermelho.

|1| HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p.188.
|2| HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p.185.

*Créditos da imagem: Konstantinks e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Grupos de extermínio nazistas – Einsatzgruppen
Saiba o que eram e como atuavam os grupos de extermínio nazistas, conhecidos como Einsatzgruppen e criados por Himmler e Heydrich.
Operação Barbarossa
Clique aqui e entenda o que foi a Operação Barbarossa. Descubra quais foram seus objetivos, saiba como aconteceu e descubra como teve fim.
Partisans na Segunda Guerra Mundial
Entenda a atuação dos partisans na Segunda Guerra Mundial e que impacto eles tiveram sobre os exércitos convencionais.
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.