Operação Barbarossa

A Operação Barbarossa consistiu em um ataque do exército nazista contra a União Soviética em 1941.

Operação Barbarossa foi o nome dado à manobra militar da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha) contra a União Soviética, que durou de 22 de junho a 5 de dezembro de 1941. A operação foi comandada pelo general Franz Halder e recebeu esse nome por referir-se ao Sacro Imperador Romano-Germânico do século XII, Frederico Barba Roxa (Barbarossa).

Ruptura do Pacto Germano-Soviético de não agressão

Para se compreender a razão pela qual o ataque nazista à União Soviética ocorreu em 1941, é necessário recordar que, nos dois anos anteriores, Stalin e Hitler haviam firmado um pacto de não agressão, o Pacto Germano-Soviético (ou Ribentropp-Molotov, nomes dos respectivos diplomatas que assinaram o documento). Esse tratado foi assinado em 23 de agosto de 1939, oito dias antes de a Alemanha invadir a Polônia e, portanto, dar início à Segunda Guerra. O objetivo era garantir que as duas potências não entrariam em guerra, caso houvesse uma reação das potências ocidentais às manobras militares da Alemanha na Polônia.

O Pacto, no entanto, foi rompido quando a Alemanha começou a traçar aliança com os japoneses, que, por sua vez, ameaçavam a URSS no front oriental. Além disso, era sabido que o pacto de “paz” entre nazistas e soviéticos era temporário, pois tanto uma quanto outra potência planejavam sua própria forma de dominação territorial do continente europeu. O plano nazista, por exemplo, previa a transformação do Leste Europeu em um grande “celeiro” de abastecimento de alimentos para o Império Alemão. Para tanto, toda a população eslava deveria ser escravizada, e todo o aparato industrial soviético, destruído.

Desenvolvimento da operação

A Operação Barbarossa foi coordenada pelo general Franz Halder, que era comandante do OKH (alto-comando militar alemão). A definição do ataque ficou da seguinte forma: ao norte, as tropas comandadas pelo marechal Ritter von Leeb marchariam em direção a Leningrado. No centro, em direção a Moscou, marcharam as tropas do marechal Fedor von Bock. O sul ficou a encargo do marechal Gerd von Rundstedt, que se encarregaria de conquistar a capital da Ucrânia, Kiev.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Toda a operação mobilizou cerca de 4,5 milhões de soldados alemães. A URSS não esperava uma mobilização militar tão grande e teve partes consideráveis de seu território invadidas pelos alemães. A defesa soviética ficou concentrada nas zonas de influência de Moscou e Stalingrado. As batalhas arrastaram-se por meses a fio, sem que a operação pudesse completar seu objetivo, de modo que outros desdobramentos ocorreram. Um desses desdobramentos foi a sangrenta Batalha de Stalingrado, iniciada em 1942.

A imposição da fome e a “Shoa pelas balas”

Duas entre as muitas consequências nefastas do enfrentamento entre alemães e soviéticos no front oriental foram: 1) a imposição da fome aos habitantes de Kiev, na Ucrânia, que foram obrigados a fornecer todo o mantimento que tinham às tropas alemãs. Esse método já havia sido aplicado pela própria URSS à população rural da Ucrânia no início dos anos 1930, levando milhões de pessoas à morte; 2) o extermínio de judeus soviéticos e poloneses por meio de fuzilamento. Isso foi levado a cabo pelos Einsatzgruppen (grupos especiais de extermínio), como narra o historiador Antony Beevor:

[…] Durante a Barbarossa, o marechal de campo von Brauchitsch, o comandante em chefe do Exército, trabalhou de perto com Heydrich na ligação entre a força terrestre e a SS. O exército alemão abasteceria os Einsalzgruppen e faria a ligação com ele mediante o oficial de inteligência sênior de cada quartel-general. Deste modo, no nível de comando e do Estado-Maior do Exército, ninguém poderia alegar que ignorava as suas atividades. [1]

Alguns autores nomeiam esse episódio como “Shoa pelas balas”, lembrando que “Shoa” é um termo hebraico para designar o holocausto.

NOTAS

[1] BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Trad. Cristiana Cavalcanti. Record: Rio de janeiro, 2015. p. 241.

Soldados alemães invadindo a URSS durante a Operação Barbarossa
Soldados alemães invadindo a URSS durante a Operação Barbarossa
Publicado por: Cláudio Fernandes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A Operação Barbarossa foi um dos momentos mais marcantes de toda a Segunda Guerra Mundial. Nela, os alemães mobilizaram mais de três milhões de soldados e conduziram a invasão:

a) da França.

b) da Iugoslávia.

c) da União Soviética.

d) da Grécia.

e) do Norte da África.

Questão 2

Nos primeiros meses da invasão da União Soviética, o resultado no campo de batalha refletiu o total despreparo dos exércitos soviéticos frente ao exército alemão. Após acumularem diversas vitórias e conquistarem inúmeras cidades (com exceção de Moscou), os alemães depararam-se com uma grande derrota em uma cidade à beira do rio Volga. Estamos falando de:

a) Leningrado.

b) Kursk.

c) Stalingrado.

d) Sebastopol.

e) Kiev.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Hitler discursando em Danzig, cidade conquistada pelos alemães durante a Invasão da Polônia *
Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial
Clique e entenda o evento que causou o início da Segunda Guerra Mundial: a invasão da Polônia em 1939.
Soldados do Ustasha lutando contra tropas partisans nas montanhas da Bósnia em 1944
Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia
Entenda por que a Alemanha invadiu a Iugoslávia em 1941 e como foi a Segunda Guerra Mundial na região.
Canhão alemão utilizado durante a campanha de invasão da Noruega em 1940
Invasão alemã na Noruega em 1940
Clique e entenda como foi a invasão alemã sobre a Noruega e saiba quais foram as consequências para os Aliados e para o Eixo.
Selo croata de 1943 com o retrato do líder Ustasha Ante Pavelic *
Ustase e o Estado fantoche da Croácia (1941-1945)
Clique aqui e aprenda a respeito da criação do Estado Independente da Croácia e saiba em que ideais baseava-se o partido de extrema-direita Ustase.
Memorial em Prokhorovka em lembrança ao confronto de blindados durante a Batalha de Kursk *
Batalha de Kursk
Sabe o que foi a batalha de Kursk? Clique aqui e entenda como se iniciou a batalha que teve o maior confronto de blindados da história da humanidade.
Três encouraçados americanos sob ataque japonês em Pearl Harbor: USS West Virginia, USS Tennessee e USS Arizona
Ataque a Pearl Harbor
Saiba como ocorreu o ataque a Pearl Harbor, ofensiva japonesa que iniciou o conflito com os Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941.
Monumento em homenagem aos defensores de Leningrado *
Cerco a Leningrado
Saiba mais sobre o cerco a Leningrado, bloqueio alemão que causou cerca de 1,5 milhão de mortes por fome, frio e doenças.
Selo russo celebrando, em 1995, os 50 anos da vitória sobre os alemães na Batalha de Berlim*
Batalha de Berlim e a queda do Nazismo
Entenda os fatos relacionados à Batalha de Berlim, como a subsequente queda do Nazismo entre os últimos eventos da Segunda Guerra Mundial.
Memorial em forma de Menorá, candelabro judaico, em homenagem às vítimas do Massacre de Babi Yar*
Massacre de Babi Yar
Saiba mais sobre o Massacre de Babi Yar, episódio relacionado ao Holocausto que resultou no fuzilamento de 33 mil pessoas em 36 horas.
Na imagem, a destruição da cidade de Stalingrado durante a batalha travada entre 1942 e 1943
Batalha de Stalingrado
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a Batalha de Stalingrado, uma das maiores batalhas de toda a Segunda Guerra.
Visão aérea de Moscou com alguns dos prédios e das torres que compõem o Kremlin em destaque
História de Moscou
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a cidade de Moscou, capital da Rússia, ao longo da história.
Visão aérea da Ilha de Vassiliev, a maior ilha que faz parte do território de São Petersburgo
História de São Petersburgo
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a história da segunda maior cidade da Rússia, que foi fundada em 1703 e nomeada de São Petersburgo.
Nessa foto de 1938, Neville Chamberlain apresenta o resultado das negociações da Conferência de Munique
Conferência de Munique
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso ao texto sobre a Conferência de Munique. Entenda, por meio da leitura do texto, que a crise envolvendo os Sudetos da Checoslováquia foi consequência da política expansionista da Alemanha Nazista e que o acordo obtido nessa conferência foi resultado da política de apaziguamento.
Imagem de soldados soviéticos que atuaram na Batalha de Khalkhin Gol em 1939*
Batalha de Khalkhin Gol
Você já ouvir falar da Batalha de Khalkhin Gol? Essa batalha aconteceu entre soviéticos e mongóis contra os japoneses em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Veja a importância histórica dessa batalha vencida pelos soviéticos e por que ela afetou os rumos da Segunda Guerra.
Operação Valquíria
Clique e acesse este texto para conhecer a Operação Valquíria. Entenda o que foi essa operação, porque ela foi planejada e qual foi o seu desfecho.
Stalinismo
Clique para conhecer mais sobre o stalinismo, regime totalitário que existiu na União Soviética entre 1927 e 1953. Veja os principais acontecimentos desse período.
Monumento construído no Rio de Janeiro em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra *
Brasil na Segunda Guerra Mundial
Entenda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com o envio de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira.
O aperto de mãos entre os Aliados e o Tribunal de Nuremberg: os dois lados do mundo após a Segunda Guerra.
Tratados da Segunda Guerra Mundial
Tratados da Segunda Guerra Mundial, Carta do Atlântico, Conferência de Teerã, Conferência de Yalta, Organização das Nações Unidas, Conferência de Potsdam, Tribunal de Nuremberg.
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944
Fases da Segunda Guerra Mundial
Conheça a trajetória da Segunda Guerra Mundial no continente europeu em suas duas fases.
O ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Venha conhecer a história da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os fatos que levaram os norte-americanos a participarem do conflito bélico.
A política de alianças e os principais fatos que antecederam a Segunda Guerra Mundial
Causas da Segunda Guerra Mundial
Saiba quais foram as principais causas que favoreceram a ascensão do nazismo e do fascismo, antecedentes da Segunda Guerra Mundial.
A máquina Enigma foi o modelo de máquina criptográfica usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra
Máquinas criptográficas da Segunda Guerra Mundial
Fique sabendo como funcionavam as máquinas criptográficas da Segunda Guerra Mundial.
Três partisans da época da Segunda Guerra Mundial
Partisans na Segunda Guerra Mundial
Entenda a atuação dos partisans na Segunda Guerra Mundial e que impacto eles tiveram sobre os exércitos convencionais.