Whatsapp icon Whatsapp

Guerrilha

A guerrilha teve sua origem, tal como a conhecemos, no início do século XIX, na Espanha.
A figura do guerrilheiro popularizou-se no cenário político do século XX
A figura do guerrilheiro popularizou-se no cenário político do século XX

É muito comum, quando ouvimos a palavra “guerrilha”, pensar em imagens como a de membros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em Che Guevara e nos demais membros da Revolução Cubana ou, no caso brasileiro, de Carlos Marighella. Contudo, a expressão “guerrilha” remonta ao início do século XIX e, desde então, ela tem sido usada para descrever fenômenos de resistência armada em situações políticas e históricas bastante diversas.

A palavra guerrilha vem do espanhol guerrilla, que significa “guerra pequena, de pequeno porte”. Essa expressão passou a ser empregada no contexto de resistência da população espanhola contra a invasão napoleônica entre o fim da década de 1800 e o início da década de 1810. Como é sabido, o Império Napoleônico promoveu guerras em praticamente todo o continente europeu contra as nações que se opuseram ao seu projeto político. A Espanha, inicialmente, colaborou com Napoleão, mas depois rompeu relações e teve seu território ocupado, assim como Portugal. A guerrilla foi a principal forma de resistência a essa ocupação.

- Principais características da Guerrilha

As principais características da guerrilha são, segundo o principal teórico a respeito desse assunto, o filósofo político Carl Schmitt: 1) a irregularidade do tipo de combate feito pelo guerrilheiro; 2) a capacidade de mobilidade; 3) o compromisso político; e 4) o caráter telúrico (ligação íntima com o meio – seja ele urbano, seja rural – no qual a guerrilha se forma). O caráter irregular da guerrilha deriva do fato de seu corpo de agentes não ser formado totalmente por militares profissionais, mas por pessoas comuns, comprometidas com uma causa política definida e que recebem treinamento básico para luta armada. Esse treinamento inclui táticas de sobrevivência (por isso a ligação telúrica) e de ação, como emboscadas, ataque surpresa, atentados, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Segunda Guerra Mundial e mesmo antes dela (como na Guerra Civil Espanhola), também se tornaram comuns as práticas guerrilheiras em quase todo o continente europeu. O nome usualmente empregado naquele contexto para definir os guerrilheiros era “partisan”, isto é, membro de uma tropa irregular. Na Guerra Fria, as revoluções comunistas que estouraram no Sudeste Asiático e em Cuba, bem como outras tentativas revolucionárias citadas em nosso parágrafo de abertura, valeram-se das táticas de guerrilha.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

FARC
Conflitos internacionais, crise sul americana, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, diplomacia, Manuel Marulanda, Tiro Certo, Pastrana, FARC, tensão na América do Sul.
Guerra do Vietnã
Acesse o site e veja como se desenvolveu a Guerra do Vietnã. Acompanhe de que forma a opinião pública norte-americana se comportou durante o conflito.
Guerrilha do Araguaia
O movimento revolucionário que lutou contra a Ditadura Militar no interior do Brasil.
video icon
Escrito"Esterificação ou reação de esterificação" em fundo laranja.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.