Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1959 a 1976 em que o Vietnã do Norte e o do Sul pegaram em armas para lutar pela unificação do país. Até o final da Segunda Guerra Mundial, a região vietnamita era dominada pela França, cuja ocupação iniciara em meados do século XIX.

Essa guerra se tornou símbolo da Guerra Fria, pois a região norte do país era influenciada pelo comunismo, e a do sul, pelo capitalismo. Os Estados Unidos enviaram tropas para o Vietnã, porém foram derrotadas pelos guerrilheiros do norte. O país asiático foi unificado em 1976.

Leia também: Guerra do Afeganistão de 1979 – outro conflito ocorrido no contexto da Guerra Fria

Antecedentes da Guerra do Vietnã

Em meados do século XIX, as potências europeias iniciaram o neocolonialismo, quando conquistaram várias regiões da Ásia e da África em busca de matéria-prima, mercado consumidor e riquezas. A França foi uma das potências que participaram desse processo neocolonial e dominou a Indochina, região do sudeste da Ásia que envolvia:

  • Vietnã

  • Laos

  • Camboja

  • Tailândia

  • Myanmar

Esse domínio francês predominou até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A França, em 1940, foi dominada pela Alemanha Nazista. O governo francês se rendeu aos alemães e colaborou com a ocupação inimiga. Como o Japão era aliado da Alemanha, por conta da ocupação nazista na França, decidiu invadir a Indochina francesa. Dessa forma, os franceses continuaram seus negócios na Ásia, mas o poder soberano era dos japoneses. A Ásia passou, assim, a ser dominada por europeus e pelo Japão, que, na época, buscava construir seu império no Pacífico.

Com o fim da guerra, em 1945, começou o processo de descolonização da Ásia e da África. Os países dominados pela Europa desde meados do século XIX começaram a lutar pela independência. Grupos se formaram para materializar essa luta pela liberdade política. No Vietnã, o Viet Minch iniciou o combate contra a presença estrangeira, como a França e o Japão. Essa liga se tornou popular no norte do Vietnã, quando uma fome devastou a região entre os anos de 1944 e 1945 e a culpa caiu sobre os dominadores estrangeiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Japão foi o último país do Eixo a se render aos Aliados, em agosto de 1945. Com isso, as forças imperiais japonesas ficaram inoperantes no Vietnã, e isso contribuiu para que o Viet Minch assumisse o controle do norte do país, criando a República Democrática do Vietnã. Apesar dessa tentativa de formar uma república independente, as potências aliadas decidiram que o Vietnã continuaria sob o controle da França.

A reação do Viet Minch foi um conflito armado que desencadeou a Primeira Guerra da Indochina, em 1946. O grupo vietnamita estava com dificuldades para armar seu exército, mas essa situação mudou em 1949, quando a China enviou armamentos para os vietnamitas do norte lutarem contra os franceses.

Em janeiro de 1950, a República Popular da China e a União Soviética reconheceram a República Democrática do Vietnã, com sede em Hanói, como o governo legítimo vietnamita. No entanto, Estados Unidos e Grã-Bretanha reconheceram o Estado do Vietnã, com capital em Saigon, e apoiado pela França, como o governo de fato. Assim, o Vietnã foi dividido em duas regiões influenciadas pelas duas ideologias durante a Guerra Fria:

  • a do Norte, influenciada pelo comunismo, e

  • a do Sul, pelo capitalismo.

No mapa, a região em vermelho era o Vietnã do Norte, e o Vietnã do Sul está representado de amarelo.
No mapa, a região em vermelho era o Vietnã do Norte, e o Vietnã do Sul está representado de amarelo.

Combatentes da Guerra do Vietnã

Basicamente, os combatentes na Guerra do Vietnã eram as forças nacionalistas, que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, já se articulavam pela independência do país e a expulsão dos invasores estrangeiros, bem como as potências europeias decididas a manter seu domínio na Indochina. Além disso, as superpotências da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética também interferiram no confronto armado na Ásia.

Veja também: Batalha de Khalkhin Gol – enfrentamento militar entre soviéticos e japoneses

Causas da Guerra do Vietnã

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi dado início ao processo de descolonização da Ásia e da África, ou seja, as colônias europeias nesses continentes buscaram obter sua independência pelo meio pacífico, via acordos com os países europeus, ou pela via armada, com grupos regionais se armando para expulsarem os invasores estrangeiros dos seus países e declararem as suas independências.

A Guerra Fria interferiu nessa guerra por conta do apoio logístico e armado dos Estados Unidos e União Soviética para as duas regiões vietnamitas em conflito. A partir de 1964, os norte-americanos enviaram soldados para o Vietnã no intuito de responder a um ataque vietnamita do norte a uma embarcação dos Estados Unidos.

Participação americana na Guerra do Vietnã

Até 1963, com o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy, a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã foi logística e por meio do envio de armas para os soldados do Vietnã do Sul. Com a posse de Lyndon Johnson, a postura dos EUA com o Vietnã mudou.

O incidente no Golfo de Tonquin exigiu uma resposta incisiva da Casa Branca. A embarcação USS Maddox foi atacada pelas tropas norte-vietnamitas, e isso foi um pretexto usado por Johnson para enviar soldados norte-americanos para o campo de batalha no Vietnã. De 1964 a 1973, milhares de soldados foram enviados para a Ásia.

O Vietnã do Norte lutava contra os inimigos do sul usando a tática de guerrilha. Por conhecerem o local onde estavam lutando, puderam usar armadilhas ou atacar o inimigo mediante emboscadas. Muitos soldados norte-americanos perderam suas vidas por conta da falta de adaptação ao clima ou terreno do Vietnã.

As imagens da Guerra do Vietnã foram usadas pela imprensa e os opositores do conflito para motivar a opinião pública a se posicionar contra o envio de tropas para a Ásia. Vários grupos que defendiam os Direitos Humanos se manifestaram contra a guerra e pedindo a paz mundial. Artistas e intelectuais participaram dessas manifestações. O lutador de boxe e campeão mundial Muhammad Ali foi convocado para a Guerra do Vietnã, mas se recusou a ir. Esse seu posicionamento se tornou um dos símbolos da resistência contra a guerra.

Aviões norte-americanos espalhando napalm, substância altamente tóxica, nos campos do Vietnã.
Aviões norte-americanos espalhando napalm, substância altamente tóxica, nos campos do Vietnã.

Fim e consequências da Guerra do Vietnã

Por conta do grande número de baixas no exército dos Estados Unidos que lutava no Vietnã e a pressão da opinião pública, o presidente Richard Nixon assinou, em 1973, o cessar fogo e autorizou o retorno das tropas norte-americanas para casa. Em 1975, as tropas saíram definitivamente do Vietnã. Essa saída foi comemorada pelo Vietnã do Norte e considerada uma vitória tanto contra os combatentes do sul como contra os Estados Unidos. No ano seguinte, o país foi unificado.

Ainda hoje, as feridas da Guerra do Vietnã ecoam nos Estados Unidos. Em qualquer conflito a que os norte-americanos enviam tropas, as memórias dos combates na Ásia vêm à tona, seja como a dor da morte em combate, seja por evitar a repetição dos erros cometidos. As manifestações contra qualquer tipo de guerra são associadas àquelas ocorridas nos Estados Unidos, entre 1960 e 1970, pela paz mundial e pelo fim da Guerra do Vietnã.

Memorial da Guerra do Vietnã recorda os nomes daqueles que perderam suas vidas durante o conflito. [1]
Memorial da Guerra do Vietnã recorda os nomes daqueles que perderam suas vidas durante o conflito. [1]

Resumo sobre a Guerra do Vietnã

  • A Guerra do Vietnã foi um conflito armado envolvendo o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul.

  • Influência da Guerra Fria: Norte (comunista) e Sul (capitalista).

  • Os Estados Unidos entraram definitivamente na guerra, na década de 1960, ao reagirem a um ataque das tropas do Vietnã do Norte a uma embarcação norte-americana.

  • Opinião pública dos Estados Unidos foi contra a guerra.

  • Resultado: retirada das tropas norte-americanas e unificação do Vietnã.

Acesse também: Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Leia as alternativas e assinale a alternativa correta sobre a Guerra do Vietnã:

A) Os antecedentes da Guerra do Vietnã estão vinculados ao neocolonialismo do século XIX e à Segunda Guerra Mundial.
B) Tropas norte-americanas e soviéticas se enfrentaram em território vietnamita em 1947.
C) A Guerra do Vietnã foi um conflito armado entre chineses e soviéticos pelo controle do governo comunista do país.
D) O confronto entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul foi ocasionado pela invasão das tropas americanas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Resolução

Alternativa A. Para compreender as raízes da Guerra do Vietnã, é preciso compreender o neocolonialismo do século XIX, quando potências europeias dominaram a Ásia e a África em busca de mercado consumidor, matéria-prima e riquezas, bem como o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, cujas consequências atuaram diretamente nos rumos das antigas colônias europeias nos continentes africanos e asiáticos.

Questão 2 – A Guerra Fria foi um conflito ideológico envolvendo Estados Unidos e União Soviética. Assinale a alternativa que traz um confronto armado influenciado pela Guerra Fria:

A) Guerra do Paraguai
B) Guerra do Vietnã
C) Guerra Sino-Japonesa
D) Guerra do Japão

Resolução

Alternativa B. A Guerra do Vietnã foi diretamente influenciada pelo confronto ideológico entre Estados Unidos e União Soviética. O Vietnã do Norte comunista entrou em guerra com o Vietnã do Sul capitalista. Ambas as superpotências envolvidas na Guerra Fria influenciaram essa guerra.

Publicado por: Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Acidente de Chernobyl
Entenda o que foi o acidente de Chernobyl, o maior acidente nuclear da história. Saiba como ocorreu e suas consequências.
Segundo Bakunin, a ideia de que o Estado representa os interesses gerais é uma mentira.
Anarquismo
Acesse este link para saber o que foi o anarquismo, como quando e onde surgiu e o que defendem os teóricos anarquistas.
Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
Escândalo Watergate
Acesse e conheça o escândalo Watergate, um dos grandes escândalos políticos da história norte-americana. Veja como foi essa história e seu desfecho.
Festival de Woodstock
Clique no link e conheça a história do Festival de Woodstock. Entenda o contexto histórico que acabarcava esse evento e confira seu legado para a música.
“Che” Guevara é tido como um dos idealizadores do foquismo
Foquismo
Saiba o que é Foquismo e que importância tem para se entender as tentativas de instalação de regimes comunistas na América Latina.
Museu em Phnom Penh, capital do Camboja, relembra as vítimas do genocídio cambojano *
Genocídio cambojano
Conheça a utopia agrária imposta pelo governo comunista de Pol Pot no Camboja que resultou no genocídio cambojano entre 1975 e 1979.
A Guerra Fria teve os Estados Unidos e a União Soviética como seus grandes protagonistas.
Guerra Fria
Veja mais detalhes sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico de grande relevância que ocorreu ao longo da segunda metade do século XX.
Soldado correndo em meio a ruínas durante um tiroteio entre tropas bosníacas e sérvio-bósnios em 1993 *
Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia
Entenda a Guerra da Bósnia, conflito que aconteceu durante a fragmentação da Iugoslávia na década de 1990.
Guerra da Coreia: duas bandeiras separando diferentes ideologias.
Guerra da Coreia
Guerra da Coreia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Estados Unidos, União Soviética, Revolução Chinesa, Paralelo 38º, general MacArthur, Mao-Tsé Tung, Armistício de Pan-munjom, ameaça nuclear, George W. Bush, Eixo do Mal.
Memorial vietnamita em homenagem à vitória obtida na Batalha de Dien Bien Phu *
Guerra da Indochina
Conheça o processo de descolonização da Indochina Francesa a partir da Guerra da Indochina, conflito que se estendeu de 1946 a 1954.
Destroços de um tanque soviético destruído durante a Guerra do Afeganistão
Guerra do Afeganistão de 1979
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Guerra do Afeganistão de 1979. Entenda quais motivos levaram os soviéticos a invadir o país e veja as consequências desse conflito tanto para os soviéticos quanto para o mundo.
A figura do guerrilheiro popularizou-se no cenário político do século XX
Guerrilha
Saiba o que define a Guerrilha e em que contexto histórico ela surgiu.
Cruz de ferro nazista com a suástica ao centro
Nazismo
Conheça as características do nazismo e as etapas de ascensão do partido nazista ao poder na Alemanha, nos anos 1920 e 1930.
Neil Armstrong durante a Apollo 11, em 1969. (Créditos: Nasa)
Neil Armstrong
Saiba mais sobre a vida de Neil Armstrong, astronauta americano que ficou famoso por ter sido o primeiro homem na história a pisar na superfície da Lua.
Imagem da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A industrialização do país intensificou a urbanização
Novos Tigres Asiáticos
Saiba quem são e conheça as principais características dos Novos Tigres Asiáticos, economias emergentes recentemente industrializadas.
Retrato de Pol Pot, o líder do Khmer Vermelho que promoveu o genocídio cambojano entre 1975 e 1979 *
Pol Pot, o ditador cambojano
Acesse neste link a informações sobre a vida de Pol Pot, responsável por ter promovido o genocídio de 1,5 milhão de cambojanos.
Mao Tsé-tung foi o líder da luta dos comunistas pelo poder travada contra os nacionalistas de Chiang Kai-shek*
Revolução Chinesa
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Revolução Chinesa de 1949. Entenda como ocorreu todo esse processo revolucionário na China a partir da fundação do Partido Comunista Chinês, em 1921, e do confronto contra os Nacionalistas em uma guerra civil travada em dois momentos.
Richard Nixon
Clique para conhecer a vida de Richard Nixon, político norte-americano conhecido por protagonizar um dos grandes escândalos políticos dos EUA: o Watergate.
Tropas japonesas são recebidas por japoneses que moravam em Pequim durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Segunda Guerra sino-japonesa
Entenda como foi o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa e saiba como o Japão atuou durante os oito anos desse conflito.