Whatsapp icon Whatsapp

Mitologia nórdica

A mitologia nórdica agrupa as crenças religiosas dos povos da Era Viking. Atualmente, ela foi resgatada em uma religião moderna chamada de Asatrú.
Imagem com a representação em madeira de um deus nórdico (supostamente Odin)
Imagem com a representação em madeira de um deus nórdico (supostamente Odin)

A mitologia nórdica é conhecida por agrupar histórias e mitos que envolvem os deuses dos povos vikings. Essas histórias – em geral, transmitidas oralmente – foram registradas por um poeta e historiador islandês do século XIII na chamada Edda em Prosa. Atualmente, a religiosidade nórdica foi resgatada por novas interpretações em uma religião que se autodenomina de Asatrú, ou Odinismo.


O que é mitologia nórdica?

Seguindo a definição do historiador Johnni Langer, a mitologia nórdica é o “conjunto de narrativas acerca de divindades e seres sobrenaturais de base oral e pertencente à religiosidade pré-cristã na Escandinávia e Europa Setentrional”|1|. Apesar de as histórias da religiosidade nórdica (ou parte delas) terem sido sistematizadas em registros escritos, os historiadores afirmam que os vikings nunca chegaram a estabelecer uma religião organizada com sacerdotes, por exemplo.


Quais são os principais registros sobre a mitologia nórdica?

O conhecimento atual a respeito da mitologia nórdica foi conseguido, principalmente, por meio do registro feito pelo poeta e historiador islandês Snorri Sturluson. Esse poeta sistematizou seu conhecimento sobre esse assunto por volta de 1220. Segundo Langer, o objetivo desse historiador ao escrever a Edda em Prosa era produzir um “manual de mitologia para os jovens poetas”|2|.

O livro de Sturluson foi dividido em quatro partes, e a principal foi chamada de Gylfaginning (o logro de Gylfi). Esse capítulo conta a história da criação do mundo até a destruição do universo no Ragnarök, que seria um período de eventos catastróficos nessa mitologia. A respeito da criação do mundo na mitologia nórdica, segue o relato de Langer:

Segundo a mitologia nórdica, no início dos tempos, existia um abismo chamado Ginnungagap. Próximo dele, estendiam-se duas regiões: uma gelada e nebulosa, com o nome de Niflheimr, e outra clara e resplandecente, denominada Múspell. Quando o gelo de Niflheimr caiu no abismo e derreteu, formou um gigante, Ymir, e uma vaca Audumla, que lambeu o gelo salgado. Conforme lambia, surgiam seres antropomórficos: os deuses Odinn, Vile e Vé, que mataram o gigante Ymir. A partir desse cadáver, o trio de deuses formou toda a estrutura do universo conhecido, desde a abóbada do cosmos até os homens|3|.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da Edda em Prosa, foi escrita a Edda Poética, que reúne vários contos menores sobre os deuses nórdicos. Em nórdico antigo, o texto foi encontrado em manuscrito na Islândia, no século XVII.


Deuses da mitologia nórdica

Os principais deuses da mitologia nórdica são:

Odin

Odin foi o principal deus da mitologia nórdica. Ele era conhecido como “Pai de todos” e por saber todas as coisas do universo. Odin recebia notícias dos acontecimentos de Midgard (terra dos homens) por seus corvos Hugin (memória) e Munin (pensamento), que voavam e, ao retornar, contavam-lhe tudo o que viam. Odin cavalgava um cavalo de oito patas chamado Sleipnir e, durante o Ragnarök, enfrentou o lobo gigante Fenrir (filho de Loki), mas foi derrotado e devorado por ele.

Thor

Thor era o deus mais adorado entre os nórdicos, pois seu culto era bastante difundido entre os camponeses. Na crença desse povo, ele era conhecido como deus trovão e provocava o som dos trovões ao brandir seu martelo. Essa arma era chamada de Mjölnnir e usada na luta contra os gigantes. No Ragnarök, Thor enfrentou a serpente Jörmungandr e matou-a, porém, morreu vítima de seu veneno.

Loki

Era o deus mais controverso da mitologia nórdica e conhecido pela sua personalidade astuta. Loki era filho do gigante Fárbauti e esteve envolvido na morte de Baldr. Seus filhos foram os catalisadores do Ragnarök. Uma passagem interessante sobre esse deus aparece no poema Lokasenna – O sarcasmo de Loki – em que Loki ofende inúmeros deuses nórdicos em uma festa em Asgard.

|1| LANGER, Johnni. Mitologia Nórdica. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Hedra, 2015, p. 309.
|2| LANGER, Johnni. Edda em Prosa. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Hedra, 2015, p. 309.
|3| LANGER, Johnni. Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009, p. 184.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Religião dos Vikings
Conheça como se estruturava a religião dos povos que habitaram a Escandinávia durante a Era Viking.
Vikings
Saiba mais sobre os povos Vikings e a relação que eles tiveram com o mundo da cristandade ocidental durante a Idade Média.
Vikings e o contato com os cristãos
Apesar da fama de bárbaros e violentos, os vikings contribuíram na formação de algumas sociedades cristãs durante a Idade Média.
video icon
Escrito"Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?" sobre cartas antigas, relatos pessoais e diários.
Português
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
Todo diário é um relato pessoal. Então todo relato pessoal é um diário? Não! Entenda a diferença dos gêneros com o professor Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.